Textos

QUE É VOCÊ?
Hoje, mais do que nunca, as pessoas querem ter nome, ou fazer algo de sorte que seu nome se destaque. Isso já abordamos em outra ocasião. Queremos comentar sobre a outra face do ser ou não ser.

Às vezes, em certas circunstâncias, descobrimos que somos capazes, ou que somos alguém que até então desconhecíamos. E isso pode ser em vários aspectos: físico, de saúde, de caráter, etc. Quando isso ocorre no sentido positivo, é salutar, gratificante. Mas descobrir que se é capaz de algo negativo, indesejável, não deve ser nada bom.

Todos têm qualidades e defeitos. Poucos, entretanto,
reconhecem os defeitos, embora quase sempre exalte as qualidades. Alguns não se deram conta dos defeitos talvez por terem se medido por uma medida que não é padrão. Há um provérbio que diz: “Na terra de cegos quem tem um olho é rei”. Certamente que surgindo um com dois olhos, o rei caolho será destronado. Essa comparação é somente para exemplificar o padrão de medida. E isso quer dizer: Se se mede com uma medida não padrão, ou viciada, alguém acabará perdendo, principalmente se houver transação.

Todos concordam que a pessoa deva ter um caráter probo, íntegro, justo. Mas, qual a medida para isso?

Homens que tiveram algumas qualidades notadas e distintas dos demais da sua época ou meio, têm sido usados como exemplo (padrão de medida). Mas não haveria um que pudesse em tudo ser padrão? Sim. E isso se faz mister devido todos terem, como dissemos a princípio, qualidades e defeitos. Homens usados como exemplo por terem tido algumas virtudes ou qualidades, não o podem ser em outros aspectos por terem fraquezas.

Quem, então poderia ser padrão em tudo? Atente. “Sede meus imitadores, como eu o sou de Cristo.” Ou ainda: “Sede, pois, imitadores de Deus, como filhos amados.” I Co. 11:1 e Ef. 5:1.

“Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para instruir em justiça para que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” II. Tm. 3:16 e 17.

Assim, Cristo deve ser o padrão. E só as Sagradas Escrituras podem nos ensinar como nos tornamos semelhantes a Ele, aferindo de forma que possamos nos tornar tal qual o padrão.

Para estes tempos, diz-nos a Escrituras: “Sabe, porém isto, que nos últimos dias sobrevirão tempos penosos: pois os homens serão amantes de si mesmos (homossexuais), gananciosos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a seus pais, ingratos, ímpios, sem afeição natural, implacáveis, caluniadores, incontinentes (sensuais), cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando-lhe o poder.” Rm. 3:1-5. Isso se cumpre literalmente.

Mas, é possível ser perfeito? Sim. Há um texto bíblico que diz: “Sede perfeitos, como é perfeito vosso pai celestial.” Como? Como disse o salmista: “Lâmpada para os meus pés é a tua palavra, e luz para o meu caminho.” E: “O justo é como a luz da aurora que vai brilhando até ser dia perfeito.” “Porque os justos habitarão a terra, mas dela os aleivosos serão desarraigados.” Mt. 5:48; Pv. 4:18; Sl. 37:9; 119:9 e 105.

Portanto, “Como purificará o mancebo o seu caminho? Observando-o conforme a tua palavra.” Sl. 119:9.
oliprest
Enviado por oliprest em 10/05/2013
Alterado em 11/05/2013


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr