SUPORTE FRACO
No afã de encontrar a felicidade, busca o homem, quotidianamente, através de muitas coisas se autorealizar. Alguns colocam as esperanças muito além das suas possibilidades. Cobiçam carros, casas, fazendas, apartamentos, chácaras, títulos, posições, status; o maior, o melhor, o mais isso e o mais aquilo. Outros, além disso, buscam muitas outras coisas que lhes parecem necessárias para suas realizações: coisas sem aparente importância: um chão polido ou acarpetado, um banheiro com água quente, ducha; um banheiro interno; uma geladeira grande, um fogão moderno, uma televisão com tela panorâmica, etc.
Algumas dessas coisas ainda que possam produzir bem-estar, longe estão de causar felicidade. A felicidade é um estado de espírito propiciado por Deus, e que independe daquilo que o homem imagina como necessário para alcançá-la.
Temos nas Escrituras Sagradas muitos ensinos que mostram o que é melhor, como:
“Melhor é o pouco com o temor do Senhor, do que um grande tesouro, onde há inquietação.” Pv. 15:16.
“Melhor é a comida de hortaliças, onde há amor, do que o boi gordo, e com ele o ódio.” Pv. 15:17.
“Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! e mais excelente adquirir a prudência do que o valente, e o que governa o seu espírito do que o que toma uma cidade.” Pv. 16:32.
“Melhor é um bocado seco e com ele a tranquilidade, do que a casa cheia de vítimas, com contenda.” Pv. 17:1.
“Melhor é o pobre que anda na sua sinceridade, do que o perverso de lábios e tolo.” Pv. 19:1.
“O que faz um homem desejável é a sua benegnidade; e o pobre é melhor do que o mentiroso.” Pv. 19:22.
“Melhor é morar numa terra deserta do que com a mulher rixosa e iracunda.” Pv. 21.19.
“Melhor é morar a um canto de umas águas-furtadas, do que com a mulher rixosa numa casa ampla.” Pv. 25:24.
“Melhor o vizinho perto do que o irmão longe.” Pv. 27:10
“Melhor é uma mão cheia com descanso do que ambas as mãos cheias com trabalho e aflição de espírito.” Pv. 4:6.
“Melhor é serem dois do que um, porque têm melhor paga do seu trabalho.” Ec. 4:9.
“Melhor é o mancebo pobre e sábio do que o rei velho e insensato, que se não deixa mais admoestar.” Ec. 4:13.
“Melhor é a vista dos olhos do que o vaguear da cobiça: também isto é vaidade, e aflição de espírito.” Ec. 6:9.
“Melhor é a boa fama do que o melhor unguento, e o dia da morte do que o dia do nascimento.” Ec. 7:1.
“Melhor é ir à casa onde há luto do que ir à casa onde há banquete, porque ali se vê o fim de todos os homens.” Ec. 7:2
“Melhor é a tristeza do que o riso, porque com a tristeza do rosto se faz melhor o coração. Ec. 7:3.
“Melhor é a sabedoria do que a força.” Ec. 9:16.
“Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra.” Ec. 9:18.
Na verdade pequenas coisas são preferíveis a outras de aparente grande importância. São pequenas coisas que fazem a felicidade. Grandes coisas quase sempre servem de laços e tropeços, arapucas e prisões.
As Escrituras dizem que cada um é engodado pela sua própria cobiça. Nesse caso é melhor se contentar com o que se alcançou, seja muito ou seja pouco. Mas a cobiça vem do mundo, enquanto que o contentamento vem de Deus. Assim, para se alcançar o contentamento, precisa-se de Deus. Mas como tê-lo? Aceitando-O. Disse Jesus: “Eis que estou à porta e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa e com ele cearei, e ele comigo.” Ap. 3:20.
Quando as Escrituras se referem à casa no versículo citado, não estão falando de lar, mas do ser. Pois na carta aos Hebreus 3:6, diz: “a qual casa somos nós.” E mais: “Não sabeis vós que não sois de vós mesmos, mas sois de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós da parte de Deus?” I Co. 3:16.
Se colocarmos a esperança em coisas fracas, elas não nos susterão no dia da prova, da tribulação. Devemos colocar nossas esperanças em Deus. Disse Jesus: “Passará o céu e a terra, mas as minhas palavras não hão de passar..” Mt. 21:33.
Portanto, agarremo-nos nas palavras do Mestre, pois elas serão, para os que nelas confiarem, como aguilhões bem fixados. Como disse o escritor da epístola aos Hebreus – “como âncora da alma segura e firme.” Hb. 6:19.
oliprest
Enviado por oliprest em 14/01/2015