Textos

PARA VIVER SEGURO
PARA VIVER SEGURO

É possível viver seguro nesse mundo sem segurança? Por que muitos sucumbem mesmo estando deitados dormindo em seus lares? É bala perdida, é sequestro, é assalto, é acidente. Pois saiba que é possível, e vou demonstrar como.

Eu já falei sobre segurança no texto que intitulei “Viva seguro”, o qual eu sugiro como leitura, já que faz parte do tema. E agora vou falar em segurança sobre outro aspecto.

Diariamente tem sido publicado na web vídeos sobre fatos ocorridos com as pessoas que vivem inseguras. Além de terem seus pertences, como celular, tabletes, smartphones roubados, ainda são vítimas de violência dos seus agressores. Por que isso acontece?

Há quem viva dizendo que Deus está na direção, que ele não nos abandona, que ele está sempre com os seus olhos sobre nós e segurando nas nossas mãos, mas enganam com essa falácia os desavisados sobre o que Deus requer para que vivamos seguros.
Salomão, inspirado por Deus, disse: “Quem anda em integridade anda seguro”. Pv. 10:9, p.parte.

Mas como andar em integridade? Obedecendo a tudo o que Deus determina para o seu povo, a começar pela sua justiça e verdade, a qual é escudo e broquel, conforme Sl. 91:4.

Todos os que são de Deus tem um anjo à sua frente, e um anjo do Senhor acampa ao seu redor, “porque um anjo do Senhor acampa ao redor dos que os temem, e os livra”. Sl. 34:7. “Mas o mundo jaz no maligno.” I Jo. 5:19. Por isso os que sucumbem é porque não estavam protegidos com o capacete da salvação, o escudo da fé, a espada do espírito e as botas do evangelho da paz, dos quais fala Paulo em uma de suas epístolas.

Além disso, porque não agem como mandou Jesus: “Sede simples como as pombas e prudentes como as serpentes.” Mt. 20:16. Assim, vivem ostentando ou de modo imprudente. Adquirem objetos caros para o uso da comunicação e os ostentam publicamente, não atentando para as ocorrências diárias de roubos e furtos deles divulgado na mídia. São quais crianças querendo mostrar os seus brinquedos novos. E assim se expõem ao perigo.

Outrossim, mesmo aqueles que se dizem tementes a Deus, não se recomendam a ele, buscando a sua proteção diariamente, mostrando que dependem dele para andar e viver seguro. E então reclamam das autoridades, como se elas fossem divinas e pudessem livrá-los de eventual adversidade, como um anjo pode fazer pelos que são tementes a Deus.

Na prudência ordenada por Jesus  se inclui o uso de equipamentos de segurança, como botas, luvas, máscaras, capacetes, cintos de segurança; cautela no manuseio de equipamentos que possam ocasionar ferimentos e lesões, e até morte mesmo; também não ultrapassar os limites de velocidade previstos para cada via pública; não se dar por seguro, porque pensa que Deus é consigo. Usar corretamente os sinais luminosos quando dirigindo, e não confiar demasiadamente nos sinais luminosos das vias públicas. Estar sempre atento as ações dos outros usuários das vias e não deixar de atentar para os sinais, sejam verticais, sejam horizontais delas; além de não descuidar de dar preferência as pessoas que as utilizam, como idosos, cadeirantes e crianças que trafegam pelas pistas de rolamento, por falta de acesso ou impedimento para utilizá-las.

Se cercar de todos os cuidados dentro das casas, para que crianças e idosos não sejam vítimas, por falta de cuidado e falta de segurança no uso de tomadas e fogões, bem como com pisos escorregadios, etc. O número de idosos que sofrem lesões e morte por falta de cuidado com piso molhado, pisos sem antiderrapante e falta de corrimão nas escadas e paredes, é muito grande. E Deus poderá cobrar no juízo esse descuido, ou a pretensão de apresentar uma casa que agrade aqueles que hoje são capazes, por estarem com os seus órgãos aptos e poderem se equilibrar e suster, mesmo que os pisos sejam escorregadios. Colocação de panos, capachos e tapetes não emborrachados provocam quedas com possíveis fraturas e lesões, principalmente em pessoas que não tenham capacidade de se locomover, além da falta de emborrachados nas salas de banho ou em banheiros e até a falta de corrimão para ajudar aos idosos a utilizar os vasos sanitários. Lages sem proteção ou sobrados sem mureta de proteção tem causado a morte e incapacidade de locomoção em milhares.

Segundo um dito popular antigo “canja de galinha e prudência não faz mal a ninguém”. O primeiro pode até fazer, se tomado em excesso, mas o segundo não. Pois, como diz outro provérbio popular, “o seguro morreu de velho, mas o desconfiado ainda existe”.

Portanto, é possível viver seguro, embora que só os cuidados com segurança não sejam suficientes. Pois, como diz um texto bíblico “...se o Senhor não guardar uma cidade, em vão vigiam as sentinelas”. Sl. 127:1.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 23/08/2015
Alterado em 07/05/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr