Textos

FANATISMO RELIGIOSO
Será que só as pessoas de pouca instrução estão sujeitas a serem religiosas fanática ou pessoas de graus elevados do ensino secular também? Que é fanatismo? Veja se você também pode está incluído no rol dos fanáticos.

Certa vez um colega de serviço me disse que nós precisamos acreditar em alguma coisa. Ao que eu lhe respondi que se ela estivesse com sede e mandasse uma galinha lhe trazer um copo com água, se isso iria acontecer só porque ela achava que tinha fé e que a sua fé poderia fazer isso acontecer.

Por causa de uma expressão de Jesus, que disse: “Se tiverdes fé como um grão de mostarda direis a este monte, arranca-te daqui e planta-te no mar, isso aconteceria”, alguns pensam que o crer comum é a fé superior. Mas ele também disse que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra de Deus. Entretanto é preciso que se considere que, se alguém for a um médico, por causa de algum problema de saúde, e ele lhe orientar para fazer uso de determinada medicação, mas o paciente não tomar o medicamento receitado ou fizer de modo diferente do receitado, acaso ele poderá ficar curado? Dificilmente. Do mesmo modo é  a fé. Quando o texto de Jesus diz que a fé vem pelo ouvir e ouvir a palavra e Deus, quer dizer que é necessário dar ouvidos à palavra de Deus. E isso não quer dizer que é dar ouvido a bíblia ou escrituras. A palavra de Deus são os seus mandamentos ou a sua lei, conforme Sl. 119:160, 151 e 142.

O crer é uma coisa e a fé é outra. É possível crer independentemente de ser crente ou religioso, como é possível que, mesmo sendo crente, ser incrédulo, como Tomé, um dos discípulos de Jesus.

Então a fé superior, que opera maravilhas, é obtida como dom divino aos que são tementes a ele, ou seja, que dão ouvidos a sua palavra, que praticam os seus mandamentos, diferentemente de prodígio, que pode ser feito até por pessoas embusteiras, que usam de expedientes fraudulentos ou poder das trevas para fazer coisas que causem admiração e espanto. Como Elimas, o mágico do tempo de Paulo.

O dicionário define fanatismo como uma pessoa que se considera elevado espiritualmente, inspirado. E também como alguém que segue uma religião cegamente. É o que acontece com aqueles que recebem um pacote onde o que lhe repassa diz ter determinada importância em dinheiro, mas, acreditando no outro, não confere para confirmar.

A bíblia está cheia de textos sobre não acreditar em tudo, como disse Jesus, que “maldito é o homem que confia no outro”. Também que não devemos nos fiar nem no amigo. Textualmente diz: “Não creiais no amigo, nem confieis no vosso guia; daquela que repousa no teu seio guarda as portas da tua boca  Mq. 7:5.

Ora, quem são os guias, por ventura não são os bispos, sacerdotes, pastores, rabinos, etc...?

Desse modo, muitos seguem a religiões por histórias que ouvem, contos de prodígios, de aparições; como de uma imagem que, por alguém ter inventado uma fábula sobre ela, passou a ser cultuada e adorada como “aparecida”, embora os prodígios que dizem ter obtido por causa de uma pretensa fé na tal imagem não possam ser comprovados, posto que nunca acontece diante dos olhos de alguém ou mesmo que acontecesse, contraria o que Deus manda: não fazer imagem de escultura, não adorar, não cultuar e não se prostrar diante dela.

Outros alegam que “o meu pai e a minha mãe nasceu nessa e morreu nessa”, referindo-se a uma organização religiosa, “e eu nasci nessa e vou morrer nessa.” Enquanto que Deus diz: “Não sejais como vossos pais, nação rebelde que não deu ouvido a minha voz”. “Não andai segundo o costume dos povos.” “Santificai-vos (separai-vos).” “Sede santos como eu, o vosso Deus, sou santo.”

Muitos até acompanham nas suas bíblias as postulações dos seus líderes e pastores, mas por não cumprirem o que Deus manda como pré requisitos para alcançar sabedoria e conhece-lo, acaba não entendendo e seguindo fanaticamente ou cegamente falsas doutrinas de homens corruptos e desviados da verdade.

Assim, mesmo pessoas de grau elevado, como doutores, advogados, juízes, etc., seguem fanaticamente a religião que  nenhum bem lhes faz.

Conheço pessoas tidas como ilustres, que seguem procissões nas quais são carregadas imagens do que nomeiam de “santos”. Embora Deus diga que nada sabe quem carrega imagens em procissões e roga a um deus que não pode salvar. Portanto, esses são fanáticos.

Mas, invertendo valores, atribuem fanatismo àqueles que são zelosos quanto ao seu comportamento religioso, obedecendo de coração a doutrina bíblica deixada por Deus para um povo de boas obras. Esses obedientes, tementes e zelosos também são tidos por fanáticos por aqueles que se têm como religiosos seguidores de falsos mestres.

Pense nisso! Também confira a doutrina que lhe foi proposta, se ela é bíblica. Cuidado com os falsos mestres! E ouça o que diz o Espírito Santo por João em uma de suas epístolas: “Filhinhos, acautelai-vos dos ídolos”.
Oriximiná-PA, 24/08/2015
Por Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 24/08/2015
Alterado em 17/08/2019


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr