Textos

VARÕES PERFEITOS
Pelas Escrituras O Senhor  revela-nos a Sua vontade para conosco: Que sejamos perfeitos. Pois Ele disse: Sede vós perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mt. 5:48. Na Sua oração intercessória, ele pediu: Eu rogo por eles; não rogo pelo mundo, mas por aqueles que me deste, porque são teus. (...) Não são do mundo, como eu do mundo não sou. Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade. E eu dei-lhes a glória que a mim me deste, para que sejam um, como nós somos um. Eu neles, e tu em mim, para que eles sejam perfeitos em unidade, e para que o mundo conheça que tu me enviaste a mim, e que os tens amado a eles como me tens amado a mim. Jo. 17:9, 14, 17, 22 e 23. E essa perfeição tem um objetivo e pode ser aferida.

A perfeição tem como objetivo a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo. Ef. 4:12. E a estatura de varão perfeito traduz-se no conhecimento do Filho de Deus (v. 13), que corresponde a guarda dos Seus Mandamentos. I Jo. 2:3.

Na epístola aos Efésios, o apóstolo fala textualmente:
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, á medida da estatura completa de Cristo. Ef. 4:11-13.

E mais: Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por toda doutrina de vento, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulentamente. Antes, seguindo a verdade em caridade, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo Vv. 14 e 15.

Já temos provado que a caridade é a guarda dos Mandamentos de Deus. E é nisso que se traduz o que o apóstolo fala, e que é exigido para a perfeição dos santos. E isso não é de estranhar, já que a Lei do Senhor é perfeita e refrigera o espírito. Sl. 19:7.

Sendo ela perfeita, quem a pratica se torna perfeito. E já que o amor é a guarda dos Mandamentos, quem guarda os Mandamentos está aperfeiçoado em amor. E quem está aperfeiçoado em amor, não tem medo, porque o verdadeiro amor lança fora o medo. I Jo. 4:18.

Disse o apóstolo que quem está em Cristo nova criatura é; as coisas velhas já passaram e tudo se fez novo. II Co. 5:17. E esse homem deve estar revestido do novo homem, que segundo Deus é criado em verdadeira justiça e santidade procedentes da verdade. Ef. 4:24.

A verdade e a justiça de Deus são os Seus Mandamentos.
Diz a Escritura que Deus irá julgar o seu povo com a justiça, e os povos com equidade. Sl. 98:9.
Sendo a justiça de Deus os Seus Mandamentos, é por eles que o Senhor irá julgar o Seu povo.

Outrossim, diz mais a Escritura: E regarei o juízo pela linha, e a justiça pelo prumo, e a saraiva varrerá o refúgio da mentira... Is. 28:17.

A linha, numa edificação, é usada para conferir o nivelamento com a pedra principal no sentido horizontal, enquanto que o prumo é usado para aferir a perfeição no sentido vertical. O amor a Deus sobre todas as coisas, os quatro primeiros Mandamentos do decálogo, é a perfeição para com o prumo; e o amor ao próximo, os seis restantes do decálogo, é a perfeição pela linha. Tem que se estar ajustado no sentido vertical e no horizontal.

Diz mais o apóstolo na sua epístola: E andai em amor, como também Cristo vos amou, e se entregou a si mesmo por nós, em oferta e sacrifício a Deus, em cheiro suave. Ef. 5:2 E diz a escritura que o amor de Deus é a guarda dos Seus Mandamentos. I Jo. 5:3.

A COMIDA E O AMOR

Porventura existe relação entre a comida e o amor?
Diz a Escritura: Mas se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu. Rm. 14:15. O que quer isso dizer?

Deus, no Seu imenso amor, deixou leis sobre a alimentação para os seus filhos. Mas muitos, não se amando, comem sem lei, e causam tristeza a outros irmãos e até acabam servindo de tropeço para os fracos.

Sendo o amor a guarda dos mandamentos, e os mandamentos lei, quem não obedece à lei da alimentação não está andando em amor.

Falou Deus ao dar as leis sobre os animais limpos e os animais imundos: Filhos sois do Senhor, não comereis nenhuma abominação. Dt. 14:1, p. parte e 3. E: Santo sereis ao Senhor porque eu o vosso Deus sou santo. Lv. 19:2, segunda e última parte.

Falando sobre o comer coisas sacrificadas aos ídolos, diz o apóstolo que se comermos nada receberemos e se não comermos, nada nos falta. I Co. 8:4. E: que o reino dos céus não é comida nem bebida. Mas justiça e paz, e alegria no Espírito Santo. Rm. 14:7.

Há, entretanto, quem tome esses dizeres do apóstolo exatamente no sentido oposto, e queira que a comida seja excluída dos requisitos necessários à santificação. E chegam a se agarrar a passagens bíblicas que não dizem o que pretendem que diga.  

É o caso da visão de Pedro, onde lhe foi dito que ele matasse e comesse os animais imundos os quais lhes foram mostrados num lençol que desceu dos céus. Pedro foi categórico: disse que nunca tinha comido coisa comum e imunda. Mas lhe foi dito que não chamasse comum ou imundo aquilo que Deus havia santificado. Pedro só entendeu o significado da visão depois de ter chegado à casa do centurião Cornélio e, após pregar-lhe sobre o caminho, ter sido derramado sobre eles o batismo com o Espírito Santo. Disse ele, então: Vejo que não devo considerar imundo aquilo que Deus santificou: os gentios. At. 10:10-34. As Escrituras, falando dos que sofrerão a penalidade da segunda morte, dizem no livro de Apocalipse que serão lançados no lago de fogo: os abomináveis. Ap. 21:8. E no livro do profeta Isaías já havia sido previsto a sentença dos tais, veja:

Porque o Senhor virá como um torvelinho, para tornar sua repreensão em fogo e as suas palavras em chama de fogo (...) os que comem carne de porco, e abominação e o rato, serão consumidos diz o Senhor. Is. 66:15 a 17.

Ora, se isso refere-se á vinda do Senhor, quando Ele dará a cada um segundo as suas obras, então não vemos porque dizer que foram abolidas, ou dizer que já se cumpriu, ou que aquilo era para os judeus nominais.

As coisas espirituais só discernem o homem espiritual. Quando Jesus falou que o que entra pela boca não contamina, ele não estava tornando puro todos os alimentos. Pois Ele não podia contradizer aquilo que Ele mesmo concedeu a Moisés para instruir o seu povo, a fim de que o seu povo seja santo como o Senhor. Mt. 15:11-20. Examinando a passagem bíblica onde narra o ocorrido, vemos a conclusão de Jesus: Portanto, o comer sem lavar as mãos não contamina. Versículo 20.

Aqueles que pregam fé e amor como suficientes para salvação, dizendo ser fé o crer na existência de Deus, e o amor um sentimento de querer bem ou não fazer mal ao próximo, esquecem ou não atentam para o que diz o apóstolo: (...) se o comer carne escandaliza a meu irmão, nunca mais comerei carne. E isso está de acordo com outra escritura que diz que o amor não busca seus próprios interesses. I Co. 13:5.

Verdadeiramente o amor de Deus excede todo entendimento. Ef. 3:19.

Diz o apóstolo que o amor seja não fingido. Rm. 12:9. Não se deve pretender mostrar o cumprimento dos mandamentos, indo às igrejas, mas não o santificando como o Senhor requer.

Vejamos o que nos fala o Senhor pelo profeta Isaías:
Assim diz o Senhor: Mantende o juízo e fazei justiça, porque a minha salvação está prestes a vir, a minha justiça a manifestar-se. Bem-aventurado o homem que fizer isto, e o filho do homem que lançar mão disto: que se guarda de profanar o Sábado, e guarda a sua mão de perpetrar algum mal. E não fale o filho do estrangeiro, que se houver chegado ao Senhor, dizendo: De todo me apartará o Senhor do Seu povo; nem tampouco diga o eunuco: eis que eu sou uma árvore seca. Porque assim diz o Senhor a respeito dos eunucos que guardam os meus sábados, e escolhem aquilo que me agrada, e abraçam o meu concerto. Também lhes darei na minha casa e dentro dos meus muros um lugar e um nome, melhor do que o de filhos e filhas; um nome eterno darei a cada um deles que nunca se apagará. E aos filhos dos estrangeiros, que se chegarem ao Senhor, para o servirem, e para amarem o nome do Senhor, sendo deste modo servos seus, todos os que guardarem o Sábado, não o profanando, e os que abraçarem o meu concerto, também os levarei ao meu santo monte, e os festejarei na minha casa de oração; os seus holocaustos e os seus sacrifícios serão aceitos no meu altar, porque a minha casa será chamada casa de oração para todos os povos. Is. 56:1-7.

Os escribas foram censurados por Jesus. Eles pretendiam mostrar zelo com relação aos dia de Sábado. Mas Jesus lhes disse que cada um deles desprendia no Sábado aos seus animais para darem de beber, nada obstante, eles censuravam a Jesus pelo fato de Jesus curar os enfermos no Sábado. Mt. 12:9-12; Mc. 3:1-4.

Diz-nos a Escritura que quem está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram, eis que tudo se fez novo. II Co. 5:17. E como estar nele?

Ela nos diz: E aquele que guarda os seus mandamentos permanece em Deus, e Deus nele. I Jo. 3:24, p. parte.

E mais: e vos revistais do novo homem, criado segundo Deus, em justiça e retidão procedentes da verdade. Ef. 4:24.

Ora, o novo homem é criado por Deus em justiça e retidão procedentes da verdade. E mostraremos que a justiça e a verdade são os mandamentos do Senhor, o decálogo divino, os dez Mandamentos.

Deus é amor. O amor é a guarda dos Seus Mandamentos. Quem ama a Deus guarda os Seus Mandamentos. Assim, Deus é também Lei e Mandamentos. Ele ama a ordem e em tudo mostrou isso dando leis para reger todas as coisas. Aquilo que parece não ter lei é decorrência da transgressão da Lei de Deus pelos homens. Pois diz Isaías: A terra pranteia e se murcha por causa dos seus moradores. Porque transgridem as leis e quebram o pacto eterno. E, como sabemos, o pacto eterno são os Mandamentos de Deus, os Dez Mandamentos. Dt. 4:13.

Como novas criaturas, devemos também ter uma nova roupagem, como diz a Escritura: Revesti-vos pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de entranhas de misericórdia, de benignidade, humildade, mansidão, longanimidade. Suportando-vos uns aos outros e perdoando-vos uns aos outros, se algum tiver queixa contra outro; assim como Cristo vos perdoou, assim fazei vós também. Cl. 3:12 e 13.

Falando por Isaías, diz o Senhor: Naquele dia sete mulheres lançarão mão dum homem, dizendo: Nós comeremos do nosso pão, e nos vestiremos de nossos vestidos; tansomente queremos que sejamos chamadas pelo teu nome; tira o nosso opróbrio. Is. 4:1.

Essas mulheres, das quais fala Deus, são as igrejas que se alimentam das suas próprias doutrinas filosóficas, fazendo o seu próprio pão; e não se alimentam do pão que desceu dos céus, Cristo; e se vestem dos seus vestidos, rejeitando o linho fino resplandecente dos justos, que é a justiça dos santos. Ap. 19:8. E essa justiça é a guarda dos Mandamentos. Mas elas, para serem mulheres com nome, dizem-se cristãs. Pois mulher com filhos, mas sem marido, é mulher desprezada. Por isso adotaram esse nome e dizem ser Cristo o seu marido. Mas são filhas da mãe das meretrizes, a mestra de feitiçarias.

Os justos receberão três coroas: de glória, de vida eterna e de justiça.

Depois de justificados dos nossos pecados, fomos tornados justos. E isso não foi por obras que tivéssemos, mas por fé naquele que justifica o ímpio, e que, pelo Seu sangue, nos remiu. E agora, libertos do pecado, fomos feitos servos da justiça: dos mandamentos do Senhor, que são a verdade e a justiça. Sl. 119:142 e 172.
E agora ele diz: Filhinhos, ninguém vos engane, quem pratica a justiça é justo, assim como Ele é justo. I Jo. 3:7. E praticar a justiça é traduzido na guarda dos Seus Mandamentos.

Sendo o amor de Deus a guarda dos Seus Mandamentos, o amor de Deus do qual fala Paulo que está derramado em nossos corações, são os Seus Mandamentos. Rm. 5:5. E, sobre tudo isto, revesti-vos da caridade, que é o vínculo da perfeição, Cl. 3:12-14. Mas que é a caridade?

Diz a Escritura: Porque a caridade de Deus é esta: que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3, p. parte.
Portanto todo aquele que for perfeito será como o seu mestre. Lc. 6:40.


A LEI DE CRISTO: LEI PERFEITA, LEI DA LIBERDADE E LEI REAL


1) Como ser liberto?
Disse Jesus: E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará. Jo. 8:32.

2) Que mais disse Jesus sobre libertação?
Se o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres. Jo. 8:36.

3) Quando libertos do pecado, fomos feitos servos de quem?
E, libertos do pecado, fostes feitos servos da justiça. Rm. 6:18.

4) Que é a justiça de Deus?
Os teus mandamentos são a justiça. Sl. 119:172, ú.parte.

5) O missivista aos hebreus fala de uma lei que não pôde aperfeiçoar. Acaso refere-se ele à lei de Deus? Por quê?
Não. Pois ele fala da lei de sacrifícios que eram oferecidos de ano em ano. Hb. 10:1.

6) Em outra passagem, o missivista aos hebreus falou que a lei nada aperfeiçoou (Hb. 7:19), estaria ele referindo-se à lei dos Dez Mandamentos? Por quê?
Não. Porque o salmista, inspiradamente, escreveu: A Lei do Senhor é perfeita, e refrigera o espírito. Sl. 19:7. E: a toda perfeição vi limite, mas o teu mandamento é ilimitado. Sl. 119:96.
Ou seja, não existe limite à perfeição dos Mandamentos do Senhor.

7) Como nomeia essa Lei o Espírito Santo falando por Tiago?
Lei Perfeita, Lei da Liberdade e Lei Real. Tg. 1:25 e 2:8.

8) Que disse Deus a Seu povo no deserto?
Perfeito serás, como o Senhor teu Deus. Dt. 18:13.

9) Sobre isso, que disse Jesus?
Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos céus. Mt. 5:48.

10) Que disse o Espírito Santo pelo apóstolo Paulo, o apóstolo dos gentios?
Sede perfeitos. II Co. 13:11.

11) Para que são as Escrituras inspiradas?
Para ensinar, para redargüir, para instruir na justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra. II Ti. 3:17.

12) Quando chegamos à estatura de varões perfeitos?
       Quando chegamos ao conhecimento do Filho de Deus. Ef. 4:13.

13) Como se traduz esse conhecimento?
E nisto sabemos que o conhecemos: se guardamos os seus mandamentos. I Jo. 2:3.

14) Qual a finalidade do evangelho que o apóstolo Paulo pregava?
Apresentar todo homem perfeito em Jesus Cristo. Cl. 1:23-28.

15)  Qual a finalidade do aperfeiçoamento?
        A obra do ministério. Ef. 4:12.

16) Como podemos ser perfeitos?
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça na palavra, o tal é perfeito, e poderoso para também refrear todo o corpo. Tg. 3:2.

17) Como pode ser perfeito em nós o amor de Deus?
Ninguém jamais viu a Deus; se em nós é perfeito o seu amor e nos amamos uns aos outros, Deus está em nós. I Jo 4:12.

18) Como podemos ser igual ao nosso mestre Jesus?
O discípulo não é superior a seu mestre, mas todo o que for perfeito será como o seu mestre. Lc. 6:40.

19) E como alcançamos isso?
E nós conhecemos, e cremos no amor que Deus nos tem. Deus é amor; e quem está em amor está em Deus, e Deus nele. Nisto é perfeito o amor para conosco, para que no dia do juízo tenhamos confiança; porque, qual ele é, somos nós também neste mundo. I Jo 4:16-17.

20) Por que?
No amor não há medo, antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo tem consigo a pena, e o que tem medo não é perfeito em amor. I Jo. 4:18.

21) Qual é o vínculo da perfeição?
O amor ou caridade. Cl. 3:14.

22) E que é o amor?
Porque o amor de Deus é este: Que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3, p.parte.

23) Por tudo isso, que nos manda o Espírito?
Sede perfeitos no amor (ou caridade), que significa a guarda dos mandamentos de Deus.

oliprest
Enviado por oliprest em 07/07/2007
Alterado em 07/07/2007
Áudios Relacionados:


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr