Textos

Quem não nascer da água e do espírito...
Jesus disse a um mancebo que lhe procurou ocultamente, que “aquele que não nascer da água e do espírito de maneira nenhuma poderá ver o reino de Deus”. Acaso Jesus estava se referindo ao batismo de imersão nas águas? Nunca! Vejamos por que.

Jesus mandou pregar o evangelho a toda criatura, dizendo que “quem crer e for batizado será salvo, quem não crer será condenado”. Assim, já que ele mandou pregar o evangelho, quem crer deve crer no evangelho. Por conseguinte, a condicionante para entrar no reino de Deus é crer no evangelho e ser batizado. Logo o batismo tem que vir obrigatoriamente após o crer, não antes.

Acontece que, se tanto a pessoa que pretende anuncia-lo quanto o ouvinte se não souberem o que é o evangelho, ambos não poderão cumprir a ordenança de Jesus ou fazer de modo divergente ao que Ele ordenou. Como pensar que o crer é na pessoa de Jesus como salvador ou o batismo tem que ser tão logo o ouvinte declare aceita-lo. Isso é incorreto, e vamos evidenciar as provas nas Sagradas Escrituras.
Apesar de constar na bíblia que o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que nele crer, isso não quer dizer que o poder de Deus seja uma força invisível e nomeado de evangelho e que salva a alguém.

As coisas espirituais não podem ser entendidas pelo homem natural. Quem é espiritual discerne bem todas as coisas, e de ninguém ele é discernido.

Apesar de já termos elaborado um trabalho sobre o evangelho, e que é composto de um artigo e um questionário, queremos afirmar que o evangelho, o qual tem dezessete nomes na bíblia, é os dez mandamentos, pelos quais irá Deus julgar tanto o seu povo quanto o mundo. Sugerimos a leitura do nosso texto em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/563136.

Na proposta de Jesus para o mancebo que lhe procurou em oculto à noite, devido ser príncipe dentre os judeus contemporâneos de Jesus, e, possivelmente para não ser censurado por eles, Jesus lhe disse que “quem não nascer da água e do espírito, de maneira nenhuma poderá ver o reino de Deus”. Assim, ele não falou de água, como um dos quatro elementos, mas se referiu à sua palavra, que toma o nome de “a água”.

Na epístola de Paulo aos Efésios, ele diz que a mulher igreja é purificada pelo lavar da água, pela palavra. Ef. 5:26. Portanto a palavra de Deus, a qual é A Verdade, Sl. 119:160, é á água limpa, mencionada por Paulo em outro texto seu. E isso já havia sido concedido pelo espírito a um dos salmistas, que disse: “Como purificará o mancebo o seu caminho”? Observando-o segundo a tua palavra. Sl. 119:9.
Outrossim, Jesus disse ao mancebo que é necessário nascer do espírito. Que isso quer dizer? Disse Jesus em certa ocasião: “As palavras que vos falo são espírito e vida”. Mas elas não eram as palavras como parábolas ou todas as palavras que ele falava. Ele se referia ao decálogo, o qual é chamado de a Tua palavra na bíblia. Sl. 119:160. Pois, segundo vários textos bíblicos, é por elas que alguém pode ser vivificado, ou seja, é tornado vivo. Sl. 119:107. Pois todos pecaram e destituídos foram da glória de Deus. Ela é nomeada por Paulo na sua epístola aos Romanos de “A lei do Espírito de Vida”, o qual é um dos nomes da lei de Deus, dentre dezessete nomes dados a ela.
Entretanto muitos estão invertendo a ordem dada por Jesus e submetendo aos ouvintes a um banho a que nomeiam de batismo, com a pretensão de limpá-los dos seus pecados, enquanto que Pedro, ou melhor, o Espírito Santo por Pedro diz que o batismo não propicia lavagem do pecado, mas a inquirição da consciência para com Deus. Leia também o meu texto “Arrependimento, conversão e batismo” em www.recantodasletras.com.br/artigos/566676

E, arrematando o que foi alinhavado, diz ainda João na sua primeira epístola universal que os nascidos de Jesus são os que praticam a justiça. I Jo. 2:29. E, segundo a bíblia, a justiça de Deus são os seus mandamentos. Veja: “Todos os teus mandamentos são a justiça”. Sl. 119:172, u. parte.

Há organização religiosa que, pretendendo limpar as crianças do seu “pecado original”, as batiza ainda na idade infantil, quando elas não podem crer nem decidir, forçando uma condição que não produz nenhum efeito prático, já que tem que crer para ser batizado; e crer no evangelho, o qual é poderoso para salvar, se ele for aceito e cumprido conforme os preceitos divinos.

Muitos têm tomado banho de aspersão e imersão, embora continuem tão sujos como quando nasceram, porque ainda não foram limpos pela água pura: A palavra de Deus ou o Evangelho da Graça de Deus, o decálogo.
Oriximiná-PA, 13/09/2015
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/09/2015
Alterado em 22/05/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr