DESCONFIE DO PILOTO
Foi triste para muitos, desesperador para alguns, fatal para outros o que aconteceu com os tripulantes e passageiros do Boing 737-200 da VARIG, no dia 27 de agosto de 1989. O avião, que fazia o percurso Marabá/Belém, depois de levantar vôo daquela cidade deveria pousar em Belém do Pará após quarenta minutos de vôo, e acabou caindo na região do Mato Grosso, por falta de combustível, após mais ou menos duas horas de vôo.
Segundo investigações das autoridades competentes, houve, no mínimo, por parte do piloto e copiloto, imperícia, imprudência ou dolo na condução do aparelho sinistrado. E o erro teve como causa má interpretação do plano de vôo. Um número aparentemente sem valor, o "0", levou o piloto a se dirigir para 270 graus de um pólo, quando deveria ser 27, não obstante o comandante da aeronave possuir 13 anos como piloto, e milhares de horas de vôo. Um aparente pequeno erro acabou em grande tragédia.
Nesta vida, também, estamos numa viagem. O plano de vôo ou do percurso foi elaborado pelo grande planejador - o criador do universo. Cabe ao piloto interpretar corretamente o plano elaborado, pedindo ao planejador a devida orientação para a convicção de que está indo no rumo certo. Muitos estão confiantes de que estão na rota certa, confiantes em si mesmos, mas o fim pode não ser o desejado.
Examine o plano de vôo: a Bíblia Sagrada; identifique o rumo a seguir: os céus; corrija a rota, se necessário: seus caminhos nesta vida (procedimento e fé).
Os passageiros tomaram um avião para Belém do Pará, junto com piloto e tripulantes, e acabaram mui longe do fim desejado. Confiaram no piloto e se deram mal. Como respondeu uma aeromoça sobrevivente a um repórter: nós não costumamos perguntar nada ao piloto. Ele sabe o que deve ser feito. Sabe mesmo? O piloto falhou na execução do plano. Para os que morreram não mais existe esperança. Mas, para você que me lê, e que, portanto, vive, sim. Então pense nisso:
Disse o planejador (Jesus):
- "Aquele que me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida." Jo. 8:12.
- "Eu Sou o caminho, e a verdade e a vida, e ninguém vem ao Pai a não ser por mim." Jo. 14:6.
- "Estreito é o caminho, e apertada é a porta que leva a salvação, e poucos são os que entrarão por ela; larga é a porta e espaçoso o caminho que leva a perdição, e muitos são os que vão por ele." Mt. 7:13.
- "Examinais as Escrituras, porque julgais ter nela a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de mim." Jo. 5:39.
- "Para o sábio há o caminho da vida que o leva para cima, a fim de evitar o inferno, embaixo." Pv. 15:24.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 01/07/2007
Alterado em 23/10/2016