Textos

QUEM PERDER A SUA VIDA

 Jesus falou que “quem perder a sua vida, acha-la-á. E que quem aborrecer a sua vida por amor dele e do evangelho, salvar-se-á”. Mas se Ele veio para que tivéssemos vida, como entender isso?

 Pessoas houve que dedicaram as suas vidas a uma causa a qual consideravam justa; outras, que renunciaram as suas vidas para servirem à pátria, ou à liberdade do seu povo; por um filho deficiente ou outra causa mesmo que não nobre. Foram dedicados, perseverantes e destemidos. Entre esses, podemos citar, madre Tereza de Calcutá, Mahatma Gandhi e Nelson Mandela. A primeira dedicou a sua vida as crianças pobres da Índia, o segundo lutou pelo povo indiano e o terceiro pelo povo africano.

 Mas temos exemplos bíblicos de homens e mulheres que foram chamados por Deus para a missão de liderar o seu povo ou adverti-lo para que não se desviasse do seu caminho (caminho de Deus) ou voltasse ao antigo. Dentre esses, podemos citar Moisés, Josué, Davi, João (o batista) e Paulo de Tarso, ex Saulo.  

Também houve muitos outros que, embora tenham realizado grandes feitos, sucumbiram por um ou outro motivo. Entre eles podemos citar Saul, o primeiro rei do povo de Israel, e Salomão o terceiro rei daquele povo. O primeiro deixou de cumprir uma ordem de Deus, bem como se colocou como sacerdote ao oferecer sacrifício a Ele, além de ter voltado atrás a sua palavra no juramento que fez sobre aquele que houvesse comido algo, contrariando a sua ordem de jejum coletivo. O segundo, depois de rico, deixou a Deus, de quem obteve sabedoria, riquezas e honra, e fez harém, além de templos para os deuses pagãos das suas esposas gentias (pagãs). E, por isso, perderam as suas vidas, e, possivelmente, o direito à vida eterna.

 E como Deus não chama os capacitados, com raras exceções, Ele também chamou a Jeroboão, um dos servos de Salomão, a quem deu dez partes do reino deste, o qual foi rei sobre dez das doze tribos de Israel. Esse rei, por medo de que o povo sob a sua liderança continuasse a levar as suas ofertas e sacrifícios a Jerusalém, local outrora dedicado para isso, já que era onde estava o templo construído pelo rei Salomão e dedicado a Deus para local de culto e adoração a Deus, constituiu sacerdotes, bem como fez dois bezerros de ouro, e disse: “eis aqui os teus deuses, ó Israel”, fazendo assim o povo errar.

 E dando um salto no tempo, Deus escolheu a João, o batista, primo de Jesus. Este, segundo o próprio Jesus, foi superior aos demais nascidos de mulher. Mas foi morto por ordem de Herodes, após uma vida de abnegação a causa do evangelho.  Deus ainda hoje tem confiado ministério a muitos. A uns, ministério profético, a outros, ministério da palavra.

Mas poucos se têm mantido fiéis nas suas missões. E que, depois de empossados e com as rédeas do poder nas mãos, passam a dirigir o povo segundo os seus interesses e cobiças, rejeitando a submissão a Deus.   

Assim, aqueles a quem foram confiados a pregação do evangelho, esqueceram disso, e, para aumentar as suas rendas, se apartaram da discrição e buscam aumentar o número dos seus seguidores, alargando a porta da qual disse Jesus ser estreita.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/12/2014


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr