Textos

JUSTIÇA PRÓPRIA
O momento em que vivemos é de grande luz de um lado e de imensas trevas de outro. Disse Jesus: “Cuidado para não exercerdes a vossa própria justiça diante dos homens!” Como seria essa justiça própria? Vejamos:

Uns religiosos contemporâneos de Jesus, ao fazer um benefício para um humano, faziam tocar trombetas. Disse o mestre que os tais já recebiam, com isso, o seu galardão. Mt. 6:2. E acrescentou: “Tu, porém, ao dares a esmola, ignore a tua mão esquerda o que faz a tua mão direita; para que a tua esmola fique em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.”  Mt. 6:3 e 4.

Vejamos alguns modos de exercer justiça própria, em oposição ao ensino de Jesus:

“Vendei os vossos bens e dai esmola!” Lc. 12:33.  

O homem de hoje busca acumular mais e mais, e diz que não devemos dar esmola, pois não sabemos que fim será dado a ela. Se para drogas ou não.

Também disse: “Dá a quem te pede e não voltes as costas ao que deseja que lhe emprestes.” Mt. 5:42.  

Mas pouquíssimos atendem ao rogo dos pobres, os quais clamam sem ter quem os ouça.

E mais:

“Pelo contrário, se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.”.  Rm. 12:20  .

Mas quem isso faz, senão desejar que o inimigo se exploda.
Também disse:

“Disse também ao que o havia convidado: Quando deres um jantar ou uma ceia, não convides os teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem vizinhos ricos; para não suceder que eles, por sua vez, te convidem e sejas recompensado.”. Lc. 14:12.

Quem isso faz? Em festas de bodas e aniversários os únicos convidados são os parentes e amigos, e estes se forem ricos.
Também disse:

“Guarda-te, não desampares o levita todos os teus dias na terra.”. Dt. 12:19.  

“Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus.” Lc. 19:24.
Mas o de Deus é o pior e o menor. Enquanto que o que é de César já é descontado na fonte, ou monitorado pelos seus inspetores para que seja recolhido em tempo hábil ao erário dele.

Também disse:
“Trazei todos os dízimos a casa do tesouro para que haja mantimento na minha casa.”. Ml. 3:7.

Mas quem exerce justiça própria diz que dá para pobres, pois acha melhor. Dando o que é de Deus para quem acha que merece. Também disse:

“Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim não é digno de mim.” Mt. 10:37.

Mas seus rendimentos não são suficientes nem para os filhos, quanto mais para Deus, que tá nos céus, e que de nada precisa, dizem. Esquecendo que quando se faz a um dos dele a Ele fazemos. Mt. 25:40.

Por fim, disse também:

“Ide por todo o mundo e pregai o evangelho a toda criatura.” Mc. 16:15.

Mas a maioria pensa que já faz a sua parte contribuindo financeiramente, deixando assim de cumprir o IDE de Jesus, ou pesca nos aquários (templos) ou ministra de gabinete.

E os tais estão cheios de amor próprio, não obstante o mestre ter mandado amar ao próximo tanto quanto a si mesmo.
oliprest
Enviado por oliprest em 18/11/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr