Ingratidão
O que leva o ser humano a ser ingrato e a não reconhecer os benefícios feitos por alguém para si? Como é possível ser assim? A ingratidão que hoje há, já havia sido prevista a milhares de anos.
Conforme o que o Espírito Santo revelou a Paulo, e este registrou em uma de suas epístolas, neste tempo os homens seriam, entre outras coisas, ingratos. Isso lhe foi revelado há quase dois mil anos. Então naquele tempo o ser humano não tinha chegado ao estágio de hoje, pois, o mesmo espírito disse que viriam tempos difíceis. Vejamos o texto na íntegra:
“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” II Tm. 3:1-5.
O próprio Jesus sofreu isso na pele. E não foi de outro senão de um dos seus apóstolos, o qual o traiu e entregou para os inimigos dele, aqueles que o invejavam, os quais eram os principais sacerdotes, príncipes do povo judeu.
E, conforme estava profetizado no livro de Salmos, “Até o meu amigo íntimo, em quem eu confiava, que comia do meu pão, levantou contra mim o calcanhar.” Sl. 41:9.
Esse comportamento é reprovado por Deus, e nivela o que isso fizer aos demais relacionados por Paulo na sua epístola (carta doutrinária) a Timóteo.
Quando eu pertenci a uma organização religiosa na qual eu aceitei a Jesus na minha infância, eu tive a oportunidade de estender a mão para alguns que também pertenciam à mesma. Dentro das minhas limitações, mas de acordo com o que Deus me dava, eu cedi terras para um, alimentei a outros, dei meu aval para alguns adquirirem bens, etc. Mas quando Deus me mandou sair do meio deles, porque, segundo Ele, lá houve incredulidade, desobediência e blasfemação, alguns se voltaram contra mim de modo rude. E além de me difamarem, também não me devolveram bens que eu havia cedido a eles. Um deles, a quem cedi um imóvel para morar, chegou à cidade onde eu residia, sem emprego e sem ter onde morar, e eu provi as duas coisas para ele, dando-lhe ocupação e cedendo um lote de terra onde ajudei a construir uma casa para ele morar.
Recentemente eu fui fazer um retiro espiritual em um sítio de um deles. E fui porque eu não imaginava que esse também tivesse se voltado conta mim quando eu saí do meio deles. O tal era casado com uma pessoa que era membro daquela organização na época em que eu também pertencia à mesma. E embora ele não fosse membro daquela entidade religiosa na ocasião, foi favorecido pelas minhas mãos. Quando nós estávamos conversando com essa pessoa durante o nosso retiro, o Espírito Santo usou o vaso que nos acompanhava e disse que o mesmo havia se posicionado a favor do que se apropriou do meu imóvel, dizendo que o imóvel que eu havia cedido ao outro agora lhe pertencia. E o vaso falou isso na cara dele, o qual ficou sem nada dizer. Depois, no dia seguinte, eu ainda lembrei a ele isso, o qual não teve o que me dizer.
Por que isso acontece? Penso que por falta do Espírito de Deus. Pois Jesus disse que do modo como queremos que os homens nos tratem devemos também trata-los.
Ora, eu havia estendido a mão para ele embora ele nem pertencesse à irmandade, então ele não deveria agir de modo ingrato como agiu.
Hoje essa pessoa, que depois aderiu àquela organização religiosa, está vivendo grande perturbação na família, a ponto de cogitar em uma ação tresloucada. Oramos por ele e lhe dei algumas orientações. Ele disse ter se sentido reconfortado e menos angustiado.
Deus promete entregar os nossos inimigos feridos diante de nós se formos obedientes aos seus mandamentos, conforme Dt. 28:7. O Espírito diz por Paulo: “. . . se o teu inimigo tiver fome, dá-lhe de comer; se tiver sede, dá-lhe de beber; porque, fazendo isto, amontoarás brasas vivas sobre a sua cabeça.” Rm. 12:20.
É de lamentar, mas Deus irá recompensar a cada um segundo as suas obras.
Oriximiná-PA, 12/09/2015
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 12/09/2015
Alterado em 22/05/2017