TÁ LOUCO!?
Como já afirmamos em outra ocasião, é considerado louco aquele que não se comporta de acordo com padrões de comportamento tido como normais pela maioria. Mas quem não quiser ser louco como a maioria, deve se fazer de louco como diz o apóstolo Paulo. Porque nós somos loucos por amor de Cristo. Sim, o evangelho, pelo qual nós somos renascidos para uma vida incorruptível, é considerado loucura para os gregos, e escândalo para os judeus.
Mas, do mesmo modo como os homens nos consideram loucos pela nossa obediência ao evangelho, assim também Deus considera louco quem não obedece ao evangelho. Seja ele do povo de Deus ou pertencente ao mundo gentio.
Quando Acã cobiçou e furtou coisas que Deus havia vedado ao povo de Israel, por ocasião da tomada de Jericó, disse Josué:
Aquele que for achado com a coisa condenada será queimado, ele e tudo quanto tiver, porquanto violou a aliança do Senhor e fez loucura em Israel. Js. 7:15.
Donde inferimos que a violação dos mandamentos do Senhor é loucura.
Do mesmo modo, na lei dada pelo Senhor a Moisés, e nomeada de lei de Moisés, consta:
Se a filha de um sacerdote se desonra, prostituindo-se, profana a seu pai; será queimada. Lv. 21:9.
“Se um homem casar com uma mulher, e, depois de coabitar com ela, a aborrecer, e lhe atribuir atos vergonhosos, e contra ela divulgar má fama, dizendo: Casei com esta mulher e me cheguei a ela, porém não a achei virgem, então, o pai da moça e sua mãe tomarão as provas da virgindade da moça e as levarão aos anciãos da cidade, à porta. O pai da moça dirá aos anciãos: Dei minha filha por mulher a este homem; porém ele a aborreceu; e eis que lhe atribuiu atos vergonhosos, dizendo: Não achei virgem a tua filha; todavia, eis aqui as provas da virgindade de minha filha. E estenderão a roupa dela diante dos anciãos da cidade, os quais tomarão o homem, e o açoitarão, e o condenarão a cem siclos de prata, e o darão ao pai da moça, porquanto divulgou má fama sobre uma virgem de Israel. Ela ficará sendo sua mulher, e ele não poderá mandá-la embora durante a sua vida. Porém, se isto for verdade, que se não achou na moça a virgindade, então, a levarão à porta da casa de seu pai, e os homens de sua cidade a apedrejarão até que morra, pois fez loucura em Israel, prostituindo-se na casa de seu pai; assim, eliminarás o mal do meio de ti.” (Dt. 22:13-21 RA).
Donde inferimos que prostituição e fornicação são loucura, pois que violam a lei de Deus, a lei moral.
Certamente, a palavra da cruz é loucura para os que se perdem, mas para nós, que somos salvos, poder de Deus. I Co. 1:18.
Visto como o mundo não conheceu a Deus por sua própria sabedoria, aprouve a Deus salvar pela loucura da pregação os que crêem na sabedoria de Deus. I Co. 1:21.
Mas nós pregamos a Cristo crucificado, escândalo para os judeus, loucura para os gentios; I Co. 1:23.
Porque a loucura de Deus é mais sábia do que os homens; e a fraqueza de Deus é mais forte do que os homens. I Co. 1:25.
Ora, o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus, porque lhe são loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. I Co. 2:14.
Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus; porquanto está escrito: Ele apanha os sábios na própria astúcia deles. I Co. 3:19.
oliprest
Enviado por oliprest em 02/07/2007