ESPOLIANDO A DEUS
ESPOLIANDO A DEUS
Como é possível alguém usurpar a Deus, sendo Ele o criador e dono de tudo o que existe? Como a terra, os céus, astros, estrelas; ouro, prata, pedras preciosas; homens, animais; rios e mares. Não só é possível como certamente acontece rotineiramente no mundo em que vivemos, e até por aqueles que se tem como seu povo e seus filhos.
Diz um texto de Davi, o salmista:
“Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares, e a firmou sobre os rios.” Sl. 24:1 e 2.
E exatamente por tudo ser do Senhor, aqueles que estão na posse das coisas criadas por Deus, mas não o servem com elas, apenas usufruindo, são apropriadores indébitos. Também aqueles que usam de modo errado aquilo que não é deles, contrariam a vontade do criador. Bem como aqueles que exploram os filhos de Deus ou deixam de servir-lhes agem arbitrariamente e serão rejeitados para viver eternamente na nova terra. Vamos ver alguns textos bíblicos que tratam sobre o tema a fim de confirmar a nossa tese.
“E tomaste as tuas jóias de enfeite, que eu te dei do meu ouro e da minha prata, e fizeste imagens de homens, e te prostituíste com elas. E tomaste os teus vestidos bordados, e as cobriste; e o meu azeite e o meu perfume puseste diante delas.” Ez. 16:17 e 18.
Isso aconteceu com o povo de Israel, e hoje acontece com as igrejas tidas como cristãs.
Um texto de uma parábola de Jesus relata o caso de um homem rico que teve uma ideia fantasiosa, veja:
“E propôs-lhe uma parábola, dizendo: A herdade de um homem rico tinha produzido com abundância; e ele arrazoava consigo mesmo, dizendo: Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: Derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens; e direi a minha alma: Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco! esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será? Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lc. 12:16 a 21.
Quando alguém é escravo ou servo, nada do que está na sua posse lhe pertence, mas ao seu senhor.
Aqueles que hoje são comissionados para servir a Deus são seus mordomos ou administradores. E aquilo que alguém lhes traz de conformidade com o que é determinado pelo Senhor Deus, traz a Deus. Do mesmo modo, se alguém retira, subtrai ou deixa de fazer por eles, retira, subtrai e deixa de fazer a Deus, veja:
“E quando o Filho do homem vier em sua glória, e todos os santos anjos com ele, então se assentará no trono da sua glória; e todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas; e porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda. Então dirá o Rei aos que estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino que vos está preparado desde a fundação do mundo; porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e fostes ver-me. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes. Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda: Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus anjos; porque tive fome, e não me destes de comer; tive sede, e não me destes de beber; sendo estrangeiro, não me recolhestes; estando nu, não me vestistes; e enfermo, e na prisão, não me visitastes. Então eles também lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, ou com sede, ou estrangeiro, ou nu, ou enfermo, ou na prisão, e não te servimos? Então lhes responderá, dizendo: Em verdade vos digo que, quando a um destes pequeninos o não fizestes, não o fizestes a mim. E irão estes para o tormento eterno, mas os justos para a vida eterna.” Mt. 25:31 a 46.
Mas quem é o Senhor dos céus e da terra? Veja:
“Havendo Deus antigamente falado muitas vezes, e de muitas maneiras, aos pais, pelos profetas, a nós falou-nos nestes últimos dias pelo Filho, a quem constituiu herdeiro de tudo, por quem fez também o mundo.” Hb. 1:1 e 2. “Dando graças ao Pai que nos fez idôneos para participar da herança dos santos na luz; o qual nos tirou da potestade das trevas, e nos transportou para o reino do amor do seu Filho; em quem temos a redenção pelo seu sangue, a saber, a remissão dos pecados; o qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; porque nele foram criadas todas as coisas que há nos céus e na terra, visíveis e invisíveis, sejam tronos, sejam dominações, sejam principados, sejam potestades. Tudo foi criado por ele e para ele. E ele é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele. E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência. Porque foi do agrado do Pai que toda a plenitude nele habitasse.” Cl. 1:12 a 19.
E, como disse Davi, “do que é de Deus damos a Ele”. Veja:
“Por isso Davi louvou ao Senhor na presença de toda a congregação; e disse Davi: Bendito és tu, Senhor Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Tua é, Senhor, a magnificência, e o poder, e a honra, e a vitória, e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu é, Senhor, o reino, e tu te exaltaste por cabeça sobre todos. E riquezas e glória vêm de diante de ti, e tu dominas sobre tudo, e na tua mão há força e poder; e na tua mão está o engrandecer e o dar força a tudo. Agora, pois, ó Deus nosso, graças te damos, e louvamos o nome da tua glória. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo, para que pudéssemos oferecer voluntariamente coisas semelhantes? Porque tudo vem de ti, e do que é teu to damos.” I Cr. 29:10 a 14.
Mas, “Roubará o homem a Deus? Todavia vós me roubais, e dizeis: Em que te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda esta nação.” Ml. 3:8 e 9.
Portanto, veja como você pode estar prestando um serviço ou um desserviço ao criador.
Manaus-AM, 23/05/2014.
By Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 10/06/2014
Alterado em 09/08/2014