PAIS E FILHOS
Muitos querem ser considerados filhos de Deus, e, em certos momentos, reivindicam a filiação à divindade sem saber que existe condição para isso. Bem, se tornar filho adotivo de uma pessoa muito importante é uma coisa muito difícil, sobretudo se aquele que pretende ser adotado é maior de idade.
Não obstante ser Deus o ente mais importante do universo, Ele não só deseja se tornar Pai de todos, mas também ensina como cada um pode conseguir isso. São as seguintes as condições:
- “Mas, a todos quantos o receberam, aos que crêem no seu nome, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus.” Jo 1:12 e 13.
- Disse Jesus: “... crede na luz (Cristo, que corresponde a palavra de Deus, ou os seus mandamentos ou o decálogo), para que vos torneis filhos da luz da vida.” Jo. 12:36.
- “Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus.” Rm. 8:14.
- “Sede pois imitadores de Deus, como filhos amados; e andai em amor, como Cristo também vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, como oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Mas a prostituição, e toda sorte de impureza ou cobiça, nem sequer se nomeie entre vós, como convém a santos, nem baixeza, nem conversa tola, nem gracejos indecentes, coisas essas que não convém; mas antes ações de graças. Porque bem sabeis isto: que nenhum devasso, ou impuro, ou avarento, o qual é idólatra, tem herança no reino de Cristo e de Deus. Ninguém vos engane com palavras vãs: porque por estas coisas vem a ira de Deus sobre o filhos da desobediência. Portanto não sejas participantes com eles; pois outróra éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor; andai como filhos da luz (pois o fruto da luz está em toda a bondade, e justiça e verdade), provando o que é agradável ao Senhor; e não vos associeis às obras infrutuosas das trevas, antes, porém, condenai-as; porque as coisas feitas por eles em oculto, até o dizê-las é vergonhoso.” Ef. 5:1-12.
- “Tende em vós aquele sentimento que houve também em Cristo Jesus, o qual, subsistindo em forma de Deus, não considerou o ser igual a Deus coisa a que se devia aferrar, mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, tornando-se semelhante aos homens; e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até à morte, e morte de cruz. Pelo que também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo nome; para que ao nome de Jesus se dobre todo joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra, e toda língua confesse que Jesus Cristo é Senhor, para glória de Deus Pai ...para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus imaculados no meio de uma geração corrupta e perversa, entre a qual resplandeceis como luminares no mundo...” Fp. 2:5-11 e 15.
Apesar de todos se dizerem filhos de Deus, Jesus disse a uns contemporêneos e patrícios seu que eles tinham por pai ao diabo. Também chamou a outros de raça de víboras.
Portanto só esses textos já seriam suficientes para nos fazer refletir sobre a nossa condição: se filhos de Deus ou não. Ainda dá tempo para pertencer a família de Deus: Aceite-o, observe os seus mandamentos, os quais nos purifica do pecado cfe. Sl. 119:9, guarde-se das corrupções do mundo, sujeitando-se aquele que há de trazer a juízo toda obra, quer seja boa quer seja má.
oliprest
Enviado por oliprest em 08/04/2013