UM NOME ETERNO
O homem gostaria de perpetuar o seu nome. Por isso procura fazer aquilo que lhe possibilite passar à história e ter o seu nome imortalizado, como dizem. Essa idéia não é nova, mas remonta os séculos. Foi assim desde os filhos de Noé, com o povo de Israel quando da posse da terra prometida, e, principalmente hoje, coloca seus nomes em praças, ruas, obras públicas e logradouros em geral.
Mas será que seus nomes ficarão de geração a geração para sempre?
Segundo as Sagradas Escrituras, revelação de Deus para os filhos dos homens, o nome dos ímpios serão apagados de debaixo dos céus. E por que serão apagados? Primeiro porque eles não merecem, já que não temeram ao Senhor nem o glorificaram, antes nos seus discursos se desvaneceram; e, dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. Rm. 1:18-32. Depois porque revela-nos o Senhor nas Escrituras que ele fará nova todas as coisas. Ap. 21:5.
Mas por que fazer nova todas as coisas dando-nos um novo nome?
Ora a terra está contaminada por causa dos seus moradores. A terra pranteia e se murcha; o mundo enfraquece e se murcha; enfraquecem os mais altos do povo da terra. Na verdade a terra está contaminada por causa dos seus moradores; porque transgridem as leis, mudam os estatutos, e quebram a aliança eterna. Por isso a maldição consome a terra; e os que habitam nela serão desolados; por isso serão queimados os moradores da terra, e poucos homens restarão. Is. 24:4-6.
Além do mais, os nomes que nos têm sido dados por aqueles que nos geraram ou criaram, quase sempre são dedicações a outros homens pagãos, homens ímpios, e até demônios. Algumas pessoas têm nomes dedicados a imagens de escultura, que nada mais são senão demônios, segundo as Escrituras.
Como podemos morar entre santos, anjos, e até com Deus, sendo chamados por nomes daqueles que não honraram a Deus, e até demônios?
Sendo Deus o nosso Pai, e nós tendo sido gerados pelo evangelho de Cristo, é natural que Ele, Deus, nos dê um nome digno e ligado a Ele. Prefigurando isso, deu o Senhor novo nome a Abrão quando o chamou para ser o pai dos crentes. Mudou o nome de Abrão para Abraão, e de sua mulher Sarai, para Sara, e de Jacó, para Israel. Não mudou porém o de Isaque devido ter sido o próprio Deus quem o nomeou.
Diz-nos o Senhor, por Isaías: “Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos, que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto: Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas: um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará.” Is. 56:4 e 5. E Deus revelou para João: “Ao que vencer darei eu a comer do maná escondido, e dar-lhe-ei uma pedra branca, e na pedra um novo nome escrito, o qual ninguém conhece senão aquele que o recebe.” Ap. 2:17. “E verão o meu rosto, e nas suas testas estará o seu nome.” Ap. 22:4.
Nome eterno só para aquele que Deus der ser havido digno de herdar a vida eterna.
oliprest
Enviado por oliprest em 13/07/2013