Textos

DEUS NÃO TERÁ DÓ
Há um conceito generalizado de que “Deus é muito bonzinho”. Jesus, então, só amor. E que Eles não fazem mal a ninguém. Mas, segundo a nossa visão bíblica, não encontramos suporte nas Escrituras para tal raciocínio. Pois, já que, como diz um texto bíblico, “quem sabe fazer o bem e não faz, comete pecado”, então estaria Deus pecando em não evitar tantos males que ocorrem na humanidade sem que Ele intervenha para evita-los?

Temos sido sistematicamente resistidos por aqueles que não compreendem quando citamos as Escrituras antigas, aquelas que os homens convencionaram nomear de velho testamento. E isso quando pretendemos argumentar contra algumas teses propostas por nossos contendedores, os quais alegam que não mais devemos buscar suporte nas Escrituras Antigas (velho testamento), pois que elas foram abolidas e era legislação para o Israel da palestina, dadas por Moisés, e já abolidas.

As provas que encontramos para contra argumentar são muitas, o que nos leva a formar tese sobre o que propomos. Os primeiros trinta e nove livros da Bíblia não foram abolidos. E o novo não invalida o velho, bem como o velho não substitui o novo, mas se completam.

Nos parece que quem propõe a tese de anulação das Escrituras mais antigas confunde o velho pacto feito por Moisés com o povo saído do Egito, com o que os homens convencionaram nomear de "Velho Testamento”. Uma coisa é o pacto que tomou por base as ordenanças e juízos propostos por Deus através de Moisés, e, outra, os escritos que compõe os trinta e nove livros da escritura antiga.

Muitos ignoram que o Deus que operou no passado e que ia diante do povo saído do Egito era o Deus Filho, o qual é o representante do Deus Pai, e que é a expressa imagem dele.

Assim, Ele foi quem tirou o povo do Egito, inclusive muitos que não pertenciam ao povo de Israel; também foi o mesmo que agiu em todas as circunstâncias quando aquele povo ia em demanda da terra prometida; quem puniu os desobedientes às suas leis, inclusive a dada pelas mãos de Moisés, e nomeadas de “lei de Moisés”; que operou muitas maravilhas, e também destruiu a muitos povos, para assentar o seu povo nas suas cidades e terras. E ainda hoje permite que catástrofes destruam cidades e povos que se têm rebelado contra Ele, transgredindo as suas leis universais.

Tsunamis, tufões, tornados, vulcões, secas, enchentes, etc, são ações que não ocorrem sem que Ele permita e determine, já que o governo do planeta está em suas mãos. E isso não acontece sem que haja motivos para tal. Ele é justo e vingador, ainda que não vingativo.

Os povos que foram destruídos para que o povo saído do Egito fosse assentado nas suas terras e cidades, eram consanguíneos do povo saído do Egito. Pois a terra do Egito era terra de Cão, um dos filhos de Noé. Também a terra de Canaã era terra do filho de Cão, neto de Noé. E Deus os destruiu por isso veja:

“Disse mais o Senhor a Moisés:  Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Eu sou o Senhor, vosso Deus. Não fareis segundo as obras da terra do Egito, em que habitastes, nem fareis segundo as obras da terra de Canaã, para a qual eu vos levo, nem andareis nos seus estatutos. Fareis segundo os meus juízos e os meus estatutos guardareis, para andardes neles. Eu sou o Senhor, vosso Deus. Portanto, os meus estatutos e os meus juízos guardareis; cumprindo-os, o homem viverá por eles. Eu sou o Senhor. Nenhum homem se chegará a qualquer parenta da sua carne, para lhe descobrir a nudez. Eu sou o Senhor. Não descobrirás a nudez de teu pai e de tua mãe; ela é tua mãe; não lhe descobrirás a nudez. Não descobrirás a nudez da mulher de teu pai; é nudez de teu pai. A nudez da tua irmã, filha de teu pai ou filha de tua mãe, nascida em casa ou fora de casa, a sua nudez não descobrirás. A nudez da filha do teu filho ou da filha de tua filha, a sua nudez não descobrirás, porque é tua nudez. Não descobrirás a nudez da filha da mulher de teu pai, gerada de teu pai; ela é tua irmã. A nudez da irmã do teu pai não descobrirás; ela é parenta de teu pai. A nudez da irmã de tua mãe não descobrirás; pois ela é parenta de tua mãe. A nudez do irmão de teu pai não descobrirás; não te chegarás à sua mulher; ela é tua tia. A nudez de tua nora não descobrirás; ela é mulher de teu filho; não lhe descobrirás a nudez. A nudez da mulher de teu irmão não descobrirás; é a nudez de teu irmão. A nudez de uma mulher e de sua filha não descobrirás; não tomarás a filha de seu filho, nem a filha de sua filha, para lhe descobrir a nudez; parentes são; maldade é. E não tomarás com tua mulher outra, de sorte que lhe seja rival, descobrindo a sua nudez com ela durante sua vida. Não te chegarás à mulher, para lhe descobrir a nudez, durante a sua menstruação. Nem te deitarás com a mulher de teu próximo, para te contaminares com ela. E da tua descendência não darás nenhum para dedicar-se a Moloque, nem profanarás o nome de teu Deus. Eu sou o Senhor.  Com homem não te deitarás, como se fosse mulher; é abominação. Nem te deitarás com animal, para te contaminares com ele, nem a mulher se porá perante um animal, para ajuntar-se com ele; é confusão. Com nenhuma destas coisas vos contaminareis, porque com todas estas coisas se contaminaram as nações que eu lanço de diante de vós.  E a terra se contaminou; e eu visitei nela a sua iniquidade, e ela vomitou os seus moradores.” Lv. 18:1 a 25.  

Ele também foi quem destruiu pelo dilúvio o mundo antigo, preservando Noé com a sua esposa e os seus três filhos e noras. E agora diz pelo missivista da epístola aos Hebreus:

“Porque, se vivermos deliberadamente em pecado, depois de termos recebido o pleno conhecimento da verdade, já não resta sacrifício pelos pecados;  pelo contrário, certa expectação horrível de juízo e fogo vingador prestes a consumir os adversários.  Sem misericórdia morre pelo depoimento de duas ou três testemunhas quem tiver rejeitado a lei de Moisés.  De quanto mais severo castigo julgais vós será considerado digno aquele que calcou aos pés o Filho de Deus, e profanou o sangue da aliança com o qual foi santificado, e ultrajou o Espírito da graça?  Ora, nós conhecemos aquele que disse: A mim pertence a vingança; eu retribuirei. E outra vez: O Senhor julgará o seu povo.  Horrível coisa é cair nas mãos do Deus vivo." Hb. 10:26 a 31.  

Assim, ele puniu os judeus por ocasião da invasão de Jerusalém pelo imperador Tito, bem como os mesmos pelas mãos de Hitler, e punirá o seu povo caso este não se converta a Ele de todo o seu coração, conforme ele determina.

Portanto, não tenha ilusões a respeito dele. Ele é misericordioso, mas já tem determinado um tempo em que com a sua justiça julgará o seu povo e o mundo, conforme Sl. 96 e 98, último versículo.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 04/12/2014
Alterado em 08/03/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr