Textos

FUGA EM MASSA
Fuga em massa ocorre normalmente quando há catástrofe ou perigo iminente em local de grande concentração de pessoas. E, nesse caso, para salvar a própria vida, as pessoas buscam refúgio em lugar que consideram seguras ou onde possam se abrigar até que a catástrofe passe e possam voltar para os locais de onde saíram por causa da ocorrência. Isso também pode haver por ocasião de guerras, como a que se desenrola atualmente na Síria, de onde milhões de pessoas fugiram por esse motivo.

Entretanto existe uma fuga em massa que acontece em quase todos os países do mundo e povos sem que haja perigo iminente para as pessoas, a não ser aqueles que só são vistos e sentidos pelas próprias pessoas, a saber: suas angústias e frustrações; fobias e manias. E para escapar, pelo menos momentaneamente, elas fogem buscando abrigo exatamente sob uma coisa que ao invés de dar-lhes abrigo e segurança, leva-lhes a ruína. E que coisa seria essa para a qual as pessoas correm quando deveriam fugir, já que sabidamente não resolve, mas piora em muito os problemas que têm? Droga.

E por que o ser humano foge de coisas invisíveis, e busca refúgio num peso que lhe oferecem como salva-vidas? Desespero! Falta de poder confiar em algo superior que lhe possa curar o coração, sede de toda tortura. E, em último caso, falta de um Deus poderoso ao qual busque e possa ser respondido sem demora.

As indústrias farmacêuticas faturam bilhões com a produção de todo tipo de droga para suavizar o sofrimento do ser humano, mas concorre também para o vício de milhões de pessoas com os seus comerciais nos quais prometem alívio através dos fármacos que produzem. E como é um caminho que parece curto, muitos enveredam por ele, na esperança de ter seus males curados e as suas dores aliviadas. Poucos recorrem primeiramente a Deus antes que aos remédios, tornando-se malditos por isso. Pois bem-aventurado é o homem que confia no Senhor e não em filhos de homens, e maldito é o homem que confia em outro homem.

E enquanto milhões morrem em consequência de tais drogas, outros sobrevivem com as rendas que elas proporcionam. Miseráveis vivendo da miséria de outros.

O número de drogas lícitas que matam mais que curam é grande, e bem maior do que as que são produzidas para causar momentos de fuga da realidade e que podem causar dependência.

Deus prometeu não colocar sobre o seu povo nenhuma das enfermidades do Egito, nação da qual Ele o retirou. Mas para isso Ele propôs condições. Como disse Jeremias: “Consideremos os nossos caminhos e voltemos para o Senhor, o qual é misericordioso e se arrepende de um mal que poderá fazer ao seu povo por causa da sua rebeldia e desobediência.” É mais barato pagar por uma droga que serve apenas como paliativo do que se humilhar para com Deus? Mas este cura eficientemente, enquanto que as drogas apenas minimizam o sofrimento ou o prolongam.

“De que se queixa o homem? Queixe-se cada um dos seus pecados.” Lm. 3:39. E por que clamam e Deus não responde? Diz um texto do livro de Jó:

“Por causa das muitas opressões os homens clamam por causa do braço dos grandes. Porém ninguém diz: Onde está Deus que me criou, que dá salmos durante a noite; que nos ensina mais do que aos animais da terra e nos faz mais sábios do que as aves dos céus? Clamam, porém ele não responde, por causa da arrogância dos maus. Certo é que Deus não ouvirá a vaidade, nem atentará para ela o Todo-Poderoso.” Jó. 35:9 a 13.

Não fuja da realidade! Das drogas, sim. Para isso, abrigue-se sob as asas o altíssimo.



Manaus-AM, 09/05/2014

Por Oli Prestes
Missionário

oliprest
Enviado por oliprest em 28/05/2014
Alterado em 13/02/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr