Textos

Esclarecendo João 3
1 Havia, entre os fariseus, um homem chamado Nicodemos, um dos principais dos judeus.

2  Este, de noite, foi ter com Jesus e lhe disse: Rabi, sabemos que és Mestre vindo da parte de Deus; porque ninguém pode fazer estes sinais que tu fazes, se Deus não estiver com ele.

3  A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.

4  Perguntou-lhe Nicodemos: Como pode um homem nascer, sendo velho? Pode, porventura, voltar ao ventre materno e nascer segunda vez?

5  Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.

6  O que é nascido da carne é carne; e o que é nascido do Espírito é espírito.

7  Não te admires de eu te dizer: importa-vos nascer de novo.

8  O vento sopra onde quer, ouves a sua voz, mas não sabes donde vem, nem para onde vai; assim é todo o que é nascido do Espírito.

9  Então, lhe perguntou Nicodemos: Como pode suceder isto? Acudiu Jesus:

10  Tu és mestre em Israel e não compreendes estas coisas?

11  Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.

12  Se, tratando de coisas terrenas, não me credes, como crereis, se vos falar das celestiais?

13  Ora, ninguém subiu ao céu, senão aquele que de lá desceu, a saber, o Filho do Homem que está no céu.

14  E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado,

15  para que todo o que nele crê tenha a vida eterna.

16  Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.

17  Porquanto Deus enviou o seu Filho ao mundo, não para que julgasse o mundo, mas para que o mundo fosse salvo por ele.

18  Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.

19  O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.

20  Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.

21  Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.

À semelhança de Jesus, vamos falar de coisas espirituais, buscando esclarecer o que ainda possa estar oculto aos olhos de alguns.

Relativo a “nascer de novo”.

“Respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus.” Jo. 3:5.

O nascer da água não significa ser batizado em águas, como alguém pode imaginar. Pois, segundo o Espírito Santo, “todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” Veja:

“Se sabeis que ele é justo, reconhecei também que todo aquele que pratica a justiça é nascido dele.” I Jo. 2:29.

E a que justiça está se referindo o Espírito por João? Veja:

“. . . todos os teus mandamentos são a justiça.” Sl. 119:172, ú.parte.

Portanto, o nascido de novo é o praticante da justiça de Deus, os seus mandamentos, os quais são também a sua lei, o decálogo.

Outro texto bíblico reitera o significado da água, veja:

“Maridos, amai vossa mulher, como também Cristo amou a igreja e a si mesmo se entregou por ela,  para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água, pela palavra...” Ef. 5:26.

Então a lavagem que purifica o cristão é a palavra de Deus. Mas que é ela? Veja:

“As tuas palavras são em tudo verdade desde o princípio, e cada um dos teus justos juízos dura para sempre.” Mas, que é a verdade? Veja:

“a tua lei é a própria verdade.” Sl. 119:142, u.parte.

Portanto, já que a palavra de Deus é a verdade, e esta é a lei de Deus, logo a palavra de Deus é a sua lei, e não a bíblia como postulam alguns.

Aliás, Jesus chamou a bíblia de escrituras, veja:

“Errais, não conhecendo as Escrituras”. Mt. 22:29. “Quem crer em mim como diz a Escritura”. Jo. 7:38. “Examinais as Escrituras”. Jo. 5:39. “Quando eu estava com eles, guardava-os no teu nome, que me deste, e protegi-os, e nenhum deles se perdeu, exceto o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura” Jo. 17:12 . “Ainda não lestes esta Escritura: A pedra que os construtores rejeitaram, essa veio a ser a principal pedra, angular.” Mc. 12:10.  

Nascido do Espírito. Que será? Veja:

Disse Jesus: “As palavras que eu vos digo são espírito e vida”. Jo. 6:63, u.parte.

E que palavras falava Jesus aos judeus? Veja:

“Mas, porque eu digo a verdade, não me credes. Quem dentre vós me convence de pecado? Se vos digo a verdade, por que razão não me credes?” Jo. 8:45 e 46.

Que outra prova temos na fala de Jesus de que a palavra dele é também a sua verdade? Veja:

“Quem é de Deus ouve as palavras de Deus; por isso, não me dais ouvidos, porque não sois de Deus.” Jo. 8:47.

“Em verdade, em verdade vos digo: se alguém guardar a minha palavra, não verá a morte, eternamente.” Jo. 8:51. Por quê?

“Porque os seus mandamentos são a vida eterna”. Jo. 12:50.


Relativo a “reino de Deus.”


“A isto, respondeu Jesus: Em verdade, em verdade te digo que, se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” Jo. 3:3.

Algumas traduções ou versões falam em reino dos céus, o que não é o mesmo. Sobre isso tratamos no nosso texto nomeado “O reino dos céus e o reino de Deus”. Ali mostramos que o reino dos céus e o reino de Deus são duas coisas distintas. Portanto, sugerimos a leitura do texto em www.recantodasletras.com.br – oliprest – nickname do autor.

Relativo a “o nosso testemunho”.

“Em verdade, em verdade te digo que nós dizemos o que sabemos e testificamos o que temos visto; contudo, não aceitais o nosso testemunho.” Jo. 3:11. Que é o testemunho? Veja:

“Então, lhe disse Pilatos: Logo, tu és rei? Respondeu Jesus: Tu dizes que sou rei. Eu para isso nasci e para isso vim ao mundo, a fim de dar testemunho da verdade. Todo aquele que é da verdade ouve a minha voz.” Jo. 18:37.

“Mandastes mensageiros a João, e ele deu testemunho da verdade.” Jo. 5:33.

E isso ratifica o que ele havia dito por Isaias, veja:

“Não falei em segredo, nem em lugar algum de trevas da terra; não disse à descendência de Jacó: Buscai-me em vão; eu, o Senhor, falo a verdade e proclamo o que é direito.” Is. 45:19.

Relativo ao amor de Deus.

“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” Jo. 3:16.

No meio evangélico há quem pense que Deus ama o mundo, e cita esse texto como argumentação. Mas Ele falou por Salomão: “Eu amo aos que me amam...” Pv. 8:17.

Seu Espírito diz: “Não ameis o mundo nem as coisas que há no mundo. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele.” I Jo. 2:15.

Talvez o tal possa pensar que o mundo é o globo terrestre, mas não é. São os ímpios e pecadores. Pois diz: “Irmãos, não vos maravilheis se o mundo vos odeia.” I Jo. 3:13.

E: “Se o mundo vos odeia, sabei que, primeiro do que a vós, me odiou a mim. Se fôsseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do mundo, por isso é que o mundo vos odeia” Jo. 15:18 e 19.

Outros textos reforçam a nossa argumentação, veja:
“Ou não sabeis que os santos hão de julgar o mundo? Ora, se o mundo deverá ser julgado por vós, sois, acaso, indignos de julgar as coisas mínimas?” I Co. 6:2.

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo inteiro jaz no Maligno.” I Jo. 5:19.

“Por que o amor de Deus é este: os seus mandamentos que guardamos. E os seus mandamentos não são pesados”. I Jo. 5:3.

Relativo ao nome, no qual devemos crer para ser salvo.

“Quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do unigênito Filho de Deus.” Jo. 3:18.

Quando é citado o texto “crê no nome”, há quem possa pensar que se refere a palavra designativa dele, como: Jesus, Cristo, Jeová, etc. Mas não é. O nome aqui é o que o representa, e que é a sua lei.

Relativo a luz:

“O julgamento é este: que a luz veio ao mundo, e os homens amaram mais as trevas do que a luz; porque as suas obras eram más.” Jo. 3:19.

Também a luz, a qual disse Jesus ser, tem o seu significado, veja:
“Porque o mandamento é a lâmpada, e a lei, a luz.” Pv. 6:23.

Relativo a “o mal”.

“Pois todo aquele que pratica o mal aborrece a luz e não se chega para a luz, a fim de não serem arguidas as suas obras.” Jo. 3:20.

O mal é o pecado, assim como as trevas, veja:

“Porque eis que as trevas cobrem a terra, e a escuridão, os povos; mas sobre ti aparece resplendente o Senhor, e a sua glória se vê sobre ti.” Is. 60:2.  

“Quem pratica a verdade aproxima-se da luz, a fim de que as suas obras sejam manifestas, porque feitas em Deus.” Jo. 3:21.

Sendo a verdade a lei de Deus, conforme Salmo 119:142, u.parte, bem como a luz de Deus, quem pratica a verdade se aproxima da luz.

Então aceitemos a verdade de Deus, a sua lei, da qual Jesus veio dar testemunho, a fim de que sejamos libertos. Pois disse Jesus: “E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” Jo. 8:32.

“Porque todos pecaram e carecem da glória de Deus.” Rm. 3:23.
“Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livra da lei do pecado e da morte.” Rm. 8:2.

E a lei do Espírito de Vida é a lei de Deus, o decálogo, o qual pode libertar o pecador da lei do pecado e da morte. Pois os seus mandamentos são a vida eterna. Jo. 12:50. p.parte.

Oriximiná-PA, 06/02/2016
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 13/02/2016
Alterado em 22/05/2017


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr