Textos

CONVERTIDO OU CONVENCIDO ?
  CONVERTIDO OU CONVENCIDO ?

  No meio cristão existem aqueles que já foram convencidos por aquele que viria para isso, o Espírito Santo, mas existem uns que são “convencidos”, ou seja, “se acham “, embora ainda não tenham nem entendido o processo da conversão, nem aceito aquele e nem aquilo que poderia operar a conversão. E como podemos evidenciar isso? Vejamos:

Jesus, quando aqui esteve vivendo entre os homens e cumprindo o seu ministério, antes de ser assunto (elevado) aos céus, disse que: “Quando viesse o Espírito Santo, o Espírito da Verdade, Ele guiaria os crentes à toda a verdade, e convenceria o mundo da justiça, do juízo e do pecado”. Mas quem são os crentes e o mundo; também que é a verdade, a justiça e o pecado?

Entre os apóstolos de Jesus, havia um por nome Tomé. E quando Jesus ressuscitou e apareceu a uns discípulos, e estes deram ciência disso a Tomé, este disse: “Se eu não vir nas suas mãos o sinal dos cravos, e ali não puser o dedo, e não puser a mão no seu lado, de modo algum acreditarei.” Jo. 20:25. Ato seguinte: “Passados oito dias, estavam outra vez ali reunidos os seus discípulos, e Tomé, com eles. Estando as portas trancadas, veio Jesus, pôs-se no meio e disse-lhes: Paz seja convosco! E logo disse a Tomé: Põe aqui o dedo e vê as minhas mãos; chega também a mão e põe-na no meu lado; não sejas incrédulo, mas crente. Respondeu-lhe Tomé: Senhor meu e Deus meu! Disse-lhe Jesus: Porque me viste, creste? Bem-aventurados os que não viram e creram.” Jo. 20:26 a 29.  

   Assim, até hoje, o nome Tomé passou a ser significado de incredulidade e de quem duvida. E como crente aquele que crê, mesmo sem ver.

   Ora, Jesus fez referência a outro que viria, veja:    

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade; porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.” Jo. 16:13.  

  Quem é o Espírito da Verdade?    

Sendo Jesus A Verdade, logo, o Espírito da Verdade é o seu espírito.  

  E uma das tarefas do Espírito Santo, o Espírito da Verdade, seria convencer o mundo da justiça, do juízo e do pecado, veja:    

“Mas eu vos digo a verdade: convém-vos que eu vá, porque, se eu não for, o Consolador não virá para vós outros; se, porém, eu for, eu vo-lo enviarei. Quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, da justiça e do juízo”. Jo. 16:7 e 8.  

Mas que é o pecado? Veja:    

“Mas eu não conheceria o pecado se a lei não dissesse não cobiçarás”. Rm 7:7, p.parte. Logo, o pecado e transgressão da lei de Deus, na qual, entre outras leis, também diz “não cobiçarás”.  

Para um conceito mais fundamentado sobre o pecado, sugiro leitura do meu texto “o pecado”. Uma síntese sobre o tema.  

Por conseguinte, o Espírito da Verdade também convenceria o mundo, tanto da justiça, quanto do juízo. Que são eles? Vejamos:  

Diz o Salmista no salmo 119:172, ú, parte: “Os teus mandamentos são a justiça”.

    Então, quem convence o homem mundano sobre a justiça de Deus, os seus mandamentos,  é o Espírito Santo.    

Assim, se alguém ainda não foi convencido do dever de observar os mandamentos de Deus, o tal não mudou, ou seja, não é convertido, mas “convencido”, se “se acha” convertido.  

Mas, que é o mundo? A terra, como é conceito de alguns? Vejamos:  

Diz um texto bíblico: “Não ameis o mundo nem o que no mundo há. Se alguém ama o mundo, o amor do Pai não está nele”. Disse Jesus: “Se vós fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu. Mas porque eu vos escolhi do mundo, por isso o mundo vos odeia, porque primeiro me odiou a mim”. “Eu lhes tenho dado a tua palavra, e o mundo os odiou, porque eles não são do mundo, como também eu não sou.” Jo. 17:14.  

Também disse Jesus:

“O Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós.” João 14:17.  

Portanto, o mundo são as nações gentias, que não seguem os preceitos de Jesus. E no qual há muitos que, embora ainda não estejam andando segundo as regras de fé determinadas por Deus, se têm como crentes embora ainda que sejam incrédulos como Tomé; ou que pensam ser convertidos, sendo apenas “convencidos”.

Oli Prestes
Missionário    
oliprest
Enviado por oliprest em 10/02/2015
Alterado em 06/07/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr