SERVIDÃO BENÉFICA
Às vezes é melhor ser a calda do Leão do que ser a cabeça do cão. Porque o dono da calda, o Leão, é o mais forte dentre os animais, e não se comove mesmo que contra ele se levante um ajuntamento de pastores. Enquanto que o cão nem a sua cabeça não pode garantir, principalmente diantede um leão.
Também é melhor ser servo de um patrão rico, sendo este benigno, que ser senhor ou mesmo rei num reino pobre.
Houve pessoas que foram servos por algum tempo, e que tiveram o privilégio de substituirem os seus senhores, ficando em seus lugares, e passando de servos a senhores.
Foi o caso de Josué, servo de Moisés, que o serviu por quarenta anos, e que foi escolhido por Deus para substitui-lo e introduzir o povo de Israel na terra da promissão, Canaã.
Dentre os príncipes das tribos de Israel, escolhidos por serem cabeças, para observarem as cidades das quais se deveriam apossar os filhos de Israel, Josué foi um deles. E um dos que não deram relatório pessimista diante do povo. Mas que disse que Deus era poderoso para dar-lhes a vitória, não obstante a aparente grandeza e superioridade dos povos que possuíam aquelas nações ímpias. Por conseguinte, Josué foi um de dois entre os infantes, que adentrou a terra prometida. O outro foi Calebe, filho de Jefoné.
Vale a pena ressaltar que Josué foi o nome com o qual Moisés nomeou a Oséias, filho de Num.
Outrossim, Eliseu, o profeta, era servo do profeta Elias. Este recebeu ordem de Deus para que ungisse a Eliseu para que fosse profeta em lugar de Elias. Pois Deus já tinha determinado arrebatá-lo.
Após o arrebatamento de Elias, e que fora presenciado por Eliseu, este lançou mão da capa que caíra de Elias, e com esta feriu as águas do rio Jordão, tendo as águas se repartido, permitindo a passagem de Eliseu. Desde então Eliseu se tornou poderoso, a ponto de seus ossos propiciarem a ressurreição a um morto que lhe tocou. II Re. 13:21.
Temos informações de pessoas que se sujeitaram a outras como serviçais, ou como empregados mesmos, e que lhes sucederam depois de suas mortes. Outros, como recompensas, receberam destas consideráveis fortunas pela dedicação que tiveram para com os seus senhores.
Se isso aconteceu entre homens, quanto mais aquele que fielmente servir a Jesus, o criador de tudo.
Certa vez Pedro falou a Jesus: Eis que nós tudo deixamos, e te seguimos. E Jesus respondendo, disse:
Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do Evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a vida eterna. Mc. 10:28-30. E na parábola dos dez servos e das minas, ele falou que o servo fiel será chefe ou senhor sobre tantas cidades quantas tiver conseguido juntar e manter as minas que lhe foi confiada. Lc. 12:42. Mas disse, também, que se não formos fiéis sobre os bens dos outros, quem nos confiará o que é nosso? E que o servo fiel receberá da herança entre os irmãos.
O servo ao servir também é servido por seu senhor. Pois, na convivência com este, aprende a ser como ele, assimilando os seus conhecimentos e a sua maneira de ser e de se portar e conduzir. Nesse aspecto é verdadeiro o provérbio que diz: “me dizes com quem andas e te de direi quem és”.
“Quem é pois o servo fiel e prudente, que o Senhor constituiu sobre a sua casa, para dar o sustento a seu tempo? Bem-aventurado aquele servo que o Senhor, quando vier, achar servindo assim. Em verdade vos digo que o porá sobre todos os seus bens.” Mt. 24:45-47.
Assim, sejamos fiéis mordomos e fiéis servos, pois o nosso trabalho tem uma recompensa.
oliprest
Enviado por oliprest em 09/04/2013
Alterado em 09/04/2013