MESTRES INDOUTOS
MESTRES INDOUTOS
Seria possível um aluno ser mais sábio que um professor? Sim, se levarmos em consideração que um mestre pode ser especialista em certa ciência, mas pouco saiba sobre outra. Davi, um rei por excelência e um homem de coração segundo Deus, manifesta grande conhecimento no trato com Ele. Aliás, há um texto no livro de Salmos que diz: “Tenho mais entendimento do que todos os meus mestres, porque os teus testemunhos são a minha meditação.” Sl. 119:99. Porém ter mais entendimento que todos os seus mestres, como é possível?
Embora pareça esquisito, ainda hoje há professor de escola secular que é “analfabeto digital”. Ou seja, nada entende de computação e mídia eletrônica. Como existe mestre em determinada arte, mas ignorante em relação a outras. Como os sábios que existiram no antigo Egito, os quais cultuavam a animais, e dos quais diz Deus que fizeram o Egito errar. Um mestre que faz alguém errar? Mas não dizem que um mestre não erra, tão somente se engana? Sobre os príncipes e sábios do Egito, diz Deus:
“Na verdade são loucos os príncipes de Zoã; o conselho dos sábios conselheiros de Faraó se embruteceu; como, pois, a Faraó direis: Sou filho de sábios, filho de antigos reis? Onde estão agora os teus sábios? Notifiquem-te agora, ou informem-te sobre o que o SENHOR dos Exércitos determinou contra o Egito. Loucos tornaram-se os príncipes de Zoã, enganados estão os príncipes de Nofe; eles fizeram errar o Egito, aqueles que são a pedra de esquina das suas tribos.” Is. 19:11 a 13.
Hoje inúmeros estudiosos dedicam-se a buscar sabedoria nas obras feitas por aqueles que edificaram obras consideradas “grandes” no antigo Egito. Alguns têm dedicado suas vidas no estudo dos achados em pesquisas arqueológicas daquele reino milenar. São os egiptólogos. Desses, houve até quem preferisse viver num dos antigos palácios desenterrados das dunas, e cultuasse os muitos deuses daquele antigo povo.
Aliás, existe um conceito no mundo, de que os antigos e os velhos são sábios e experientes. Assim, há quem diga: “Os antigos falavam que. . .” dando a isso um ar de proeminência e seriedade. E sobre isso diz um texto bíblico:
“Entendo mais do que os antigos; porque guardo os teus preceitos.” Sl. 119: 100.
Mesmo no meio do povo que se tem como povo de Deus, existem mestres que nada sabem. Porque o que ensinam a outros, aos quais lideram, foi apreendido de cor. Mas são quais papagaios que só repetem o que ouvem.
Ao tempo em que Jesus conviveu entre os homens, ele altercou com alguns “mestres” religiosos, dos quais disse:
“Na cadeira de Moisés estão assentados os escribas e fariseus. Todas as coisas, pois, que vos disserem que observeis, observai-as e fazei-as; mas não procedais em conformidade com as suas obras, porque dizem e não fazem; pois atam fardos pesados e difíceis de suportar, e os põem aos ombros dos homens; eles, porém, nem com o dedo querem movê-los; e fazem todas as obras a fim de serem vistos pelos homens; pois trazem largos filactérios, e alargam as franjas das suas vestes, e amam os primeiros lugares nas ceias e as primeiras cadeiras nas sinagogas, e as saudações nas praças, e o serem chamados pelos homens: Rabi, Rabi. Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.” Mt. 23:2 a 10.
Mas, apesar dessa grave denúncia e admoestação de Jesus, ainda hoje existe organização cujos líderes são chamados de “mestres”, como na Maçonaria, bem como entidades religiosas nas quais chamam aos seus líderes de “rabino” (mestre) e “padre” (pai), contrariando frontalmente a ordem de Jesus.
E nisso é manifesto não só o distanciamento existente entre os ensinos de Jesus e o deles, como a pretensão dos mesmos, já denunciada por Jesus nesse texto bíblico: Serem chamados pelo nome Rabi, Rabi (mestre, mestre).
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 10/06/2014
Alterado em 04/09/2019