Textos

A FAMÍLIA DE JESUS
Quando uma família descende de nobres, aqueles que descendem destes dizem com empáfia que pertencem ou se originam deles. Assim, os judeus dizem descender de Abraão, os evangélicos se dizem filhos de Deus, e todos esperam herdar as promessas das bênçãos proferidas para os que creem. Mas, quem é da família de Jesus?

À bem pouco tempo, ninguém que tivesse a tez não clara aqui no Brasil queria ser considerado descendente de negros, já que estes foram escravos. Entretanto, depois da lei de cotas para negros e pardos, muitos buscaram se dizer como tais, a fim de obter o favor da lei.

Ao tempo de Jesus, quando ele cumpriu o seu ministério terreno, houve uns religiosos que implicavam com ele, os quais se diziam seguidores de Moisés e filhos de Deus. Entretanto Jesus lhes contradisse, afirmando que eles tinham por pai o diabo. Mas, por que Jesus lhes disse isso? Vejamos:

“Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não está em vós. Eu falo das coisas que vi junto de meu Pai; vós, porém, fazeis o que vistes em vosso pai. Então, lhe responderam: Nosso pai é Abraão. Disse-lhes Jesus: Se sois filhos de Abraão, praticai as obras de Abraão. Mas agora procurais matar-me, a mim que vos tenho falado a verdade que ouvi de Deus; assim não procedeu Abraão. Vós fazeis as obras de vosso pai. Disseram-lhe eles: Nós não somos bastardos; temos um pai, que é Deus. Replicou-lhes Jesus: Se Deus fosse, de fato, vosso pai, certamente, me havíeis de amar; porque eu vim de Deus e aqui estou; pois não vim de mim mesmo, mas ele me enviou. Qual a razão por que não compreendeis a minha linguagem? É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra. Vós sois do diabo, que é vosso pai, e quereis satisfazer-lhe os desejos. Ele foi homicida desde o princípio e jamais se firmou na verdade, porque nele não há verdade. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira. Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus. Responderam, pois, os judeus e lhe disseram: Porventura, não temos razão em dizer que és samaritano e tens demônio? Replicou Jesus: Eu não tenho demônio; pelo contrário, honro a meu Pai, e vós me desonrais. Eu não procuro a minha própria glória; há quem a busque e julgue. Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente. Disseram-lhe os judeus: Agora, estamos certos de que tens demônio. Abraão morreu, e também os profetas, e tu dizes: Se alguém guardar a minha palavra, não provará a morte, eternamente. És maior do que Abraão, o nosso pai, que morreu? Também os profetas morreram. Quem, pois, te fazes ser? Respondeu Jesus: Se eu me glorifico a mim mesmo, a minha glória nada é; quem me glorifica é meu Pai, o qual vós dizeis que é vosso Deus. Entretanto, vós não o tendes conhecido; eu, porém, o conheço. Se eu disser que não o conheço, serei como vós: mentiroso; mas eu o conheço e guardo a sua palavra. Abraão, vosso pai, alegrou-se por ver o meu dia, viu-o e regozijou-se. Perguntaram-lhe, pois, os judeus: Ainda não tens cinquenta anos e viste Abraão? Respondeu-lhes Jesus: Em verdade, em verdade eu vos digo: antes que Abraão existisse, EU SOU. Então, pegaram em pedras para atirarem nele; mas Jesus se ocultou e saiu do templo.” Jo. 8:37 a 59.

Desse texto queremos destacar estes:

“É porque sois incapazes de ouvir a minha palavra.” “Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes? Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus”.

Quando Jesus faz referência a sua palavra, ele reporta-se a sua lei ou mandamentos, o decálogo, o qual é A Verdade. Sl. 119:142, 151, 160; A Justiça. Sl. 119:172; O caminho. Ml. 2:8; O Amor. I Jo. 5:3. A Luz e A lâmpada. Pv. 6:23. A Vida. Jo. 12:50.

Assim, Jesus falava a Verdade (a sua lei) aos seus contemporâneos religiosos, mas eles não aceitavam, embora se dissessem seguidores de Moisés.

Ainda hoje os seguidores do judaísmo têm a Abraão como o seu patriarca, como os evangélicos tem a Jesus como o seu Senhor, embora nem um nem outro cumpram o decálogo, que é a palavra de Deus.

Outrossim, Jesus disse quem é a sua família, veja:

“Porque qualquer que fizer a vontade de meu Pai celeste, esse é meu irmão, irmã e mãe.” Mt. 12:50.  
“Portanto, qualquer que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe.” Mc. 3:35.

Logo, a família de Jesus são os obedientes a Deus. Mas, obedientes a quê?

Nesse texto citado anteriormente diz:

“Se vos falo a verdade por que não me credes”? Donde se conclui que Jesus falava a sua lei, que é a sua verdade, aqueles religiosos. E eles, embora examinassem as escrituras, como hoje os evangélicos também o fazem, não obedeciam a palavra de Deus, o decálogo. Assim, não é sem razão que diz o apóstolo Paulo numa de suas epístolas, cartas doutrinárias, de mulheresinhas carregadas de pecado, que aprendem sempre, mas não chegam ao conhecimento da verdade." II Tm. 3:7. Ou seja, não guardam os mandamentos.

Mas ainda que alguém ainda não faça parte da sua família, a vontade de Jesus é que todos obtenham o seu conhecimento ou o conhecimento da verdade, a fim de receber o “Vinde benditos de meu Pai”, por ocasião da sua vinda. Pois ele, por seu espírito, diz que “Nisto sabemos que o conhecemos: Se guardamos os seus mandamentos.” E que “aquele que diz: Eu o conheço mas não guarda os seus mandamentos é mentiroso, e nele não está a verdade." I Jo. 2:2 e 3.

E a alguns ele dirá por ocasião da sua vinda: “Não vos conheço, apartai-vos de mim malditos...”

Portanto, aceite a palavra de Deus, a sua Verdade, a fim de poder pertencer a sua família, antes que o pai de família feche a porta da graça. Pois, depois disso, nenhuma adoção será possível.

Oli Prestes
Missionário

(093)99190-6406

oliprest
Enviado por oliprest em 16/05/2015
Alterado em 15/01/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr