NAMORO OU AMIZADE?
NAMORO OU AMIZADE?
Não raro as pessoas confundem uma coisa com outra. Aliás, nós, humanos, vivemos em conflito por causa de sentimentos que não entendemos, que nascem da vontade da carne e dos pensamentos ou do coração. Você ama ou você gosta?
Algumas coisas que nós dizemos amar, não correspondem a esse sentimento. Amar não é gostar intensamente, como podem pensar os que gostam de algo. Amar é ter paciência com aquele a quem se ama, é não se portar com inconveniência, é não se ufanar, é não buscar os próprios interesses, é não suspeitar de quem se ama, é crer em quem se ama, etc.
Aquele a quem a maioria tem como pai, Deus, nos ensina através das Sagradas Escrituras regras de comportamento e de amor. E ele nunca mandou amar coisas que hoje é objeto de amor por muitos que se têm como filhos dele.
Assim, ele não mandou amar a animais, o que não significa não ter cuidado com eles. Aliás, um texto bíblico diz que o justo olha pela vida dos seus animais.
A primeira pessoa a quem devemos amar e amar acima de todas as coisas, é aquele que deu a sua vida para que pudéssemos alcançar a graça de viver eternamente. E essa pessoa, que é capaz de mudar o nosso coração caso queiramos, manda que nós amemos aos nossos irmãos da família espiritual do mesmo modo como ele nos amou. Então devemos dar a nossa vida pelos nossos irmãos. Mas isso dificilmente é cumprido, porque a dedicação aos irmãos passa obrigatoriamente pela renuncia do eu, e uma vida de abnegação ao ministério do ensino e do discipulado. O mestre disse que ninguém tem mais amor do que dar a sua vida pelos seus amigos.
Outrossim, Ele também manda amar ao próximo como a nós mesmos. E isso não significa dar carinhos ao próximo, mas não fazer-lhe mal e ter paciência com ele, ou fazer-lhe bem caso esteja no nosso poder. Por isso Ele disse que do modo como queremos ser tratados devemos também tratar.
O ensino do mestre é simples e direto. Mas essa simplicidade é recusada apesar disso, e trocada por conceitos estranhos ao proposto por Ele para nós. Assim há quem diga que ama coisas como roupas, modas, esportes, comidas, bebidas, viajar, curtir, dançar, etc., embora esteja equivocado, pois o que ele faz mesmo é gostar ou ter prazer pela satisfação que a realização dessas coisas lhes propicia.
E se isso não fosse o bastante, há até quem diga que adora essas coisas, elevando-as ao nível de Deus e fazendo delas os seus deuses, embora o único Deus ensine que devemos adorar somente a ele.
Portanto, não é mal ter amizade nem amar, desde que saibamos o que cada um merece, se amor ou amizade. E amizade pode resultar em amor e amor pode voltar a ser amizade, mas deixar o maior amor por uma simples amizade, é trocar a vida pela morte.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/11/2014
Alterado em 11/09/2019