Textos

NÃO COBIÇARÁS!
Vamos analisar esse mandamento correspondente ao décimo do decálogo divino. Textualmente diz a Escritura:

Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem cousa alguma do teu próximo. Êx. 20:17.

Mas, que é cobiça?

O dicionário Globo define cobiça assim:

Desejo veemente e imoderado de possuir; ambição de riquezas; avidez; cupidez; ganância.

Vamos citar alguns exemplos de cobiças registrados nas Sagradas Escrituras.

O primeiro do qual temos registro, envolveu a nossa primeira mãe, Eva, veja:

Ora a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o Senhor Deus tinha feito. E esta disse à mulher: É assim que Deus disse: Não comerás de toda a árvore do jardim? E disse a mulher à serpente: Do fruto das árvores do jardim comeremos, mas do fruto da árvore que está no meio do jardim, disse Deus: Não comereis dele, nem nele tocareis, para que não morrais. Então a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis. Porque Deus sabe que no dia em que dele comerdes se abrirão os vossos olhos, e sereis como Deus, sabendo o bem e o mal. E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos, e árvore desejável para dar entendimento, tomou do seu fruto e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela. Gn. 3:1-6.

Satanás usou de artimanhas para induzir Eva a comer do fruto proibido. Ele usou a serpente, que era o animal mais astuto entre os demais que Deus tinha feito, e apelou para aquilo que foi a causa da sua queda do céu: a cobiça.

O Senhor instruiu a Adão e este repassou para Eva a instrução recebida do Senhor. Mas Eva, ao responder a serpente, foi além do que tinha recebido, e disse que não deveriam nem tocar no fruto.  Não vemos isso na instrução dada pelo Senhor a Adão, e conforme registrado nas Sagradas Escrituras. Por conseguinte, vemos que Eva estava sozinha. Pois no diálogo havido entre a serpente e Eva não se percebe a presença de Adão. E em outra escritura lemos que não foi Adão que foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. I Tm. 2:14.

Mas no caso que estamos considerando, relativo à cobiça, vemos que Eva deu ouvidos à serpente, que estava sendo usada por Satanás. Não nos diz as Escrituras que eles tomaram conhecimento de que Satanás havia se rebelado nos céus e que já não detinha o mandato do Senhor para ser querubim da guarda. E ele por sua vez não veio na sua aparência de anjo, mas usou um animal para dialogar com Eva, se valendo da ausência de Adão e da condição da serpente, de animal astuto.

Eva cedeu a indução feita por Satanás. Olhou para o fruto e percebeu que ele era desejável, e bom para dar entendimento, tendo tomado dele e comido e dado a Adão, que também comeu.

Outro caso de cobiça que trouxe mortal consequência, foi o de Acabe, rei de Israel, veja:

E sucedeu depois destas cousas, tendo Nabote, o jezreelita, uma vinha que em Israel estava junto ao palácio de Acabe, rei de Samaria, que Acabe falou a Nabote, dizendo: Dá-me a tua vinha, para que me sirva de horta, pois está vizinha ao pé da minha casa; e te darei por ela outra vinha melhor do que ela; ou, se parece bem aos teus olhos, dar-te-ei a sua valia em dinheiro. Porém Nabote disse a Acabe: Guarde-me o Senhor de que eu te dê a Herança de meus pais. Então Acabe veio desgostoso e indignado à sua casa, por causa da palavra de Nabote, o jezreelita, lhe falara, dizendo: Não te darei a herança de meus pais. E deitou-se na sua cama, e voltou o rosto, e não comeu pão. Porém, vindo a ele Jezabel, sua mulher, lhe disse: Que há, que está tão desgostoso o teu espírito, e não comes pão? E ele lhe disse: Porque falei a Nabote, o jezreelita, e lhe disse: Dá-me a tua vinha por dinheiro; ou, se te apraz, te darei outra vinha em seu lugar. Porém ele disse: não te darei a minha vinha. Então Jezabel sua mulher, lhe disse: Governas tu agora no reino de Israel? Levanta-te, come pão, e alegre-se o teu coração; eu te darei a vinha de Nabote, o jezreelita. I Re. 21:1-7.

E para agradar ao rei Acabe, sua mulher Jezabel valeu-se de um ardil para matar a Nabote. Mandou, através de cartas, que homens ímpios o acusassem de ter blasfemado contra Deus e contra o rei, para que ele fosse morto; e assim aconteceu, entrando Acabe na posse da vinha que pertencia a Nabote, veja:

Então veio a palavra do Senhor a Elias, o tisbita, dizendo: Levanta-te, desce para encontrar-te com Acabe, rei de Israel, que está em Samaria: eis que está na vinha de Nabote, aonde tem descido para a possuir. E falar-lhe-ás, dizendo: Assim diz o Senhor: Porventura não mataste e tomaste a herança? Falar-lhe-ás mais, dizendo: Assim diz o Senhor: No lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabote, os cães lamberão o teu sangue, o teu mesmo. E disse Acabe a Elias: Já me achaste, inimigo meu? E ele disse: Achei-te; porquanto já te vendeste para fazeres o que é mau aos olhos do Senhor. Eis que trarei mal sobre ti, e arrancarei a tua posteridade e arrancarei de Acabe a todo o homem, como também o encerrado e o desamparado em Israel; e farei a tua casa como a casa de Jeroboão, filho de Nebate, e como a casa de Baasa, filho de Aías; por causa da provocação, com que me provocaste e fizeste pecar a Israel. E também acerca de Jezabel falou o Senhor, dizendo: Os cães comerão a Jezabel junto ao antemuro de Jezreel. Aquele que de Acabe morrer na cidade, os cães o comerão, e o que morrer no campo, as aves do céu o comerão. I Re. 21:17-24.

O rei Acabe não tinha necessidade daquela vinha. Mas ele não se contentou com as que ele possuía. E nem que ele tivesse necessidade não lhe era devido possuir o que não lhe pertencia. Ele se sentiu ferido no seu orgulho e pretensão. E sua  mulher,  que  não  tinha  escrúpulos  e  não  temia  a Deus, armou o esquema para dar a vinha a Acabe. Mas o final não foi feliz nem para um nem para outro.

Mas a Escritura diz que não se deve cobiçar a mulher do próximo. E nesse aspecto temos também um grande exemplo registrado nas Sagradas Escrituras, veja:

E aconteceu que, tendo decorrido um ano, no tempo em que os reis saem, enviou Davi a Joabe e a seus servos com ele e a todo o Israel, para que destruíssem os filhos de Amom e cercassem a Rabá; porém Davi ficou em Jerusalém. E aconteceu à hora da tarde que Davi se levantou do seu leito, e andava passeando no terraço da casa real, e viu do terraço a uma mulher que se estava lavando; e era esta mulher mui formosa à vista. E enviou Davi, e perguntou por aquela mulher; e disseram: Porventura não é esta Batseba, filha de Eliã, mulher de Urias, o heteu? Então enviou Davi mensageiros, e a mandou trazer; e entrando ela a ele, se deitou com ela (e já ela se tinha purificado da sua imundície); então voltou ela para sua casa. E a mulher concebeu; e enviou, e fê-lo saber a Davi, e disse: Pejada estou. Então enviou Davi a Joabe, dizendo: Envia-me Urias o heteu. E Joabe enviou Urias a Davi. Vindo pois Urias a ele, perguntou Davi como ficava Joabe, e como ficava o povo e como ia a guerra. Depois disse Davi a Urias: Desce a tua casa, e lava os teus pés. E, saindo Urias da casa real, logo saiu atrás dele iguaria do rei. Porém Urias se deitou à porta da casa real, com todos os servos do seu senhor; e não desceu à sua casa. E o fizeram saber a Davi, dizendo. Urias não desceu à sua casa. Então disse Davi a Urias: Não vens tu duma jornada? Por que não desceste à tua casa? E disse Urias a Davi: A arca, e Israel, e Judá ficam em tendas; e Joabe meu Senhor e os servos de meu senhor estão acampados no campo; e hei de eu entrar na minha casa, para comer e beber, e para me deitar com minha mulher? Pela tua vida, e pela vida da tua alma, não farei tal cousa. Então disse Davi a Urias: Fica cá ainda hoje, e amanhã te despedirei. Urias pois ficou em Jerusalém aquele dia e o seguinte. E Davi o convidou, e comeu e bebeu diante dele, e o embebedou; e à tarde saiu a deitar-se na sua cama como os servos de seu senhor; porém não desceu à sua casa. E sucedeu que pela manhã Davi escreveu uma carta a Joabe; e mandou-lha por mão de Urias. Escreveu na carta dizendo: Ponde a Urias na frente da maior força da peleja; e retirai-vos de detrás dele para que seja ferido e morra. Aconteceu, pois, que, tendo Joabe observado bem a cidade, pôs a Urias no lugar onde sabia que havia homens valentes. E, saindo os homens da cidade, e pelejado com Joabe, caíram alguns do povo, dos servos de Davi; e morreu também Urias, o heteu. Então enviou Joabe, fez saber a Davi todo o sucesso daquela peleja. E deu ordem ao mensageiro dizendo: Acabando tu de contar ao rei todo o sucesso desta peleja; e sucedendo que o rei se encolerize, e te diga: Por que vos chegastes tão perto da cidade a pelejar? Não sabíeis vós que haviam de atirar do muro? Quem feriu a Abimeleque, filho de Jerubesete? Não lançou uma mulher sobre ele do muro um pedaço duma mó corredora, de que morreu em Tebes? Por que vos chegastes ao muro? Então dirás: Também morreu teu servo Urias, o heteu. E foi o mensageiro, e entrou e fez saber a Davi, tudo para que Joabe o enviara. E disse o mensageiro a Davi: Na verdade que mais poderoso foram aqueles homens do que nós, e saíram a nós ao campo; porém nós fomos contra eles, até à entrada da porta. Então os frecheiros atiraram contra os teus servos desde o alto do muro, e morreram alguns dos servos do rei; e também morreu o teu servo Urias, o heteu. E disse Davi ao mensageiro: Assim dirás a Joabe: Não te pareça isto mal aos teus olhos; pois a espada tanto consome este como aquele; esforça a tua peleja contra a cidade, e a derrota; esforça-o tu assim. Ouvindo pois a mulher de Urias que Urias seu marido era morto, lamentou a seu senhor. E, passado o nojo, enviou Davi, e a recolheu em sua casa, e lhe foi por mulher, e ela lhe deu um filho. Porém esta cousa que Davi fez pareceu mal aos olhos do Senhor. II Sm. 11:1-27.

