Textos

ENIGMAS DO APOCALIPSE

O livro do Apocalipse, o último da bíblia, é repleto de símbolos e enigmas. E vamos, nesta ocasião, buscar elucidar alguns, devido estarem ligados com os acontecimentos finais da história humana e do mundo. Para isso vamos transcrever o capítulo 17 daquele livro.

Ap. 17:1 - E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;

Ap. 17:2 - Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

Ap. 17:3 - E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres.

Ap. 17:4 - E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

Ap. 17:5 - E na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra.

Ap. 17:6 - E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.

Ap. 17:7 - E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

Ap. 17:8 - A besta que viste foi e já não é, e há de subir do abismo, e irá à perdição; e os que habitam na terra (cujos nomes não estão escritos no livro da vida, desde a fundação do mundo) se admirarão, vendo a besta que era e já não é, mas que virá.

Ap. 17:9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Ap. 17:10 - E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

Ap. 17:11 - E a besta que era e já não é, é ela também, o oitavo, e é dos sete, e vai à perdição.

Ap. 17:12 - E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta.

Ap. 17:13 - Estes têm um mesmo intento, e entregarão o seu poder e autoridade à besta.

Ap. 17:14 - Estes combaterão contra o Cordeiro, e o Cordeiro os vencerá, porque é o Senhor dos senhores e o Rei dos reis; vencerão os que estão com ele, chamados, e eleitos, e fiéis.

Ap. 17:15 - E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

Ap. 17:16 - E os dez chifres que viste na besta são os que odiarão a prostituta, e a colocarão desolada e nua, e comerão a sua carne, e a queimarão no fogo.

Ap. 17:17 - Porque Deus tem posto em seus corações, que cumpram o seu intento, e tenham uma mesma ideia, e que deem à besta o seu reino, até que se cumpram as palavras de Deus.

Ap. 17:18 - E a mulher que viste é a grande cidade que reina sobre os reis da terra.

No verso três ela é tida como mulher, e no verso primeiro ela é chamada de “a grande prostituta”.

Mulher, simbolicamente pela bíblia, significa igreja, veja:

Ef. 5:25 - Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela,

Ef.5:26 - Para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra,

Ef.5:27 - Para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.

Ainda outro texto bíblico consubstancia a nossa tese, veja:

Ap. 12:1 - E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.

Ap. 12:2 - E estava grávida, e com dores de parto, e gritava com ânsias de dar à luz.

Essa outra mulher é a igreja esposa do cordeiro, Cristo.

A mulher do verso três do Apocalipse é a grande cidade que reina sobre os reis da terra, conforme Ap. 17:18.

Essa mulher, conforme o verso quatro, está assentada sobre uma besta.

Estar assentada é estar estabelecida. Portanto essa mulher está estabelecida sobre um animal, besta, o qual a carrega.

Nos versos a seguir é esclarecido o seu significado, veja:

Ap. 17:9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Ap. 17:15 - E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

Então a mulher está assentada sobre sete montes e sobre águas, as quais significam povos, multidões, e nações e línguas.

Os montes significam os continentes, os quais, ainda que sejam tidos como cinco, são sete, considerando-se as calotas polares do Ártico e da Antártida, onde também habitam humanos.

E ainda que a ICAR não seja a maior religião mundana, ela é a única igreja que domina em todos os continentes.

E a grande cidade é o Vaticano. Essa cidade, ainda que seja uma pequena Cidade-Estado, é chamada de grande cidade, devido o seu poderio sobre os povos, os quais ela domina como rainha.

Por conseguinte, no verso dez diz que as sete cabeças da besta também significa sete reis, veja:

Ap. 17:9 - Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

Ap. 17:10 - E são também sete reis; cinco já caíram, e um existe; outro ainda não é vindo; e, quando vier, convém que dure um pouco de tempo.

Quais os reinos que já haviam caído à época em que João teve a visão, da citação do verso 17?

Os cinco reinos que dominaram o mundo e que já haviam caído à época da revelação, foram:

Babilônico, Medo-Persa, Egípcio, Assírio e Grego. Todos esses foram reinados que dominaram o mundo antigo.

No verso 17 é dito que um rei existia à época da revelação. E esse era Cesar, do reinado ou domínio Romano político, o qual estava dominando o mundo à época.

No verso 10 é dito que um rei viria, e que, quando viesse, convinha que durasse um pouco de tempo. Eu arriscaria fazer uma afirmação, e diria que esse governo ou reino, que teria domínio universal, seria o germânico, ou alemão. Ele por breve tempo dominou pelas armas e pela força muitos países existentes no mundo, quando formou, por ocasião da segunda grande guerra mundial, uma coalizão que foi nomeada de Eixo RoBerTo. Iniciais das capitais da Itália, Alemanha e Japão, (Ro: Roma; Ber: Berlim e To: Tóquio).

O rei que viria e que seria dos sete, o oitavo, é o reino Romano religioso, que domina na atualidade.

Quanto aos dez chifres de Apocalipse 17:12 -  E os dez chifres que viste são dez reis, que ainda não receberam o reino, mas receberão poder como reis por uma hora, juntamente com a besta – afirmo que são os países católicos que tiveram os seus reis coroados pela mulher-igreja, os quais foram:

Inglaterra, Espanha, Holanda, Portugal, Alemanha, França, Rússia, Dinamarca, Áustria, e Itália. Esses deram o seu poder a besta, já que eram reis católicos, o que já estava previsto.

Observemos que à época da revelação dada a João, os dez chifres, os quais são também dez reis, não haviam recebido poder para reinar, então ainda não eram reinos. Também que receberiam poder por uma hora – verso 12.

Como um dia para Deus é como mil anos e mil anos como um dia, conforme Il Pe. 3:8, assim como uma vigília da noite, conforme Sl. 90:4, temos que levar isso em consideração e aplicar nesse caso.
Então esses reis com seus reinados receberiam poder por uma hora juntamente com a besta.

Ora, se para Deus um dia é como mil anos e mil anos como um ia, então uma hora em mil anos corresponde a 365.000 dividido por 24, que dá 15.208 dias, que corresponde a uma hora terrena. Para corresponder em anos temos que dividir por 365, o que daria 49 anos e 333 dias. Ou pode ser 365 anos de domínio dos reis católicos. Já que um dia também pode corresponder a uma vigília da noite, a qual tem três horas.
oliprest
Enviado por oliprest em 13/07/2013


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr