Textos

JESUS x SEUS IRMÃOS
Já que os irmãos de Jesus descendiam da mesma mãe, ainda que não do mesmo pai, e também eram religiosos, por que eles tinham personalidades tão diferentes? E, como podemos evidenciar isso?

Após o retorno de Jesus do Egito para Nazaré, a figura do seu pai, esposo de Maria, desaparece do cenário no qual  se desenrolou os acontecimentos que envolveram os personagens da sua família, a não ser por uma breve referencia que lhe é feito quando Jesus os deixou de acompanhar num retorno de Jerusalém quando tinha doze anos. Veja:

“Ora, todos os anos iam seus pais a Jerusalém à festa da páscoa; e, tendo ele já doze anos, subiram a Jerusalém, segundo o costume do dia da festa. E, regressando eles, terminados aqueles dias, ficou o menino Jesus em Jerusalém, e não o soube José, nem sua mãe. Pensando, porém, eles que viria de companhia pelo caminho, andaram caminho de um dia, e procuravam-no entre os parentes e conhecidos; e, como o não encontrassem, voltaram a Jerusalém em busca dele.

E aconteceu que, passados três dias, o acharam no templo, assentado no meio dos doutores, ouvindo-os, e interrogando-os.”  Lc. 2:41 a 46.

“A partir daí Ele não é mencionado em nenhum dos quatro livros iniciais das escrituras mais recentes. Mas sua mãe e irmãos foram parte integrante do seu ministério até ao fim.

Um texto diz:

“E, ao terceiro dia, fizeram-se umas bodas em Caná da Galiléia; e estava ali a mãe de Jesus. E foi também convidado Jesus e os seus discípulos para as bodas.” Jo. 2:1-2.

Outro diz:

“Chegaram, então, seus irmãos e sua mãe; e, estando fora, mandaram-no chamar. Mc. 3:31.

Ainda outro:

“Não é este o carpinteiro, filho de Maria, e irmão de Tiago, e de José, e de Judas e de Simão? e não estão aqui conosco suas irmãs? E escandalizavam-se nele.” Marcos 6:3.

Assim, ficamos sabendo que Jesus tinha pelo menos quatro irmãos, além de irmãs.

Considerando que Jesus era de quase trinta anos ao iniciar o seu ministério, sua mãe deveria estar nesse tempo por volta dos cinquenta anos, e, seus irmãos, entre quinze e vinte e oito anos, pelo menos. Considerando que ela teria concebido a Jesus com vinte anos e tido um filho a cada dois anos, e que tivesse pelo menos quatro filhos.

“E estava próxima a festa dos judeus, a dos tabernáculos. Disseram-lhe, pois, seus irmãos: Sai daqui, e vai para a Judéia, para que também os teus discípulos vejam as obras que fazes. Porque não há ninguém que procure ser conhecido que faça coisa alguma em oculto. Se fazes estas coisas, manifesta-te ao mundo. Porque nem mesmo seus irmãos criam nele. Disse-lhes, pois, Jesus: Ainda não é chegado o meu tempo, mas o vosso tempo sempre está pronto. O mundo não vos pode odiar, mas ele me odeia a mim, porquanto dele testifico que as suas obras são más.

Subi vós a esta festa; eu não subo ainda a esta festa, porque ainda o meu tempo não está cumprido. E, havendo-lhes dito isto, ficou na Galiléia. Mas, quando seus irmãos já tinham subido à festa, então subiu ele também, não manifestamente, mas como em oculto.” Jo. 7:3 a 9.

Observemos que os irmãos de Jesus implicavam com ele e queriam que ele se mostrasse ao mundo. Jesus não subiu com eles à judéia, embora tenha ido à seguir, em oculto.

Ora, como diz um texto bíblico, “A glória do homem é tudo revelar, mas a de Deus tudo ocultar”.

Jesus não queria promoção, e nem queria que fizessem alarde sobre si, veja:

“E, entrando, disse-lhes: Por que vos alvoroçais e chorais? A menina não está morta, mas dorme. E riam-se dele; porém ele, tendo-os feito sair, tomou consigo o pai e a mãe da menina, e os que com ele estavam, e entrou onde a menina estava deitada.  E, tomando a mão da menina, disse-lhe: Talita cumi; que, traduzido, é: Menina, a ti te digo, levanta-te. E logo a menina se levantou, e andava, pois já tinha doze anos; e assombraram-se com grande espanto. E mandou-lhes expressamente que ninguém o soubesse; e disse que lhe dessem de comer.” Mc. 5:40 a 43.

E veja qual a atitude dos seus quando Jesus começou a operar prodígios e maravilhas:

“E subiu ao monte, e chamou para si os que ele quis; e vieram a ele. E nomeou doze para que estivessem com ele e os mandasse a pregar, e para que tivessem o poder de curar as enfermidades e expulsar os demônios: A Simão, a quem pôs o nome de Pedro, e a Tiago, filho de Zebedeu, e a João, irmão de Tiago, aos quais pôs o nome de Boanerges, que significa: Filhos do trovão; e a André, e a Filipe, e a Bartolomeu, e a Mateus, e a Tomé, e a Tiago, filho de Alfeu, e a Tadeu, e a Simão, o Cananita, e a Judas Iscariotes, o que o entregou. E foram para uma casa. E afluiu outra vez a multidão, de tal maneira que nem sequer podiam comer pão. E, quando os seus ouviram isto, saíram para o prender; porque diziam: Está fora de si.” Mc. 3:13 a 21.

Mas Jesus não os rejeitou. E, após a sua ressureição, mandou recado para que eles fossem para a Galileia que lá ele os veria. Mt, 28:10.
Assim, temos que Tiago, um dos seus irmãos, tornou-se o escritor de uma das epístolas, a qual leva o seu nome.

Minhas considerações sobre as razões porque os irmãos de Jesus não o compreendiam.

Conforme um texto do apóstolo Paulo, o homem natural não entende as coisas do espírito de Deus. Então eles não eram espirituais. E como não entendessem, agiam como naturais.

Por conseguinte Jesus era obediente a palavra de Deus. Também jejuava, orava. Ainda que os textos das escrituras recentes (a que chamam de “novo testamento”), só mencione o seu jejum de quarenta dias. Mas lendo as profecias relativas a ele e constante no livro de salmos, evidenciamos o que afirmamos. Num desses textos diz:

“Quando chorei, e castiguei com jejum a minha alma, isto se me tornou em afrontas.”  Sl. 69:10.

Outro diz:

“De jejuar estão enfraquecidos os meus joelhos, e a minha carne emagrece. “ Sl. 109:24.

Por isso que os naturais não entendem e não podem entender. Mas se algum deles se converte a Cristo, então o véu é removido. E converter-se é aceitar e praticar os mandamentos de Deus, que é a sua palavra, Sl. 119:160; a sua verdade, Sl. 119:142, p.parte; a sua justiça, Sl. 119:172, u.parte; o seu amor, Jo. 15: 9 e 10; a luz e a lâmpada, Pv. 6:23; o caminho e a vida, Ml. 2:8 e 9 e Jo. 12:50. etc.

Oli Prestes
Missionário

oliprest
Enviado por oliprest em 05/01/2015
Alterado em 11/04/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr