Textos

ORGULHO
ORGULHO

Segundo o Espírito Santo revelou através do apóstolo Paulo,  uma das características do homem que existiria no tempo presente é de que seria orgulhoso. E isto significa o conceito elevado que alguém tem de si mesmo, amor próprio. Mas como saber se alguém é orgulhoso? Ou como saber se somos orgulhosos, já que temos que nos preocupar primeiramente em tirar o cisco que por desventura possa haver em nosso olho antes de repararmos no de um irmão? Reproduzimos a seguir o texto onde o apóstolo fala disso, a fim de vermos que outras características estão no mesmo nível segundo Deus.

“Sabe, porém, isto: que nos últimos dias sobrevirão tempos trabalhosos. Porque haverá homens amantes de si mesmos, avarentos, presunçosos, soberbos, blasfemos, desobedientes a pais e mães, ingratos, profanos, sem afeto natural, irreconciliáveis, caluniadores, incontinentes, cruéis, sem amor para com os bons, traidores, obstinados, orgulhosos, mais amigos dos deleites do que amigos de Deus, tendo aparência de piedade, mas negando a eficácia dela. Destes afasta-te.” II Tm. 3:1 a 4.

Já que nós dependemos de quem nos fez ou de quem opera em nós para sermos algo, então não deveríamos nos orgulhar de nada, já que nem o folego que temos, o espírito de vida, nos pertence. Também porque, como disse Jesus a Pilatos: ”Nenhum poder terias contra mim, se de cima não te fosse dado...” Jo. 19:11.

Entretanto o que vemos é que o ser humano do presente é extremamente orgulhoso. E isso por causa de coisas que conseguiu por esforço próprio, como bens e posse de coisas materiais e mesmo por coisas que não dependem dele, como: beleza, altura, inteligência, cor, capacidade na esfera psíquica e espiritual, etc.

Até ai tudo bem. Mas, além disso, se orgulhar de coisas pueris que além de não depender dele ainda dependa de outros humanos ou de habilidades que são variáveis e circunstanciais, como vitórias de times esportivos ou da condição desses no momento... E criar animosidade e hostilidade por isso...

Bem, já que Deus revelou isso a aproximadamente dois mil anos e manifestou que é reprovado por Ele, então não vem dele. E se alguém a possui embora ela não venha dele, então o tal recebeu de alguém, cujo pode ter origem em quem opera nele, ou porque obteve por contágio, ou seja, foi contaminado por esse sentimento considerado mal por Deus.

É de preocupar o fato de muitos que se têm como cristãos, seguidores de cristo, estarem nessa condição ou de posse desse sentimento frívolo, apesar de reprovarem outras características presentes no homem da atualidade, como a crueldade, cuja está no rol de sentimentos manifestos por Deus na epístola de Paulo a Timóteo, e citado ao início deste artigo.

Considero que quem opera nos que estão nessa condição é aquele de quem disse o mesmo Espírito por Paulo: o deus deste século. O qual diz o apóstolo cegou-lhe o entendimento. II Co. 4:4.

Mas ainda é tempo de rejeitar as obras infrutuosas das trevas e se revestir das armas da luz. Rm 13:12. Faça isso! Será proveitoso. Melhor do que pensar que está correndo para o alvo onde o vencedor será coroado com uma coroa de glória eterna, se enganando ao se orgulhar de uma de falso brilho, como “taças”, por feitos que não dependem de si como “torcedor”. “Deixai-vos do homem cujo fôlego está nas suas narinas; pois em que se deve ele estimar?” Is. 2:22. “Para que, como está escrito: Aquele que se gloria glorie-se no Senhor.” I Co. 1:31.

Pense nisso!
Manaus-AM, 25/04/2014.

Por Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 27/04/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr