DEUS ESTÁ NO CONTROLE ?
DEUS ESTÁ NO CONTROLE ?
Essa é uma frase corriqueira nas redes sociais, postadas por aqueles que se tem como promotores do reino dos céus. Mas que “tudo” é esse a que se referem? Será que Deus está mesmo no controle do mundo?
Essa tese pode sugerir que Deus é bom e mau ao mesmo tempo. Bom para aqueles que não sofrem como os demais mortais, e mau para aqueles que têm sofrido constantes reveses. Estes, perguntam por que Deus age assim para com eles. Como esses podem se render a um Deus que, tido como bom age com tanta dureza e sem piedade para com eles?
Não se deve esquecer que Deus estabeleceu leis e regras para controlar as pessoas e as coisas criadas por Ele. Entretanto, com relação as pessoas ou o ser humano, Ele não os fez como autômatos ou como robôs. E isso se vê desde a narrativa do episódio havido com Adão, quando ele não obedeceu a ordem de Deus quanto ao fruto que lhe foi vedado comer. Ainda hoje vivemos as consequências daquela desobediência.
Se a cada ação corresponde uma reação, conforme uma tese proposta pelos mestres da física, e como todas as coisas criadas devem obedecer a regras criadas pelo criador, então o que acontece de anormal no globo terrestre resulta da reação a ação humana, bem como quebra de uma ou mais regras estabelecidas pelo criador.
Assim, nem sempre Deus está interferindo para minimizar os efeitos resultantes dessas violações para favorecê-los se eles não obedecem a essas regras. É por essa razão que ocorrem catástrofes de magnitude alarmantes, as quais Deus poderia evitar.
Os estudos científicos tem comprovado o que afirmo. Pois é sabido que ações de desmatamento do globo terrestre resulta em alteração climática, que podem resultar em maior ou menor precipitação pluviométrica (chuva) em todos os lugares, bem como concorrer para o aquecimento do planeta além de alterar todo o seu clima também.
E ainda que Deus possa interferir em tudo, Ele já determinou a relação de causa e efeito, e não pode invalidar a sua determinação, a não ser em favor daqueles que lhe são obedientes, os quais não podem sofrer as consequências das ações dos transgressores.
E como diz o apóstolo João numa de suas epístolas, “o mundo jaz no maligno”. Sendo assim, Deus não está interferindo no mundo, o qual são os ímpios e pecadores, já que Ele também tem determinado um tempo para julgar com justiça.
Então é preciso que cada um reavalie o seu comportamento e mude a sua conduta e comportamento, para que, mesmo que o globo terrestre venha a ser devastado, o tal possa subsistir.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/11/2014
Alterado em 28/01/2018