Textos

O descanso da terra
Porventura a terra se cansa? Deus deu ordem ao seu povo para que desse descanso periódico à terra. A ciência comprova a ordem de Deus, através do vazio sanitário ou pousio.

Quando Deus deu as leis ao povo de Israel através de Moisés, entre elas ele também deu a do descanso da terra. Essa lei consistia em deixar a terra descansar por um ano após seis de cultivo, veja:

“Fala aos filhos de Israel e dize-lhes: Quando entrardes na terra, que vos dou, então, a terra guardará um sábado ao Senhor. Seis anos semearás o teu campo, e seis anos podarás a tua vinha, e colherás os seus frutos. Porém, no sétimo ano, haverá sábado de descanso solene para a terra, um sábado ao Senhor; não semearás o teu campo, nem podarás a tua vinha. O que nascer de si mesmo na tua seara segarás e as uvas da tua vinha podada não colherás; ano de descanso solene será para a terra. Mas os frutos da terra em descanso vos serão por alimento, a ti, e ao teu servo, e à tua serva, e ao teu jornaleiro, e ao estrangeiro que peregrina contigo; e ao teu gado, e aos animais que estão na tua terra, todo o seu produto será por mantimento.” Lv. 25:2 a 7.

E a não observância dessa ordenança levou Deus a punir o seu povo, veja:

“Mas, se me não ouvirdes e não cumprirdes todos estes mandamentos; se rejeitardes os meus estatutos, e a vossa alma se aborrecer dos meus juízos, a ponto de não cumprir todos os meus mandamentos, e violardes a minha aliança, então, eu vos farei isto: porei sobre vós terror, a tísica e a febre ardente, que fazem desaparecer o lustre dos olhos e definhar a vida; e semeareis debalde a vossa semente, porque os vossos inimigos a comerão. Voltar-me-ei contra vós outros, e sereis feridos diante de vossos inimigos; os que vos aborrecerem assenhorear-se-ão de vós e fugireis, sem ninguém vos perseguir. Se ainda assim com isto não me ouvirdes, tornarei a castigar-vos sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Quebrantarei a soberba da vossa força e vos farei que os céus sejam como ferro e a vossa terra, como bronze. Debalde se gastará a vossa força; a vossa terra não dará a sua messe, e as árvores da terra não darão o seu fruto. E, se andardes contrariamente para comigo e não me quiserdes ouvir, trarei sobre vós pragas sete vezes mais, segundo os vossos pecados. Porque enviarei para o meio de vós as feras do campo, as quais vos desfilharão, e acabarão com o vosso gado, e vos reduzirão a poucos; e os vossos caminhos se tornarão desertos. Se ainda com isto não vos corrigirdes para volverdes a mim, porém andardes contrariamente comigo, eu também serei contrário a vós outros e eu mesmo vos ferirei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Trarei sobre vós a espada vingadora da minha aliança; e, então, quando vos ajuntardes nas vossas cidades, enviarei a peste para o meio de vós, e sereis entregues na mão do inimigo. Quando eu vos tirar o sustento do pão, dez mulheres cozerão o vosso pão num só forno e vo-lo entregarão por peso; comereis, porém não vos fartareis. Se ainda com isto me não ouvirdes e andardes contrariamente comigo, eu também, com furor, serei contrário a vós outros e vos castigarei sete vezes mais por causa dos vossos pecados. Comereis a carne de vossos filhos e de vossas filhas. Destruirei os vossos altos, e desfarei as vossas imagens do sol, e lançarei o vosso cadáver sobre o cadáver dos vossos deuses; a minha alma se aborrecerá de vós. Reduzirei as vossas cidades a deserto, e assolarei os vossos santuários, e não aspirarei o vosso aroma agradável. Assolarei a terra, e se espantarão disso os vossos inimigos que nela morarem. Espalhar-vos-ei por entre as nações e desembainharei a espada atrás de vós; a vossa terra será assolada, e as vossas cidades serão desertas. Então, a terra folgará nos seus sábados, todos os dias da sua assolação, e vós estareis na terra dos vossos inimigos; nesse tempo, a terra descansará e folgará nos seus sábados. Todos os dias da assolação descansará, porque não descansou nos vossos sábados, quando habitáveis nela.“ Lv. 26:14 a 35.

A ciência agronômica tem estabelecido regra de pousio ou vazio sanitário como solução para evitar a ocorrência de algumas pragas de lavouras, como a ferrugem asiática da soja.

Algumas culturas, como a da mandioca, esgota a terra rapidamente, forçando seus cultivadores a mudar de área ou a aplicar adubos químicos e a fazer calagem, a fim de que ela continue a produzir.

Se houvesse obediência às ordens dadas por Deus, certamente que a terra não estaria cansada, e como um paciente em estado terminal.
Mas a ambição e a avidez por ganho e lucro tem levado o ser humano a cansar não só a terra, mas a Deus, razão porque ele irá sacudir dela os seus moradores.

Ferryboat Obidense – Amazon River

Leia também "Razões para santificar o sábado", em http://www.recantodasletras.com.br/artigos/5075771
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 31/10/2015
Alterado em 22/05/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr