EU JURO! PALAVRA DE HOMEM!
Desde criança que eu ouço esse tipo de juramento proferido pelos humanos para por fim a uma dúvida de outro quanto a sua disposição de cumprir algo. Mas não raro o juramento cai por terra quando as circunstâncias não permitem o seu cumprimento ou por falta de firmeza daquele que jura. Assim, esse tipo de juramento não garante nada, como não garante nada nenhum tipo de juramento. Aliás, num passado não remoto, os humanos do sexo masculino usavam retirar um fio do seu bigode como testemunho da palavra empenhada. E isso era aceito como prova de fidelidade ou firmeza. Mas nestes tempos modernos nem mesmo a assinatura exigida como identificação de quem assume um compromisso também já não garante o que é ou foi assumido por alguém.
Sobre o jurar temos alguns textos bíblicos que tratam do tema, dentre eles quero destacar estes:
“Mas, sobretudo, meus irmãos, não jureis, nem pelo céu, nem pela terra, nem façais qualquer outro juramento; mas que a vossa palavra seja sim, sim, e não, não; para que não caiais em condenação.” Tg. 5.12.
“Ai de vós, condutores cegos! pois que dizeis: Qualquer que jurar pelo templo, isso nada é; mas o que jurar pelo ouro do templo, esse é devedor.” Mt. 23.16.
“E aquele que jurar pelo altar isso nada é; mas aquele que jurar pela oferta que está sobre o altar, esse é devedor. Portanto, o que jurar pelo altar, jura por ele e por tudo o que sobre ele está; e, o que jurar pelo templo, jura por ele e por aquele que nele habita; E, o que jurar pelo céu, jura pelo trono de Deus e por aquele que está assentado nele." Mt. 23.20-22.
Os textos do livro de Mateus correspondem a uma denuncia de Jesus com relação aos judeus religiosos contemporâneos seu, os quais usavam de uma artimanha para os seus liderados ou para com aqueles aos quais eles pretendiam conduzir no caminho da justiça e para o céu.
De onde vem esse modo de agir que ainda hoje alguns usam como a garantir o que prometem?
Temos um texto bíblico que nos remete a um passado remoto, no qual Deus usou esse expediente para garantir que cumpriria o que estava prometendo, veja:
“Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, como não tinha outro maior por quem jurasse, jurou por si mesmo, Dizendo: Certamente, abençoando te abençoarei, e multiplicando te multiplicarei.” Hb. 6:13 e 14.
Então podemos concluir que dessa atitude de Deus, a qual está registrada nas Sagradas Escrituras, os homens tiram o exemplo para fazer juramentos, embora não tomem como exemplo a fidelidade dele no cumprimento do juramento feito. E por isso serão passíveis de condenação, veja:
“Então disse-me: Esta é a maldição que sairá pela face de toda a terra; porque qualquer que furtar, será desarraigado, conforme está estabelecido de um lado do rolo; como também qualquer que jurar falsamente, será desarraigado, conforme está estabelecido do outro lado do rolo. Eu a farei sair, disse o SENHOR dos Exércitos, e ela entrará na casa do ladrão, e na casa do que jurar falsamente pelo meu nome; e permanecerá no meio da sua casa, e a consumirá juntamente com a sua madeira e com as suas pedras. Zc. 5.3 e 4.
“Porque os homens certamente juram por alguém superior a eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda a contenda. Por isso, querendo Deus mostrar mais abundantemente a imutabilidade do seu conselho aos herdeiros da promessa, se interpôs com juramento.” Hb. 6:16 e 17.
“Assim que aquele que se bendisser na terra, se bendirá no Deus da verdade; e aquele que jurar na terra, jurará pelo Deus da verdade.” Isaías 65.16.
E, concluindo, vamos citar mais um texto de Jesus:
“Seja, porém, o vosso falar: Sim, sim; não, não; porque o que passa disto é de procedência maligna.” Mt. 5.37.
oliprest
Enviado por oliprest em 19/04/2013
Alterado em 19/04/2013