FARINHA POUCA, MEU PIRAO PRIMEIRO !
FARINHA POUCA, MEU PIRAO PRIMEIRO !
Parece natural que, em tempo de dificuldades, cada um busque satisfazer primeiro as suas necessidades, e, se sobrar, então ajude a outros. Mas, seria correto atender primeiro seus consanguíneos, a família, como: filhos, cônjuge, genitores, e depois a família espiritual? Vejamos:
Jesus disse que a família dele são os que ouvem a palavra de Deus e a guardam. E esta não é a bíblia, como pensam alguns senão a maioria, mas a sua lei ou mandamentos, conforme Sl. 119:160, 142, 151, etc. E alguns se escandalizam no fato de Jesus ter afirmado que os inimigos do homem seriam da própria família, e que cinco em uma casa estariam divididos; dois contra três e três contra dois. Lc. 12:53.
O louvor de Jesus à viúva que colocou no gazofilácio tudo o que possuía do seu sustento, parece ilógico e pouco compreendido pela maioria. Consideremos.
Imaginemos que somos donos de um negócio que produz ganhos regulares, e que confiemos o tal negócio a alguém, com a exigência de devolver-nos regularmente parte do ganho. Mas devido a renda ficar aquém do esperado em algum momento ou o cessionário assumir compromissos próprios superiores aos ganhos que lhe são devidos, ele deixa de entregar integralmente o que é devido ao patrão ou não entrega. Que faríamos ao tomar conhecimento disso? Deixaríamos que continuasse indefinidamente, ou o destituiríamos da gerencia? Jesus não disse que quando fizéssemos primeiro aos nossos familiares estaríamos fazendo a ele, mas, que, quando fizéssemos a um dos seus pequeninos.
Quando Deus me reconciliou com Ele, após eu entregar a parte que ele determina como devida a Ele, eu fiquei sem numerário nem para o básico. Mas nem por isso eu vim a ter falta disso. Ele foi fiel e cumpriu a sua parte. Alguém que me devia e eu nem lembrava, me procurou e me devolveu o que eu lhe havia emprestado, e que era superior a minha necessidade básica mensal. Portanto, nada de “farinha pouca meu pirão primeiro”, se aquele que deu a farinha exige que um dos seus receba primeiro parte dessa farinha.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 22/11/2014
Alterado em 09/02/2018