Textos

O VERBO SER. . .
O VERBO SER EM TODOS OS TEMPOS


Tudo já foi dito, mas nem tudo foi entendido. Muitos, pouco tem alcançado. E mesmo os poucos que muito alcançaram com certeza não alcançaram tudo.

As Escrituras são uma fonte inesgotável de conhecimento e de revelação. Daí a necessidade de contínuo exame não só para a manutenção, mas para o crescimento espiritual daquele que dela se alimenta. Bem falou o salmista quando disse: "Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho". Sl 119:105.

No principio era o Verbo e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Jo. 1:1. Numa oração, frase ou período, o verbo desempenha função relevante. O verbo é que dá ação e sentido à frase. Sem ele podemos afirmar que é impossível haver uma comunicação racional. O verbo é uma palavra de ação. E foi através da palavra que tudo que vemos foi criado. E disse Deus: "Haja luz. E houve luz". Gn. 1:3. É mais fácil haver comunicação só com o verbo do que sem ele. É possível, por exemplo, dizer-se: Chove, troveja, venta. Verbos que por si só são capazes de expressar uma idéia. Mas isso apenas para as coisas que independam do homem. Entretanto, para aquelas que dependem dele,  faz-se necessário o seu uso, dando ação à intenção. Assim é que quando quero falar de mim, ou de alguém, preciso me servir do verbo para dar ação à expressão. Exemplo: Eu vou.

Jesus estava na criação com o Pai. Ele era o Verbo (palavra de ação) na criação. Todas as coisas foram feitas por intermédio dele, e sem ele nada do que foi feito se fez. Jo. 1:2 e 3.

Praticamente é impossível se retirar o verbo da frase e ela continuar lógica. Outrossim é impossível  remover o Verbo (Jesus) e se entender a Deus, ou comunicar-se com Ele. Afina disse Jesus: "Eu sou o caminho, a verdade, e a vida; e ninguém vem ao Pai a não ser por mim." Jo. 14:6.

Que dizem dEle as Escrituras?

Falando dEle, João Batista:

- Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Jo 1: 29.

Falando dele, Paulo:

- Cristo a primícia dos que dormem. (falando da morte).
- Cristo é a cabeça da Igreja. I Co. 5:23.
- Cristo, a cabeça de todo principado. Cl. 2:10.

Falando dEle, disse Deus Pai:

- Este é o meu Filho amado em quem me comprazo. Mt. 3:17.
  Os profetas:
- É o Lírio dos vales, a rosa de Sarom. Ct. 2:1.
- O grande príncipe do exército de Deus. Js. 5:14; Dn. 12:1.

  De si próprio:

- Eu Sou o pão que desceu do céu. Jo. 6:41.
- Eu Sou o pão da vida. Jo 6:48.
- Eu Sou o Alfa e o Ômega, o primeiro e o derradeiro, o princípio e o fim. Ap. 22:13.
- ... aquele que beber da água que eu lhe der nunca terá sede. Jo. 4:14.
- Eu Sou a luz do mundo; quem me segue, de modo algum andará em trevas, mas terá a luz da vida. Jo 8:12.

Sim, Jesus foi constituído como único advogado dos homens, no céu, mas que virá como juiz para dar a cada um segundo as suas obras.

Todo o que cair sobre esta pedra será despedaçado; mas aquele sobre quem ela cair será reduzido a pó. Lc. 20:18. Ele é a pedra que foi rejeitada por vós, os edificadores, a qual foi posta como pedra angular. At 4:11.

Nomeie-o, sem o que Ele não pode ser seu; alimente-se dEle, sem o que você  irá morrer faminto; olhe para Ele, sem o que você andará em trevas; beba-O, sem o que você nunca será dessedentado; edifique-se sobre Ele, sem o que sua casa será derrubada; creia nEle, para que, mesmo morto, você reviva.
oliprest
Enviado por oliprest em 02/06/2012
Alterado em 05/11/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr