Textos

Lindo, porém inútil
LINDO, PORÉM INÚTIL


Todos os anos realiza-se o círio do padroeiro de Oriximiná: o círio do "Antônio" .

Na opinião de alguém, uma festa inesquecível, pela beleza cênica produzida pela criatividade e vaidade de seus organizadores e executores. Nada obstante o esforço dessas pessoas, não lamentamos dizer: TUDO EM VÃO:

       Onde está o "Antônio" que tão pomposamente homenageiam? Acaso pode o mesmo atentar para o que se faz em sua intenção? Se estivesse no céu, acaso teria os poderes de onisciência, onipresença, onipotência, para ver e recompensar aos que lhe homenageiam? Não. Como mortal, ele deve estar no pó, feito pó, esperando o dia da ressurreição dos mortos, quando a trombeta de Deus será tocada para isso. E, para ele ter a capacidade de, dos céus, ver e recompensar, se faria necessário que ele possuísse os atributos retro mencionados, e que pertencem somente a Deus.

São tradições seculares. Vaidades do coração enganoso dos homens, e que não tem nenhum valor.

Se você, alguma vez, exaltou o Antônio, se maravilhou com a festa feita em sua homenagem, ou o invocou, saiba:

...Os deuses que não fizeram os céus e a terra perecerão de debaixo dos céus.

...Os ídolos das nações são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, e não falam; têm olhos, e não vêem; têm ouvidos, e não ouvem; pois não há alento de vida em sua boca. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. Sl. 135:15-18.

...O sacerdote idólatra escolhe madeira que não se corrompe e busca um artífice perito para assentar uma imagem esculpida que não oscile. Is. 40:20.

Quem pratica aquelas coisas, transgride o segundo mandamento da lei de Deus, que diz: “Não farás para ti imagem esculpida, nem figura alguma do que há em cima no céu, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra. Não te encurvarás diante delas, nem as servirás.” Êx. 20:4-5

Diz mais o Senhor: “ Não fareis outros deuses comigo: deuses de prata, ou deuses de ouro, não os fareis para vós.” Ex. 20:23.

No louvor ao Antônio, diz-se que ele é grande salvador. Mas diz-nos Deus, pelo profeta Isaías: “Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.” Is. 40:20.

Disse Jesus: “E assim invalidastes, pela vossa tradição, o mandamento de Deus.” Mt. 15:6.

E agora, com quem você fica? Com Deus ou com o sacerdote idólatra, que ensina tradições de homens, que para nada se aproveita?

Crês nisto? Estão nas Sagradas Escrituras, confira!
oliprest
Enviado por oliprest em 16/06/2012
Alterado em 09/08/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr