SEJA PRÓDIGO NO PEDIR
Já que nada se paga ao pedir a Deus, por que não pedir em abundância? E por que não pedir apenas o principal, se as demais coisas serão consequência? Como pedir sabiamente?
Em conversa com uma pessoa que conheço a algum tempo, disse ela que o seu desejo, e pedido a Deus todos os dias, é que lhe conceda criar o seu filho e educa-lo. Só isso. Ao que eu lhe falei: mas tão pouco... E ele: Mas será que ele vai me conceder? Eu respondi-lhe: Um texto bíblico diz que a geração dos justos será poderosa na terra. Outro diz como ser justo. “Filhinhos, ninguém vos engane, quem pratica a justiça é justo assim como ele é justo” I Jo. 3:7. E a justiça de Deus são os seus mandamentos, cfe. Sl. 119:172, ú.parte.
Falei-lhe também que ele não dissesse: Meus pais nasceram nessa e nessa morreram; eu nasci nessa e nessa... Disse-lhe mais: “Sai dessa”! Pois um texto bíblico diz: “Não sejais como vossos pais, povo rebelde que não quis ouvir a voz do Senhor...”
Acaso o seu pedido não é mesquinho, ou um pedido simplista?
Quando Deus apareceu em sonhos a Salomão, disse-lhe que ele pedisse o que quisesse que Ele faria. E Salomão pediu a Deus um coração sábio para julgar o povo de Deus. Então Deus lhe disse que, por ele não ter pedido riquezas e honras, nem a vida dos seus inimigos, que Ele lhe daria não só sabedoria, como riquezas e honra. Do que se infere que o pedido de Salomão foi agradável a Deus.
Davi, genitor de Salomão, deixou registrado no livro de Salmos seus vários pedidos a Deus. E em nenhum há pedido simplista (bobo), apesar da simplicidade (modéstia) deles. Nessa simplicidade, ele pediu:
Que Deus o guardasse dos crimes de sangue; que Deus o guiasse pela vereda da justiça, etc...
Eu também tenho feito muitos pedidos a Deus. Entre eles, que Ele me dê sabedoria, prudência, temperança, mansidão, sobriedade, humildade, lábios eruditos, a fim de falar com graça, para que dê graça aos que ouvem.
O apóstolo Tiago escreveu que, se alguém tiver falta de sabedoria, que peça a Deus, que lhe dará. Mas que peça com fé, não duvidando. Diz ainda, que existe a verdadeira sabedoria, vinda do alto, e uma sabedoria terrena, carnal e diabólica.
Salomão deixou registrado como alcançar sabedoria e conhecimento de Deus. E isso é o principal. Pois, com isso, as demais coisas serão possíveis.
Disse Jesus: “Buscai primeiro o reino dos céus e toda a sua justiça, e todas as coisas serão acrescentadas”. Mas também disse: “Buscai e encontrareis; batei, e abrir-se-vos-á; pedi e dar-se-vos-á.”
Portanto, não sejamos mesquinhos no pedir a Deus, e também não sejamos símplices (tolos) no pedir. Mas sejamos pródigos no obedecer, a fim de pedir e obter.
F/B Obidense II, Amazon River, 9:30 – morning
Por Oli Prestes
oliprest
Enviado por oliprest em 18/01/2015