A JUSTIÇA DE DEUS E A DOS HOMENS
Todos os que aprenderam que Jesus é o Salvador do mundo, sabem que Ele é o justo do qual falam as escrituras. Assim sendo, Ele, que foi eleito como juiz pelo Pai, julgará com justiça os pobres. Isaías 11:4. Primeira parte. E isso está patente na Escritura, que diz: “E também o Pai a ninguém julga, mas deu ao Filho todo o juízo; para que todos honrem ao Filho, como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou”. Jo. 5:22 e 23. Sendo Ele justo, com justiça Ele julgará, sendo esta o cinto dos seus lombos. Is. 11:5.
Hodiernamente, quando fala-se em justiça, emprega-se ela no sentido de vingança e punição, pois ela só tem sido exercida segundo a conveniência dos homens.
A justiça dos homens é simbolizada por uma estátua vendada e com um cetro na mão. A venda significando o não julgar por vista; e o cetro, o juízo.
Mas a justiça humana não tem sido justa, porque não toma por base a justiça maior como princípio, não tendo pesos e medidas justas.
No passado houve um homem cujo nome era Jó. Diz-nos as Escrituras que ele era homem reto e temente a Deus, e que isso fora testemunhado pelo próprio Deus. Ele praticava a justiça e tinha consciência disso. E quando lhe sobreveio um grande infortúnio, ele desejou que Deus o pesasse em balanças justas para que se dissesse se nele havia injustiça. E a justiça dele era: ajudar ao seu próximo, não atentar para uma virgem para a cobiçar, não atirar beijos aos astros (sol e lua), enfim, fazer coisas no âmbito humano e que também não desagradasse a Deus. Mas lhe foi mostrado que bem ou mal que ele fazia ao seu próximo não atingia a Deus. Mas ele pensava merecer o favor de Deus por sua justiça.
A justiça de Jó era humana, mas baseada no temor a Deus.
Falando Deus pelo profeta Ezequiel, traçou Ele um perfil do homem justo, veja:
"Sendo pois o homem justo, e fazendo juízo e justiça, não comendo sobre os montes, nem levantando os seus olhos para os ídolos da casa de Israel, nem contaminando a mulher do seu próximo, nem se achegando à mulher na sua separação; não oprimindo a ninguém, tornando ao devedor o seu penhor, e não roubando, dando o seu pão ao faminto, e cobrindo ao nu com vestido, não dando o seu dinheiro à usura, e não recebendo demais; desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo, para obrar segundo a verdade, o tal é justo, certamente viverá, diz o Senhor Jeová." Ez. 18:5-9.
Vemos nessa citação, que além da exigência do cumprimento de preceitos do ponto de vista humano, para que o homem seja justo, ele deve cumprir outras condições do ponto de vista divino, e, portanto, espiritual.
Assim, diz o Senhor: Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para obrar segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Jeová. Versículo 9.
E essa vida da qual fala o Senhor nesse texto, não refere-se a temporal nesta existência, já que estamos na condição de mortais. Se não fosse assim, não haveria um justo, pois todos têm morrido.
Justiça e verdade são requisitos para a salvação. Mas como são traduzidos? Que são eles? A própria Escritura nos ensina o que são. Abundantes são as passagens bíblicas que falam na verdade e justiça, e que nos fazem entender como alcançá-la.
O salmista, inspiradamente, falou:
"A minha língua falará da tua palavra, pois todos os teus mandamentos são a justiça." Sl. 119:172. E: "A tua justiça é uma justiça eterna, e a tua lei é a verdade." Sl. 119:142.
Como vimos, existem dois tipos de justiça: uma humana, e outra divina, e as duas têm os seus perfis traçados nas Escrituras.
Deus tem cobrado ambas do seu povo, já que Ele lhe tem ensinado como praticá-las.
A justiça divina provem do Senhor Jesus, justiça nossa, que é o nosso legislador e juiz, a qual se traduz nos seus mandamentos.
Disso nos fala o Senhor quando diz por Isaías: "Ah! Se tivesses dado ouvidos aos meus mandamentos! Então seria a tua paz como o rio, e a tua justiça como as ondas do mar." Is. 48:18.
"Falou o profeta Isaías, inspiradamente: Os pecadores de Sião se assombraram, o tremor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que sacode das suas mãos todo o presente; o que arremessa para longe de si o ganho de opressão; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas, as fortalezas das rochas serão o seu alto refúgio, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas." Is. 33:14-16.
O Senhor também inspirou ao salmista nesse sentido, veja:
"Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração. Aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente; quem assim procede nunca será abalado." Sl. 15. E ainda: "A tua justiça é como as grandes montanhas; os teus juízos são um grande abismo." Sl. 36:6.
Disse Jesus: "Bem-aventurado os que têm fome e sede de justiça, pois serão fartos." Mt. 5:6. E mais: "Se a vossa justiça não exceder a dos escribas e fariseus, de maneira nenhuma entrareis no reino de Deus." Mt. 5:20.
Como vimos, mesmo na nova dispensação continua a exigência da prática da justiça. E por isso foi inspirado a João o que ele escreveu em sua epístola primeira, e que diz:
"Filhinhos, ninguém vos engane. Quem pratica a justiça é justo, assim como ele é justo. I Jo. 3:7. E mais: Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus." Versículo 10.
Diz-nos mais as Escrituras que a justiça livra da morte. Pv. 10:2, e 11:4; e que o que a segue achará a vida. Pv. 21:21.
Convencer o homem dessa justiça é tarefa do Espírito Santo. Pois disse Jesus: "Todavia digo-vos a verdade. Convém que eu vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, se eu for, enviar-vo-lo-ei. E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo." Jo. 16:7-8.
Diz-nos o apóstolo Paulo que os ímpios conhecem a justiça de Deus, mas não o glorificaram como Deus. Rm. 1:21.
E a graça não exclui a justiça de Deus, pois diz-nos o apóstolo:
"Para que, assim como a morte reinou pelo pecado, também a graça reinasse pela justiça para a vida eterna, por Jesus Cristo nosso Senhor." Rm. 5:21. E: "Para que a justiça da Lei se cumprisse em nós que não andamos segundo a carne, mas segundo o espírito." Rm. 8:4.
O mesmo apóstolo fala dessa justiça assim:
"Que diremos pois? Que os gentios, que não buscavam a justiça, alcançaram a justiça? Sim, mas a justiça que é pela fé. Mas Israel, que buscava a lei da justiça, não chegou à lei da justiça. Por quê? Porque não foi pela fé, mas como que pelas obras da lei; tropeçaram na pedra de tropeço." Rm. 9:30-32. Diz ainda que o Israel nominal tinha zelo de Deus, mas não com entendimento. "Porquanto, não conhecendo a justiça de Deus, e procurando estabelecer a sua própria justiça, não se sujeitaram à justiça de Deus (a Lei moral)." Rm. 10:2 e 3.
Ou seja, Israel quis alcançar a justiça através da lei de obras, sacrifícios e oblações, mas deixou a justiça de Deus (a Lei moral), e buscou a sua própria justiça pela lei cerimonial, que consistia em feitos de obras, como sacrifícios imolados, oferendas e oblações, das quais diz o apóstolo Paulo que era a cédula de dívida que era contra nós nas suas ordenanças, tendo sido tirado do nosso meio, e cravada na cruz. Veja:
"Havendo riscado a cédula que era contra nós nas suas ordenanças, a qual de alguma maneira nos era contrária, e a tirou do meio de nós, cravando-a na cruz." Cl. 2:14.
Isso é ratificado na sua epístola aos Efésios, que diz: "Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz." Ef. 2:13-15.
Ela é o fruto do Espírito. "Porque o fruto do Espírito está em toda a bondade, e justiça e verdade. Ef. 5:9. É também a couraça da justiça." Ef. 6:14. São bem-aventurados os que sofrem por amor dela: "Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados." I Pe. 3:14. Os que a praticam serão vestidos de linho fino, puro e resplandecente; "porque o linho é as justiças dos santos." Ap. 19:8. E aquele que a praticar, receberá do Senhor a coroa de glória, a coroa de justiça e a coroa de vida eterna. I Pe. 5:4; II Tm. 4:8; Tg. 1:12 e Ap. 2:10.
Mas na grande tribulação, quando a porta da graça se fechar, será assim: "Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem for sujo, suje-se ainda; e quem for justo, continue praticando a justiça ainda; e quem for santo, seja santificado ainda." Ap. 22:11.
Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 08/07/2007
Alterado em 12/07/2025