Textos

PARA SER O MAIOR
O ser humano é por natureza egoísta e quer se destacar do seu semelhante de algum modo. Para isso treina, a fim de obter alguma habilidade, pratica algum esporte, estuda as ciências matemáticas, artes, etc. Então, ao fazer propaganda de si, diz: o mais isso ou o mais aquilo; o melhor nisso ou melhor naquilo. E isso é tido como bom no mundo moderno a tal ponto que, aqueles que se destacam, têm seus nomes publicados no livro dos recordes como o maior ou o melhor. Esse conceito ou pretensão remonta os séculos, o que evidencia estar arraigado ou enraizado na memória do homem e inerente a sua natureza. Mas, isso é bom? Se bom, vem de Deus, se não, vem de quem?

Se destacar por uma habilidade ou uma ação benéfica, é louvável, embora haja quem se destaque por ser grande ou maior como contraventor, ou sonegador, ou bandido, e apreça em destaque no quadro policial da mídia tele-jornalística.

Embora não pareça como bom aos olhos do mundo, há pessoas que são tidas como grandes por Deus, e, para isso, tiveram que cumprir as regras estabelecidas por Ele, as quais passam obrigatoriamente por condições de humildade e submissão, como de serviçal.

Jesus, o primeiro filho de Deus, é também o nosso exemplo maior. Vejamos por que:

“O Deus de nossos pais ressuscitou a Jesus, ao qual vós matastes, suspendendo-o no madeiro. Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados.” At. 5:30 e 31.

Quando os discípulos contenderam entre si sobre quem seria o maior dentre eles, Jesus lhes perguntou:

“Que estáveis vós discutindo pelo caminho? Mas eles calaram-se; porque pelo caminho tinham disputado entre si qual era o maior. E ele, assentando-se, chamou os doze, e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos. Mc. 9:33 a 34.

Em outro texto de Mateus Jesus ratifica o seu ensino, veja:
“Então se aproximou dele a mãe dos filhos de Zebedeu, com seus filhos, adorando-o, e fazendo-lhe um pedido. E ele diz-lhe: Que queres? Ela respondeu: Dize que estes meus dois filhos se assentem, um à tua direita e outro à tua esquerda, no teu reino. Jesus, porém, respondendo, disse: Não sabeis o que pedis. Podeis vós beber o cálice que eu hei de beber, e ser batizados com o batismo com que eu sou batizado? Dizem-lhe eles: Podemos. E diz-lhes ele: Na verdade bebereis o meu cálice e sereis batizados com o batismo com que eu sou batizado, mas o assentar-se à minha direita ou à minha esquerda não me pertence dá-lo, mas é para aqueles para quem meu Pai o tem preparado. E, quando os dez ouviram isto, indignaram-se contra os dois irmãos. Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: Bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridade sobre eles. Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal; E, qualquer que entre vós quiser ser o primeiro, seja vosso servo; bem como o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos.” Mt. 20:20 a 28.

Disse Jesus em certa ocasião:

“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim ab-rogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til se omitirá da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus.” Mt.5:17 a 19.

Os cristãos são tidos por povo pequeno e sem valor aos olhos do mundo, os filhos dos homens; mas Deus os tem por grandes, e lhes dará dominar no seu novo reino. Pois um virá a ser mil. Is. 60:22. E os ímpios, os quais são tidos por grandes hoje, se farão cinzas sob os pés deles, veja:

“Porque eis que aquele dia vem ardendo como fornalha; todos os soberbos, e todos os que cometem impiedade, serão como a palha; e o dia que está para vir os abrasará, diz o SENHOR dos Exércitos, de sorte que lhes não deixará nem raiz nem ramo. Mas para vós, os que temeis o meu nome, nascerá o sol da justiça, e cura trará nas suas asas; e saireis e saltareis como bezerros da estrebaria. E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o SENHOR dos Exércitos. Ml. 4:1 a 4.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/09/2013
Alterado em 02/09/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr