Textos

OS VERDADEIROS ADORADORES
Nem sempre é possível distinguir com facilidade o verdadeiro do falso. Porque o falso pode ter características muito parecidas com o verdadeiro. Assim, se faz necessário saber a principal característica deste, a fim de não estar do lado errado e não ser rejeitado por aquele que não pactua com erros, fingimento e lábios lisonjeiros.

Na atualidade muitos tem tomado o encargo de louvar a Deus, parecendo que por isso o agradam, e passam a impressão de que Deus se agrada muito que isso seja feito do modo como o fazem, de forma altissonante e com instrumentos os mais variados e de modo animado. E esperam com isso obter de Deus a sua aprovação e até a sua recompensa máxima, a vida eterna. Será que é possível ter a aprovação de Deus por essa atitude? Vejamos.

Um texto do livro de Salmos concita todos a louvarem a Deus. Vejamos alguns textos na íntegra.

“Celebrai com júbilo ao Senhor, todos os moradores da terra. Servi ao Senhor com alegria; e apresentai-vos a ele com canto. Sabei que o Senhor é Deus; foi ele que nos fez, e não nós a nós mesmos; somos povo seu e ovelhas do seu pasto. Entrai pelas portas dele com gratidão, e em seus átrios com louvor; louvai-o, e bendizei o seu nome. Porque o Senhor é bom, e eterna a sua misericórdia; e a sua verdade dura de geração em geração.” Sl. 100:1 a 5.

Apesar de esse texto concitar todos os moradores da terra a celebrar com júbilo ao Senhor, o versículo final diz que a sua misericórdia é eterna e a sua verdade dura de geração em geração. E a misericórdia de Deus bem como a sua verdade se traduz nos seus mandamentos. Veja:

“Todas as veredas do Senhor são misericórdia e verdade para aqueles que guardam a sua aliança e os seus testemunhos.” Sl. 25:10.

Outro texto reforça o que é a verdade do Senhor, a qual dura de geração em geração, veja:

“...e a tua lei é a verdade”. Sl. 119:142, ú.parte.

Louvar a Deus é um modo de adoração a Ele. Mas para que isso possa agradá-lo necessário se faz que o adorador o faça segundo as regras estabelecidas por Ele. Pois num episódio havido entre Jesus e uma mulher samaritana Ele falou:

“Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim o adorem.” Jo. 4.23.

Há quem tenha um conceito deturpado de Deus e pense que Ele é um ser que gosta de bajuladores, quiçá devido um texto bíblico dizer que os anjos nos céus constantemente o louvam e o adoram, se prostrando diante dele e dizendo repetidamente que Ele é santo. Mas isso não corresponde aos fatos. Eles o fazem pelo reconhecimento da sua grandiosidade e magnificência.

Nos Salmos, os textos que falam na adoração a Deus sempre falam de coisas que nos fazem entender do porque  devemos louvá-lo e adorá-lo. E em um Salmo diz:

“Quem anunciará os seus louvores?” Sl. 106:2 ú.parte.

E a seguir fala que “Bem-aventurados os que observam o direito, o que pratica a justiça em todo tempo”. V. 3. E mais:

“Tu amas a justiça e odeias a impiedade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiu com óleo de alegria mais do que a teus companheiros.” Sl. 45:7.
Esse texto refere-se a Jesus, o qual Deus ungiu. E ao início diz que ele, Jesus, ama a justiça e odeia a impiedade.

Mas que é a justiça de Deus, a qual é o oposto a impiedade?

Diz um salmista: “Os teus mandamentos são a justiça”. Sl. 119:172, ú.parte.

E que é a impiedade?

“Mas ao ímpio diz Deus: Que fazes tu em recitar os meus estatutos, e em tomar a minha aliança na tua boca? Visto que odeias a correção, e lanças as minhas palavras para detrás de ti.” Sl. 50:16 e 17.

Que é a palavra de Deus que o ímpio lança para detrás de si? Veja:
“A tua palavra é a verdade desde o princípio, e cada um dos teus juízos dura para sempre.” Sl. 119:160.

E que é a verdade?

“A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade.” Sl. 119.142.

Então o ímpio é o que não observa a lei de Deus, apesar de conhecê-la.

Outro salmo diz:

“Regozijai-vos no Senhor, vós justos, pois aos retos convém o louvor. Louvai ao Senhor com harpa, cantai a ele com o saltério e um instrumento de dez cordas. Cantai-lhe um cântico novo; tocai bem e com júbilo.” Sl.  33:1 a 3.

Quem são esses justos os quais também são os retos, segundo as Escrituras? Veja:

“Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo.” I Jo. 3.7.

Outro Salmo diz:

“Pois Deus é o Rei de toda a terra, cantai louvores com inteligência.” Salmos 47.7.

E essa inteligência inclui seriedade, reverência, cântico inspirado por Ele, e também uma vestimenta condizente com o momento de adoração, pois outro texto diz:

“Acontecerá que, no dia do sacrifício do Senhor, castigarei os príncipes, e os filhos do rei, e todos os que se vestem de trajes estrangeiros.” Sf. 1.8.

Para os que não cumprem os mandamentos de Deus e pretendem adorá-lo com louvor, diz Ele:

“Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias dos teus instrumentos. Corra porém o juízo como as águas, e a justiça como ribeiro impetuoso. “ Am. 5:23 e 24.

Vejamos o que diz o seguinte salmo.

