Textos

QUANDO DEUS QUIS MATAR MOISÉS

Moisés escapou por pouco de ser morto por Deus. Não fosse a sua esposa, Zípora, ter cumprido o que Deus havia instituído para o povo de Israel como estatuto, Moisés, embora tendo sido comissionado por Deus para retirar o seu povo do Egito, teria sido morto.

Mas acaso alguma intenção de Deus é passível de não ser cumprida? Vejamos!

Quando Deus apareceu a Moisés no Monte Sinai, ele o comissionou para retirar o povo de Israel de sob o jugo de Faraó, dinasta daquele reinado. Mas quando Moisés retornava ao Egito, a fim de cumprir a ordem de Deus, veja o que aconteceu no caminho:

“Disse também o Senhor a Moisés, em Midiã: Vai, torna para o Egito, porque são mortos todos os que procuravam tirar-te a vida.  Tomou, pois, Moisés a sua mulher e os seus filhos; fê-los montar num jumento e voltou para a terra do Egito. Moisés levava na mão o bordão de Deus.  Disse o Senhor a Moisés: Quando voltares ao Egito, vê que faças diante de Faraó todos os milagres que te hei posto na mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir o povo.  Dirás a Faraó: Assim diz o Senhor: Israel é meu filho, meu primogênito. Digo-te, pois: deixa ir meu filho, para que me sirva; mas, se recusares deixá-lo ir, eis que eu matarei teu filho, teu primogênito. Estando Moisés no caminho, numa estalagem, encontrou-o o Senhor e o quis matar.  Então, Zípora tomou uma pedra aguda, cortou o prepúcio de seu filho, lançou-o aos pés de Moisés e lhe disse: Sem dúvida, tu és para mim esposo sanguinário. Assim, o Senhor o deixou. Ela disse: Esposo sanguinário, por causa da circuncisão.” Ex. 4:19 a 26.
Deus não cobrou Moisés quando lhe apareceu na sarça ardente, mas se interpôs no seu caminho, quando alguém poderia intervir no caso da sua omissão. Pois, quando Deus escolheu a Abrão como patriarca do seu povo, ele também lhe deu um estatuto para ele e a sua descendência. A saber, a circuncisão de todo macho nascido na sua casa ou comprado por dinheiro por ele. E, apesar do tempo decorrido na permanência do povo de Israel no Egito, isso não invalidou a aliança estabelecida por Deus entre si e Abraão.

Como vimos, Deus quis matar a Moisés por ter negligenciado a circuncisão em um de seus filhos, o que foi feito por Zípora, sua esposa, mesmo a contragosto dela, por não conhecer tal prática do povo de Israel, já que não devia descender dele.
oliprest
Enviado por oliprest em 30/03/2015


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr