Investimento e poupança
O ser humano poupa devido a incerteza do futuro. O governo incentiva a poupança privada a fim de usa-la para a realização dos seus projetos, embora, como agente público, seja perdulário (gastador). Mas alguns investem tudo que podem na expectativa de auferir mais renda ou aumentar o seu patrimônio, pensando que este lhe garantirá o futuro.
Uns juntam pensando em garantir o seu futuro e/ou dos seus filhos, outros investem nos filhos, com educação e formação profissional destes, a fim de que eles possam ser bem sucedidos e ter a sua independência financeira e econômica. E, outros, enviam seus ganhos, nem sempre lícitos, para paraísos fiscais – países onde não é cobrado imposto sobre movimentação financeira e onde não questionam a origem do dinheiro, se lícito ou não.
Todos que isso fazem chegaram a essa conclusão depois de refletirem sobre o assunto, ouvirem especialistas e experiências bem sucedidas de outros.
Hoje existem especialistas na área de economia e finanças, os quais oferecem consultoria na área de investimento e poupança, e a quem muitos recorrem com o objetivo de se dar bem, já que alcançaram ganhos e querem aumenta-los ou mantê-los sem depreciar.
Jesus falou uma parábola sobre “um homem rico cuja herdade tinha produzido em abundância, e arrazoava ele entre si, dizendo: "Que farei? Não tenho onde recolher os meus frutos. E disse: Farei isto: derrubarei os meus celeiros, e edificarei outros maiores, e ali recolherei todas as minhas novidades e os meus bens. E direi à minha alma: “Alma, tens em depósito muitos bens para muitos anos; descansa, come, bebe e folga. Mas Deus lhe disse: Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado para quem será?" Assim é aquele que para si ajunta tesouros, e não é rico para com Deus.” Lc. 12:16-21.
Disse Salomão que viu um grave mal, o qual atrai enfermidades: “Riquezas que os homens ajuntam para o seu próprio dano”. Ec. 5:13. Também que o rico fica insensato no final dos seus dias. Ele mesmo foi vítima disso.
Muitos passam o melhor tempo da sua existência se sacrificando para amealhar riquezas, e o restante dela dispendendo o que amealharam para recuperar a saúde perdida na busca dos bens amealhados.
Jesus mandou juntar tesouros nos céus. E alguns pensam que isso fazem quando investem em obras de caridade, financiando creches e associações filantrópicas. E têm o pensamento de que, com isso, estão fazendo como disse alguém “mandando um tijolinho” para construir a sua casa no céu.
Jesus mandou vender o que temos e dar esmolas. Lc. 12:33. Também disse que quando fizermos a um dos seus discípulos a ele faremos. E estes não são crianças pobres desvalidas, mas seus embaixadores que anunciam o evangelho. Os que se dedicam a essa causa renunciam a tudo, até a casa e cônjuge, como os apóstolos fizeram. Para esses disse Jesus que, aquele que isso fizer, receberá cem vezes mais em tribulações nesta vida, e por fim a vida eterna. Mc. 10:29 e 30.
Mas mesmo o povo que se nomeia povo de Deus, incluindo pastores, está investindo para aumentar para si aqui, achando que eles têm que comer o melhor desta terra, porque são filhos de Deus. E isso faz nem sempre com justiça, devolvendo o que não lhe pertence, ou o que é de Deus, e, portanto, deve ser destinado a sua causa e daqueles que se dedicam a ela.
Portanto, invista como achar que deve, e faça isso da parte que for sua; mas da que for de Deus, devolva a tempo. Pois, nada do que você juntar lhe servirá na sepultura. E mesmo que algo fique para os seus descendentes, tudo terá fim, e eles só poderão usufruir se você tiver sido justo e não desagradar a Deus. "Porque ao homem que agrada a Deus, Ele dá sabedoria e alegria, mas ao pecador dá trabalho para que se agaste, e deixe o que juntou para aquele de quem Deus se agrada." Ec. 2:26.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 19/08/2014
Alterado em 18/02/2018