Textos

QUE TE FALTA?
Em matéria de salvação, cada um julga segundo a medida da sua estatura espiritual. Por exemplo, há quem pense que por estar numa igreja que existe à muitos anos, isso é o que conta; outros acham que como crêem na existência de Deus, que isso é suficiente; outros, ainda que, por estarem numa igreja que tem os mandamentos, serão salvos. Mas seria assim? Seria isso suficiente para garantir vida eterna?

Apesar de Deus ter constituído  o povo de Israel como seu povo, quando o Salvador veio a este mundo, esse povo não o reconheceu como o Messias (enviado), nem o exaltou como soberano (Rei). Possuíam eles bastante tempo (idade) como nação escolhida (eleita), mas não tinham idoneidade (maturidade). Eram quais crianças, não obstante já haverem saído do Egito a mais de um milênio, praticarem religiosamente os ritos, e saberem que Deus é um só e que não existe outro  deus além dEle, e, apesar, ainda, de serem possuidores da lei, e que a sua transgressão resultaria em morte.

Assim como o povo de Israel, é possível que exista alguma entidade religiosa que conte com muitos séculos de existência, e ainda assim não conheça a Deus. Naquele dia dirão: “Senhor, abre-nos a porta, Ele lhes responderá: Não vos conheço.”

O apóstolo Tiago inspiradamente, falou: Crês que Deus existe? Os demônios crêem e tremem. Ora, afinal, os demônios vieram do céu, e, portanto, sabem que Deus existe. Eles chegaram a dizer: “Que temos contigo, ó Filho de Deus! viestes aqui atormentar-nos antes de tempo?”

Quando Jesus reconciliou a terra com os céus, tendo franqueado a salvação a todos os homens, judeus e gentios, Ele disse: "Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer  e for batizado será salvo; quem porém não crer será condenado." Ora, se Ele mandou que se pregasse o Evangelho, quem crer deve crer no Evangelho. Isso confirma o apóstolo Paulo em sua segunda epístola aos Tessalonicenses, dizendo: "o Senhor virá do céu, com os anjos do seu poder, em chamas de fogo, tomando vingança contra os que não conhecem a Deus e contra os que não obedecem o Evangelho de nosso Senhor Jesus. Estes sofrerão penalidades de eterna destruição, banidos da face do Senhor e da glória do seu poder."

Mas, o que é o Evangelho? Há quem pense que Evangelho são os quatro primeiros livros do conjunto de livros bíblicos chamados de Novo Testamento. Ou seja: Mateus, Marcos, Lucas e João. Mas, diz-nos as Escrituras que o Evangelho é poder de Deus para os que crêem. Paulo diz que Deus há de julgar vivos e mortos segundo o meu Evangelho?

O que significa a palavra Evangelho? Ela vem do grego e significa Boas Novas.

Paulo, na sua segunda epístola a Timóteo, escreveu: “Toda Escritura é inspirada por Deus e útil para  o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” Disse Jesus: “Examinais as Escrituras porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas que dão testemunho de mim.”

O velho pacto ou testamento, que Deus havia feito com o povo de Israel, foi rompido unilateralmente por esse povo, o Israel nominal, tendo Deus, em consequência, invalidado-o. Mas manda agora que todo o homem, em todo lugar, se arrependa e se converta dos seus maus caminhos; que deixe os seus pensamentos e se volte para o Senhor que é poderoso para perdoar.

Os cinco primeiros livros da Bíblia eram chamados de Pentateuco, ou livros da lei. Era até feito réplicas (a mezuzá), e afixado  nos portais e partes do corpo para que fossem sempre lembrados. Disse Jesus: "Não cuideis que vim revogar a lei ou os profetas; não vim para revogar, vim para cumprir." "Porque em verdade vos digo: Até que o céu e a terra passem, nem um til ou um "j" jamais passará da Lei, até que tudo se cumpra. Aquele, pois, que violar um destes mandamentos, posto que dos menores, e assim ensinar aos homens, será considerado mínimo no reino dos céus; aquele, porém que os observar e ensinar, esse será considerado grande no reino dos céus.”

Certa vez um moço rico se chegou a Jesus, se prostrou diante dele e disse: “Bom Mestre, que farei para herdar a vida eterna? ao que Jesus respondeu: Bom? por que me chamas bom? Ninguém é bom senão um só, que é Deus. Se queres, porém entrar na vida, guarda os mandamentos. E ele lhe perguntou: Quais? respondeu Jesus: Não matarás, não adulterarás, furtarás, não dirás falso testemunho; honra a teu pai e a tua mãe a amarás o teu próximo como a ti mesmo. Replicou-lhe o jovem: Tudo isso tenho feito; que me falta ainda? Disse-lhe Jesus: Se queres ser perfeito, vai vende os teus bens, dá aos pobres, e terás um tesouro no céu; depois vem, e segue-me. Isso entristeceu sobremaneira aquele moço, que se retirou triste porque possuía muitas propriedades. Disse, então Jesus: Quão difícil é para os que possuem riquezas entrarem nos reinos dos céus. Seus discípulos então lhe perguntaram: Senhor, quem se salvará, então? Ao que Ele respondeu: O que é impossível aos homens é possível a Deus.”

Ora, aquele jovem disse guardar os mandamentos, observando os relativos ao próximo. Mas, quando Jesus lhe deu o seu mandamento, Ele se retirou triste. À semelhança daquele moço rico, muitos pretendem guardar os mandamentos, observando apenas os que dizem respeito ao próximo, omitindo os que dizem respeito a Deus, os quatro primeiros da lei. O apóstolo Paulo disse que pela lei ninguém será salvo. Mas disse também, que pela lei vem o conhecimento do pecado. Diz mais as Escrituras que o pecado é transgressão da lei.

Portanto, a entrada para o reino dos céus requer a guarda dos mandamentos. Não só os que dizem respeito ao próximo, mas, também, os que dizem respeito a Deus, o que só com a sua ajuda é possível.

Oli Prestes
Missionario
oliprest
Enviado por oliprest em 08/04/2013
Alterado em 13/06/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr