PROFETADA OU PORRETADA ?
Rotineiramente vejo mensagens postadas por servos que se tem como profetas, e que até são mesmo vasos pelos quais Deus fala e que são usados para falar da parte dele, falando coisas como: bênçãos de prosperidade, quebra de maldição e toda sorte de bons desejos a favor de todos os que acessam as redes sociais, notadamente o facebook, onde eu estou inserido.
Entretanto eu não dou atenção a elas por não encontrar suporte canônico e bíblico para tal proceder. Aliás, encontro textos bíblicos que contraria tal atitude. Dentre eles, que nenhuma profecia é produzida por vontade humana. E que ela é de procedência divina, e que homens santos de Deus foram movidos pelo Espírito Santo. E já que é o Espírito Santo quem moveu os escritores para trazer até nós a vontade de Deus sobre as nossas vidas, então ainda hoje homens santos devem ser usados por Ele, embora, na ausência destes, ele possa falar-nos por vasos não tão santos como deveriam ser, a semelhança da jumenta de Balaão. Algumas mais parecem porretadas, já que tem uma intencionalidade do vaso que a produziu, qual seja, ter um monte de seguidores e curtidores delas. E essas mensagens, que podem trazer até um bom desejo dos seus corações, acaba mesmo é enganando os desavisados e fazendo-os permanecer nos seus maus caminhos e na dureza do seu coração, já que também pensam, por ouvir dizer, que “Jesus te ama”.
Aliás, Deus pelo profeta Ezequiel, diz que punirá o profeta que anuir a um consulente que for consultar ao Senhor por ele e não denunciar-lhe a sua iniquidade. Veja:
"Portanto, dize à casa de Israel: Assim diz o Senhor Deus: Convertei-vos, e apartai-vos dos vossos ídolos, e dai as costas a todas as vossas abominações, porque qualquer homem da casa de Israel ou dos estrangeiros que moram em Israel que se alienar de mim, e levantar os seus ídolos dentro do seu coração, e tiver tal tropeço para a iniquidade, e vier ao profeta, para me consultar por meio dele, a esse, eu, o Senhor, responderei por mim mesmo. Voltarei o rosto contra o tal homem, e o farei sinal e provérbio, e eliminá-lo-ei do meio do meu povo; e sabereis que eu sou o Senhor. Se o profeta for enganado e falar alguma coisa, fui eu, o Senhor, que enganei esse profeta; estenderei a mão contra ele e o eliminarei do meio do meu povo de Israel. Ambos levarão sobre si a sua iniquidade; a iniquidade daquele que consulta será como a do profeta; para que a casa de Israel não se desvie mais de mim, nem mais se contamine com todas as suas transgressões. Então, diz o Senhor Deus: Eles serão o meu povo, e eu serei o seu Deus.” Ez:14:6 a 11.
Então não devemos dar ouvido a tudo, atentando para o que revelou Deus por Salomão. “Que o símplice (tolo, panaca, babaca, pacóvio) dá ouvido a tudo.” E para saber quem são os falsos profetas, sugiro a leitura do meu texto postado aqui e intitulado “Falsos profetas”.
oliprest
Enviado por oliprest em 06/12/2014
Alterado em 06/12/2014