Bíblia, a palavra de Deus?
Existe conceito preconceituoso no meio do povo de Deus, de que a bíblia é a palavra dele. Mas, eu não encontro nenhuma evidência disso nela. Aliás, o que eu encontro é que Jesus sempre se referiu a ela como escrituras. Outros autores dos livros bíblicos também. Vejamos:
“Perguntou-lhes Jesus: Nunca lestes nas Escrituras: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular? isto procede do Senhor e é maravilhoso aos nossos olhos” (Mt.21:42 RA)
“Respondeu-lhes Jesus: Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.” (Mt. 22:29 RA)
“Como, pois, se cumpririam as Escrituras, segundo as quais assim deve suceder?” (Mt.26:54 RA)
“Tudo isto, porém, aconteceu para que se cumprissem as Escrituras dos profetas. Então, os discípulos todos, deixando-o, fugiram.” (Mt.26:56 RA)
“Respondeu-lhes Jesus: Não provém o vosso erro de não conhecerdes as Escrituras, nem o poder de Deus?” (Mc. 12:24 RA)
“Todos os dias eu estava convosco no templo, ensinando, e não me prendestes; contudo, é para que se cumpram as Escrituras.” (Mc. 14:49 RA)
“E, começando por Moisés, discorrendo por todos os Profetas, expunha-lhes o que a seu respeito constava em todas as Escrituras.” (Lc. 24:27 RA)
“Então, lhes abriu o entendimento para compreenderem as Escrituras;” (Lc. 24:45 RA)
“Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim.” (Jo. 5:39 RA)
Os apóstolos também a nomearam de escrituras, veja:
“E disseram um ao outro: Porventura, não nos ardia o coração, quando ele, pelo caminho, nos falava, quando nos expunha as Escrituras?” (Lc.24:32 RA)
“Paulo, segundo o seu costume, foi procurá-los e, por três sábados, arrazoou com eles acerca das Escrituras,” (At. 17:2 RA)
“Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram, de fato, assim.” (At.17:11 RA)
“Nesse meio tempo, chegou a Éfeso um judeu, natural de Alexandria, chamado Apolo, homem eloquente e poderoso nas Escrituras.” (At.18:24 RA)
“... porque, com grande poder, convencia publicamente os judeus, provando, por meio das Escrituras, que o Cristo é Jesus.” (At.18:28 RA)
“O qual foi por Deus, outrora, prometido por intermédio dos seus profetas nas Sagradas Escrituras,” (Rm. 1:2 RA)
“Pois tudo quanto, outrora, foi escrito para o nosso ensino foi escrito, a fim de que, pela paciência e pela consolação das Escrituras, tenhamos esperança.” (Rm. 15:4 RA)
“... e que, agora, se tornou manifesto e foi dado a conhecer por meio das Escrituras proféticas, segundo o mandamento do Deus eterno, para a obediência por fé, entre todas as nações,” (Rm. 16:26 RA)
“Antes de tudo, vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu pelos nossos pecados, segundo as Escrituras,” (I Co. 15:3 RA)
“... e que foi sepultado e ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras.” (1 Coríntios 15:4 RA)
“ao falar acerca destes assuntos, como, de fato, costuma fazer em todas as suas epístolas, nas quais há certas coisas difíceis de entender, que os ignorantes e instáveis deturpam, como também deturpam as demais Escrituras, para a própria destruição deles.” (2 Pedro 3:16 RA)
A que referiu-se Jesus quando fez citação à verdade e à justiça? Veja!
“e conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (João 8:32 RA)
“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.” (Salmos 119:160 RA)
“Tu estás perto, Senhor, e todos os teus mandamentos são a verdade.” Salmos 119:151.
“A tua justiça é justiça eterna, e a tua lei é a própria verdade.” (Salmos 119:142 RA)
“A minha língua celebre a tua lei, pois todos os teus mandamentos são a justiça.” (Salmos 119:172 RA)
Portanto, eu concluo que a bíblia não é a verdade, nem a palavra de Deus, mas Escrituras. E que o texto onde Paulo, escrevendo a Timóteo, refere-se a escritura, pode não estar referindo-se a bíblia, mas a um texto que por ventura seja inspirado, o qual deve ter as prerrogativas ali enumeradas, quais sejam: útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça.
Assim, o texto deveria ser: “Toda Escritura inspirada por Deus é útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça, a fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” I Tm. 3:16 e 17.
E não que toda a Escritura é inspirada por Deus. Pois, na bíblia, ou nas Escrituras, encontramos história, cronologia, relatos; palavras de ímpios (como os amigos de Jó que foram se condoer dele, por ocasião do seu infortúnio); palavras de homens comuns e palavras de Satanás.
E se a bíblia fosse a palavra de Deus, ela seria Deus, pois um dos nomes dele é “A Palavra de Deus ou o Verbo de Deus” Ap. 19:13.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 28/02/2015
Alterado em 11/02/2018