Que fazer ?
Que fazer para conseguir convencer a quem eu tenho ido com o evangelho, de que o caminho que tem sido proposto a eles como o caminho para o céu não lhes levara ele? Que o que as “igrejas” estão vivendo é uma grande ilusão. E que se faz necessário dar meia volta, já que o caminho para o céu é para cima, não para baixo.
Sabe, eu tenho sentido muita tristeza, por causa do que vejo no meio religioso evangélico. Multidões seguindo a falsos mestres, e “achando” que estão no caminho certo. O número de religiosos evangélicos tem aumentado, e isso é um modo de achar que o evangelho está sendo anunciado e progredido no meio gentio. Os “convencidos” se tem como convertidos, e pretendem também convencer a outros do seu modo de acreditar.
Isso me faz pensar no que disse Jesus, de que muitos viriam no nome dele, dizendo eu sou o Cristo, e que enganariam a muitos.
Surpreende-me o fato de que no período em que Noé preparava a arca para escapar do dilúvio, ninguém se converteu. Nem seus irmãos, nem sobrinhos, nem primos, nem amigos, nem vizinhos, ninguém. Acaso ele não tinha capacidade de convencimento ou já a porta da graça havia fechado para aquela geração?
Hoje, embora cresça o número de religiosos evangélicos, o número de convertidos parece que diminui. É que “igrejas” que no princípio da sua manifestação como organização religiosa detentora do evangelho, fazia apologia a verdade de Deus, a justiça de Deus, ao amor de Deus, mas, hoje, pensa que a salvação é uma dádiva sem que o pecador obedeça às regas propostas por Jesus para a sua salvação. E, como me disse uma evangélica da IASD, eu vou ser salva não por guardar os mandamentos, mas pelos
méritos de Cristo. Apesar de que diz um salmista “Me deste uma lei que me salva”. Sl. 71:3.
Parece que o temor de alguns em que os candidatos à salvação não permaneçam na busca da perfeição e os deixe, os leva a alargar a porta da qual disse Jesus ser estreita.
Ora, quando Jesus disse que ele era o caminho, ele não estava se referindo a ele como pessoa física, pois, como alguém pode entrar por outra pessoa? Mas se referia a sua pessoa jurídica, a sua palavra ou os seus mandamentos, os quais são também a sua lei, e que corresponde ao caminho, cfe. Ml. 2:8, a verdade, cfe. Sl. 119:142, ú.parte, e a vida, cfe. Jo. 12:50 ou ainda ao seu amor, cfe. I Jo. 5:3.
Muitos dos meus amigos e parentes e até filhos e netos tem ouvido e lido o que tenho divulgado sobre o que Deus me tem dado saber sobre a salvação. Mas pouquíssimos me tem dado crédito, achando que deliro, que sou fanático, que sou rebelde, que sou judeu, que sou adventista, etc.
Mesmo alguns que me tiveram como irmão de fé, hoje duvidam que eu fui escolhido e nomeado para trazer à luz as coisas que estava como que velado aos olhos de muitos. E, assim, também não aceitam aquilo que poderia salvá-los.
A salvação é coisa muito difícil, e, como disse Jesus, “porfiai por entrar pela porta estreita, porque estreita é a porta e apertado o caminho que leva a salvação, e larga é a porta e espaçoso o caminho que leva à perdição, e muitos seguem por ele”.
Muitas mensagens que tenho divulgado até recebem “curtidas” e “compartilhamentos” dos meus “amigos”, mas acaso são postas em práticas por quem diz concordar, curtir e compartilhar? Dificilmente.
Mas, diria alguém: “eu tenho a minha “igreja’ e o meu pastor ou o Senhor é o meu pastor, ou eu já sou crente, etc. Então fique sabendo que Deus colocou no seu ministério apóstolos, pastores, profetas, evangelistas, socorros, governos, etc., e a justa operação de cada parte é que faz o corpo crescer para chegar a medida da estatura de Cristo, a homem feito. E este, nessa condição, pode e deve ser incorporado ao ministério.
Apesar de que o que vermos são “crianças” (neófitos) nos postos que deveriam ser ocupados por homens doutos.
É com tristeza e pesar que escrevo isso. Pois as obras e falas dos pretensos obreiros denuncia que ainda são crianças no entendimento, apesar de que alguns já são tidos como formados em ciências retransmitidas pelas escolas seculares ou são tidos como mestres por terem cursado teologia, apesar de que, não raro, não sabem o que afirmam e divulgam.
Não importa, tenho que fazer aquilo para o qual eu fui chamado, escolhido e nomeado. O convencimento é tarefa do Espírito Santo. Pois disse Jesus que, quando o Espírito Santo viesse, ele convenceria o mundo da justiça, do juízo e do pecado.
Jesus também falou que os seus discípulos estariam tristes enquanto que o mundo se alegraria. A mulher está começando a sentir as dores de parto. Ou seja, as dores para dar a luz aos seus filhos, como eu o faço agora. Mas, como disse Jesus no caminho para o gólgota, “ai das que estiverem grávidas e das que amamentarem naqueles dias”. Sobre isso eu escrevi e expliquei no texto que compus com o título “Ai dessas mulheres”.
Portanto, cada um receberá conforme as suas obras.
Manaus-AM, 28/10/2015
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 28/10/2015
Alterado em 22/05/2017