“Louvai ao Senhor. Louvai o nome do Senhor; louvai-o, servos do Senhor. Vós que assistis na casa do Senhor, nos átrios da casa do nosso Deus. Louvai ao Senhor, porque o Senhor é bom; cantai louvores ao seu nome, porque é agradável. Porque o Senhor escolheu para si a Jacó, e a Israel para seu próprio tesouro. Porque eu conheço que o Senhor é grande e que o nosso Senhor está acima de todos os deuses. Tudo o que o Senhor quis, fez, nos céus e na terra, nos mares e em todos os abismos. Faz subir os vapores das extremidades da terra; faz os relâmpagos para a chuva; tira os ventos dos seus tesouros. O que feriu os primogênitos do Egito, desde os homens até os animais; o que enviou sinais e prodígios no meio de ti, ó Egito, contra Faraó e contra os seus servos; o que feriu muitas nações, e matou poderosos reis: A Siom, rei dos amorreus, e a Ogue, rei de Basã, e a todos os reinos de Canaã; e deu a sua terra em herança, em herança a Israel, seu povo. O teu nome, ó Senhor, dura perpetuamente, e a tua memória, ó Senhor, de geração em geração. Pois o Senhor julgará o seu povo, e se arrependerá com respeito aos seus servos. Os ídolos dos gentios são prata e ouro, obra das mãos dos homens. Têm boca, mas não falam; têm olhos, e não veem, têm ouvidos, mas não ouvem, nem há respiro algum nas suas bocas. Semelhantes a eles se tornem os que os fazem, e todos os que confiam neles. Casa de Israel, bendizei ao Senhor; casa de Arão, bendizei ao Senhor; casa de Levi, bendizei ao Senhor; vós os que temeis ao Senhor, louvai ao Senhor. Bendito seja o Senhor desde Sião, que habita em Jerusalém. Louvai ao Senhor.” Salmos 135:1 a 21.

Esse Salmo inicia mandando aos servos do Senhor que o louvem. A partir do verso quinze diz quem são os gentios (pagãos). Os que servem a ídolos. E concita a descendência de Abraão, Israel, a louvar ao Senhor e também a todos que temem ao Senhor. E, segundo as Sagradas Escrituras, temer a Deus é guardar os seus mandamentos. E a descendência de Abraão são os crentes obedientes a Deus, os que observam os seus mandamentos, os quais foram prometidos como descendência a Abraão, no qual seriam benditas todas as nações.

A seguir vou transcrever alguns salmos que convida e concita louvar a Deus, bem como quem deve fazê-lo e como fazê-lo.

“Louvai ao Senhor todas as nações, louvai-o todos os povos. Porque a sua benignidade é grande para conosco, e a verdade do Senhor dura para sempre. Louvai ao Senhor.” Sl. 117:1 e 2

“Louvai ao Senhor. Louvai ao Senhor desde os céus, louvai-o nas alturas. Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todos os seus exércitos. Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes. Louvai-o, céus dos céus, e as águas que estão sobre os céus. Louvem o nome do Senhor, pois mandou, e logo foram criados. E os confirmou eternamente para sempre, e lhes deu um decreto que não ultrapassarão. Louvai ao Senhor desde a terra: vós, baleias, e todos os abismos; fogo e saraiva, neve e vapores, e vento tempestuoso que executa a sua palavra; montes e todos os outeiros, árvores frutíferas e todos os cedros; as feras e todos os gados, répteis e aves voadoras; reis da terra e todos os povos, príncipes e todos os juízes da terra; moços e moças, velhos e crianças. Louvem o nome do Senhor, pois só o seu nome é exaltado; a sua glória está sobre a terra e o céu. Ele também exalta o poder do seu povo, o louvor de todos os seus santos, dos filhos de Israel, um povo que lhe é chegado. Louvai ao Senhor.” Sl.148:1 a 14.

“Louvai ao Senhor. Cantai ao Senhor um cântico novo, e o seu louvor na congregação dos santos. Alegre-se Israel naquele que o fez, regozijem-se os filhos de Sião no seu Rei. Louvem o seu nome com danças; cantem-lhe o seu louvor com tamborim e harpa. Porque o Senhor se agrada do seu povo; ornará os mansos com a salvação. Exultem os santos na glória; alegrem-se nas suas camas. Estejam na sua garganta os altos louvores de Deus, e espada de dois fios nas suas mãos, para tomarem vingança dos gentios, e darem repreensões aos povos; para prenderem os seus reis com cadeias, e os seus nobres com grilhões de ferro; para fazerem neles o juízo escrito; esta será a glória de todos os santos. Louvai ao Senhor.” Sl. 149:1 a 9.

“Louvai ao Senhor. Louvai a Deus no seu santuário; louvai-o no firmamento do seu poder. Louvai-o pelos seus atos poderosos; louvai-o conforme a excelência da sua grandeza. Louvai-o com o som de trombeta; louvai-o com o saltério e a harpa. Louvai-o com o tamborim e a dança, louvai-o com instrumentos de cordas e com órgãos. Louvai-o com os címbalos sonoros; louvai-o com címbalos altissonantes. Tudo quanto tem fôlego louve ao Senhor. Louvai ao Senhor.” Sl. 150:1 a 6.

Então louve a Deus com graça, alegria e regozijo, mas santifique-se antes, ou seja, separe-se! “Porque o louvor fica bem aos seus santos.” Sl. 148: 14.
oliprest
Enviado por oliprest em 23/08/2014
Alterado em 01/11/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr