Textos

NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO
NA HORA CERTA, NO LUGAR CERTO

Tem havido considerado progresso na propagação do reino dos céus. O número de evangélicos tem aumentado, e até em países como Coreia e China, outrora budistas por tradição, já a mensagem bíblica tem chegado, não obstante a oposição de seus líderes ou autoridades. Mas, qual o local para buscar a Deus e a hora para isso?

Quando Jesus teve um diálogo com uma mulher samaritana à beira do poço de Jacó, dela ouviu que eles, os judeus, diziam que era em Jerusalém o lugar de adorar, ao que Jesus lhe disse que viria a hora e já era, em que os verdadeiros adoradores adorariam a Deus, o Pai, em espírito e em verdade. Do que se infere que Jerusalém deixou de ser o local onde se buscava a Deus para oferecer os sacrifícios ordenados por Ele através de Salomão e Davi. Mesmo porque os sacrifícios outrora reivindicados por Deus em benefício do pecador, ou mesmo os pacíficos, foram abolidos, conforme previsto em Isaías 66:3, e o sacerdócio exercido por Judá, devido a tribo de Levi, que foi escolhida por Deus para ministrar o sacerdócio, se ter apartado de Deus, foi cancelado por Jesus, o qual ofereceu o sacrifício da sua alma. Pois os animais, cujo sangue era oferecido em beneficio do pecador, prefigurava o sacrifício dele, o qual se ofereceu como sacrifício único, razão porque Ele foi chamado de “o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”. Jo. 1:29.

Apesar disso, ainda hoje os judeus insistem em reivindicar para si e para Jerusalém exclusividade de sacerdócio e local de culto a Deus. E até os evangélicos, os quais se dizem crentes em Jesus, estão fazendo romaria para lá e buscando rabinos (pretensos mestres) para lhes ensinar sobre Deus, fazendo-os descrerem em Jesus, o Rei dos crentes. E assim, fazem de Jerusalém uma cidade utópica, atribuindo-lhe santidade, apesar da denúncia de Deus, de que nela há abominação praticada por sacerdotes e moradores dela.

Do mesmo modo a religião Islâmica estabeleceu a cidade de Meca como lugar sagrado, e até impõe que todo muçulmano vá a ela pelo menos uma vez na vida, para ali fazer as suas preces.

Outrossim, tanto os que dizem seguir a Deus como os gentios, os quais têm muitos deuses como os indianos, que tem trezentos e sessenta e cinco deuses, um para cada dia do ano, buscam a eles em templos e locais destinados para isso, como condição para agradar aos seus deuses.

Disse Deus por Salomão: “Eu amo os que me amam, os que de madrugada me buscam me acharão” Pv. 8:17. Mas de madrugada os templos estão fechados. Onde buscar então?

Quando Jesus exerceu o seu ministério terreno, Ele passava a noite no monte e ia cedo ao templo, assim como o povo que ia ouvi-Lo. Lc. 21:38.

Mesmo depois de Ele ter subido aos céus, os seus discípulos continuaram a ir ao templo fazer suas orações, apesar de Jesus ter dito que os vendilhões do templo tinham feito deste um covil de salteadores e casa de comércio.

Ao ensinar a orar, Jesus disse que devemos orar com a porta do nosso aposento fechada, e que façamos em secreto e não como os hipócritas, que oram em pé em sinagogas e esquinas. Mt. 6:5. E até hoje os judeus não ajoelham para orar, e até reprovam quem o faz. Igrejas há que, como os judeus, nunca se ajoelham para apresentar as suas preces. Contrariam assim o exemplo de Jesus e dos profetas e apóstolos. Dentre esses, Salomão, que se ajoelhou quando da dedicação do templo que mandou construir para Deus (II Cr. 6:13), e Paulo, que orava de joelhos até na praia. At. 21:5.

Jesus, apesar de ser Deus, por ser filho dEle, orava de joelhos. Lc. 22:41.

Embora Deus seja poderoso e esteja com os seus ouvidos atentos à oração dos seus servos, Ele tem exigências de como busca-lo. E diz: “Buscar-me-eis e achar-me-eis quando buscardes de todo o vosso coração”. Jr. 29:13.

Disse um salmista: “Pela manhã, ao meio dia e a tarde oro e clamo, e ele ouve a minha voz.” Sl. 55:17.

Mas já que as entidades religiosas, salvo exceções, só abrem os templos em dia e hora determinados,  se lá se devesse buscar a Deus, como isso seria possível? Aliás, os pastores que vivem sob os holofotes da mídia televisiva, só aparecem aos seus fiéis por esse meio, de terno e gravata, e não podem ajoelhar para não correr o risco de sujar as suas vestes de tecido fino, importado, ou não se prostram diante de Deus, para não se sujeitar a ter os seus cabelos postiços arrancados.

Ainda é tempo de buscar e encontrar a Deus; não em templo, mas em qualquer lugar onde houver como se retirar, desde que em espírito e em verdade.

Pois virá tempo em que buscarão a Ele diligentemente, mas não o encontrarão. “Então a mim clamarão, mas eu não responderei, de madrugada me buscarão, mas não me acharão.” Pv. 1:28.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 23/08/2014
Alterado em 10/09/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr