LÁBIOS ARDENTES
A quem se referiu Salomão quando disse que “uma mulher virtuosa quem achará?” Acaso ele não se referiu a uma donzela no sentido espiritual, a qual em outro texto bíblico é tida como a esposa do cordeiro, Jesus? Outros textos bíblicos falam de mulheres que, embora se tenham como escolhidas, não poderão participar das bodas, por não terem alcançado o perfil de perfeitas como Deus requer.
Ha muitos textos bíblicos que comparam a verdadeira igreja de Deus com uma mulher. E, como tal, define-lhe o perfil tanto espiritual quanto físico. Salomão descreveu o caráter e comportamento dela no capítulo trinta e um do livro de Provérbios, onde também lhe descreve a vestimenta. Em outro livro de Salomão, o livro de Cantares fala dela, vejamos
: “Para onde foi o teu amado, ó mais formosa entre as mulheres? Para onde se retirou o teu amado, para que o busquemos contigo? O meu amado desceu ao seu jardim, aos canteiros de bálsamo, para apascentar nos jardins e para colher os lírios. Eu sou do meu amado, e o meu amado é meu; ele apascenta entre os lírios. Formosa és, meu amor, como Tirza, aprazível como Jerusalém, terrível como um exército com bandeiras. Desvia de mim os teus olhos, porque eles me dominam. O teu cabelo é como o rebanho das cabras que aparecem em Gileade. Os teus dentes são como o rebanho de ovelhas que sobem do lavadouro, e das quais todas produzem gêmeos, e não há estéril entre elas. Como um pedaço de romã, assim são as tuas faces entre os teus cabelos. Sessenta são as rainhas, e oitenta as concubinas, e as virgens sem número. Porém uma é a minha pomba, a minha imaculada, a única de sua mãe, e a mais querida daquela que a deu à luz; viram-na as filhas e chamaram-na bem-aventurada, as rainhas e as concubinas louvaram-na. Quem é esta que aparece como a alva do dia, formosa como a lua, brilhante como o sol, terrível como um exército com bandeiras? Desci ao jardim das nogueiras, para ver os frutos do vale, a ver se floresciam as vides e brotavam as romãzeiras. Antes de eu o sentir, me pôs a minha alma nos carros do meu nobre povo. Volta, volta, ó Sulamita, volta, volta, para que nós te vejamos. Por que olhas para a Sulamita como para as fileiras de dois exércitos?” Ct. 6:1 a 13.
Aliás, o livro de Cantares é um livro enigmático. Nele é descrito um relacionamento amoroso entre um varão e a sua amada, a preferida. Mas muitos tomam o que ali está como um relacionamento amoroso entre um homem e a sua esposa no âmbito carnal e humano. E por causa disso até se sentem estimulados a imitá-lo. Essa mulher, ainda que virgem, pois doutrinariamente é pura, foi vista por João na revelação do apocalipse, veja:
“E viu-se um grande sinal no céu: uma mulher vestida do sol, tendo a lua debaixo dos seus pés, e uma coroa de doze estrelas sobre a sua cabeça.” Ap. 12.1.
E para ratificar aquilo que expus e afirmamos sobre essa mulher, quanto a símile e pureza, observe atentamente o texto a seguir: “Vós, mulheres, sujeitai-vos a vossos maridos, como ao Senhor; porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo. De sorte que, assim como a igreja está sujeita a Cristo, assim também as mulheres sejam em tudo sujeitas a seus maridos. Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja, e a si mesmo se entregou por ela, para a santificar, purificando-a com a lavagem da água, pela palavra, para a apresentar a si mesmo igreja gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível.” Ef. 5:22 a 27.
Como se vê, a igreja pura é comparada a uma mulher. Essa igreja é gloriosa, sem mácula, nem ruga, nem coisa semelhante, mas santa e irrepreensível. Sobre ela falamos no trabalho que nomeamos como “Uma mulher distinta”, postado em nossa página em http://www.recantodasletras.com.br – oliprest – (nickname do autor).
Outrossim, em outro texto de nossa autoria, intitulado “Uma mulher arrasadora” ou “Piriguete”, discorremos de modo poético sobre uma mulher leviana, a qual deixa aquele a quem jurou fidelidade diante dos seus deuses, e leva para o seu leito, previamente preparado para o prazer, outro varão, quebrando os votos de fidelidade feito, e se maculando com ele, o qual morrerá por isso. E essa mulher arrasadora também é uma igreja, já que esta tem como significado mulher, a qual também foi vista por João no Apocalipse. Veja:
“E veio um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas; com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição. E levou-me em espírito a um deserto, e vi uma mulher assentada sobre uma besta de cor de escarlata, que estava cheia de nomes de blasfêmia, e tinha sete cabeças e dez chifres. E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição; e na sua testa estava escrito o nome: Mistério, a grande Babilônia, a mãe das prostituições e abominações da terra. E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus.” Ap. 17:1 a 6.
Sobre essa mulher elaboramos um trabalho que nomeamos “A grande babilônia”, também postado em nossa página já referendada. Mas como além dessa mulher existem outras, as quais são suas filhas, já que ela é mãe, então precisamos saber quem são elas, veja:
"E sete mulheres naquele dia lançarão mão de um homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos do que é nosso; tão-somente queremos ser chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio.” Is. 4:1.
Como já evidenciamos em outro artigo composto por nós, essas sete mulheres são sete igrejas, já que mulher também tem esse significado. Essas mulheres igrejas têm lançado mão do nome de Cristo, a fim de tê-lo por noivo, e se terem por noiva ou esposa dele, já que elas têm filhos; e mulher com filhos, mas sem marido é desprezada. Mas rejeitam o alimento espiritual e se alimentam do seu próprio pão, doutrina, bem como se vestem dos seus próprios vestidos, e não da couraça da justiça, a qual deve cingir o cristão. E sobre os seus comportamentos existem muitos textos bíblicos que falam deles. Um deles diz: “Como o caco de vaso coberto de escórias de prata, assim são os lábios ardentes com o coração maligno.” Pv. 26:23.
oliprest
Enviado por oliprest em 30/11/2014
Alterado em 30/11/2014