NÃO SE VENDA BARATO
NÃO SE VENDA BARATO
Muitas pessoas estão se condenando só por causa de ingenuidade e atitudes simplórias, como uma simples “curtida” numa rede social como o Facebook. Existem pequenos gestos e atitudes que podem levar uma pessoa a ser rejeitada como semente para semear a nova terra onde habitarão os justos. Quais seriam esses gestos e atitudes? Vejamos.
Jesus falou que “de toda palavra vã que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Mt. 12:36.
Não bastasse ptm, ptqp, fdp, etc, e tal, ainda tem as xingações, as ofensas, as ironias, as chocarrices (gracejos indecentes), a apologia a borrachice (embriaguez), além da promoção de coisas que combatem contra a alma. E isso pelo povo que se tem como povo de Deus, povo escolhido, e que diz crer fielmente em Jesus, estando esperançoso de morar com Ele um dia. Diz o Espírito Santo por Pedro:
“Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus. Porque é bastante que no tempo passado da vida fizéssemos a vontade dos gentios, andando em dissoluções, concupiscências, borrachices, glutonarias, bebedices e abomináveis idolatrias; e acham estranho não correrdes com eles no mesmo desenfreamento de dissolução, blasfemando de vós. Os quais hão de dar conta ao que está preparado para julgar os vivos e os mortos.” I Pe. 4:2 a 5.
Além dessas “coisinhas” condenadas por Deus, tem as declarações de adoração. Como: “Eu adoro moda”. “Eu adoro essa comida, ou tal comida, ou isso, ou aquilo”. Mas pensam que tais “coisinhas” não serão levadas em conta pelo justo juiz. Mas se assim fosse ele seria mentiroso ao afirmar o texto de Mateus citado ao início.
Jesus, ao ser tentado pelo arqui-inimigo do homem, o qual lhe disse que o adorasse para que ele lhe desse tudo o que lhe mostrou da glória deste mundo, disse ao tentador “Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.” Mt. 4:9.
Mas muitos estão divididos entre agradar ao mundo e também agradar a Deus. E sobre isso diz o Espírito Santo por Tiago:
“Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto, qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus.” Tg. 4:4.
Se só a amizade com o mundo já faz com que o amigo dele seja adúltero, quanto mais “partilhando” e “curtindo” tudo que é contrário a Deus e a sã doutrina.
O texto a seguir é bem sucinto com relação ao juízo de Deus, veja:
“E bem sabemos que o juízo de Deus é segundo a verdade sobre os que tais coisas fazem. E tu, ó homem, que julgas os que fazem tais coisas, cuidas que, fazendo-as tu, escaparás ao juízo de Deus? Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao arrependimento? Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus; o qual recompensará cada um segundo as suas obras; a saber: A vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem (guardar os mandamentos de Deus), procuram glória, honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, desobedientes à verdade (os mandamentos de Deus) e obedientes à iniquidade; tribulação e angústia sobre toda a alma do homem que faz o mal (o pecado); primeiramente do judeu e também do grego; glória, porém, e honra e paz a qualquer que pratica o bem; primeiramente ao judeu e também ao grego; porque, para com Deus, não há acepção de pessoas. Porque todos os que sem lei pecaram, sem lei também perecerão; e todos os que sob a lei pecaram, pela lei serão julgados. Porque os que ouvem a lei não são justos diante de Deus, mas os que praticam a lei hão de ser justificados. Porque, quando os gentios, que não têm lei, fazem naturalmente as coisas que são da lei, não tendo eles lei, para si mesmos são lei; os quais mostram a obra da lei escrita em seus corações, testificando juntamente a sua consciência, e os seus pensamentos, quer acusando-os, quer defendendo-os; no dia em que Deus há de julgar os segredos dos homens, por Jesus Cristo, segundo o meu evangelho.” Rm. 2:2 a 16.
Então pondere suas atitudes, gestos e palavras. Pois, além disso, até o que está oculto será manifesto ou revelado, veja:
“Mas nada há encoberto que não haja de ser descoberto; nem oculto, que não haja de ser sabido.” Lc. 12:2.
Manaus-AM, 04/05/2014
Por Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 04/05/2014
Alterado em 14/09/2019