Como vimos um abismo chama outro abismo. Depois de Davi ter cobiçado ele concebeu o pecado, e este sendo consumado gerou a sua morte espiritual. Apartado ele de Cristo, viu que seria descoberto. A mulher com a qual ele se deitou tinha marido, e este estava na guerra. Então ele mandou buscar o marido da mulher, e intentou fazê-lo deitar-se com ela para parecer que ela havia concebido do seu marido. Mas havia um que assistia a tudo e não aprovava aquele abuso de poder, e nem a transgressão da sua lei e palavra, e que poupou a Urias de se deitar com sua mulher. Davi continuou na sua maquinação maquiavélica e embebedou ao seu servo Urias e o mandou para a sua casa, buscando parecer que ele havia se deitado com a sua mulher nesse estado. Afinal, pode ter pensado, bêbado não sabe mesmo o que faz. Mas Urias não foi a sua casa. Então Davi lançou mão da sua autoridade, abusando desta mais uma vez. Ordenou que o seu general de exército mandasse colocar Urias na frente de batalha onde o conflito era mais acirrado, dando ordens para não dar suporte ao combatente Urias. E mandou a ordem pela mão do próprio Urias, que inocentemente e obedientemente levou em mãos a sua sentença de morte.

Mas essa trama diabólica teve um alto preço para Davi. O Senhor, que não dorme, viu tudo o que o seu servo amado fizera, e mandou um profeta repreendê-lo, veja:

E o Senhor enviou Natã a Davi; em entrando ele a Davi, disse-lhe: Havia numa cidade dois homens, um rico e outro pobre. O rico tinha muitíssimas ovelhas e vacas; mas o pobre não tinha cousa nenhuma, senão uma pequena cordeira que comprara e criara; e ela tinha crescido com ele e com seus filhos igualmente; do seu bocado comia, e do seu copo bebia, e dormia em seu regaço, e a tinha como filha. E, vindo ao homem rico um viajante, deixou este de tomar das suas ovelhas e das suas vacas para guisar para o viajante que viera a ele; e tomou a cordeira do homem pobre, e a preparou para o homem que viera a ele. Então o furor de Davi se acendeu em grande maneira contra aquele homem, e disse a Natã: Vive o Senhor, que digno de morte é o homem que fez isso. E pela cordeira tornará a dar o quadruplicado, porque fez tal cousa, e porque não se compadeceu. Então disse Natã a Davi: Tu és este homem. Assim diz o Senhor Deus de Israel: Eu te ungi rei sobre Israel, e eu te livrei das mãos de Saul. E te dei a casa de teu senhor, e as mulheres de teu senhor em teu seio, e também  te dei a casa de Israel e de Judá, e, se isto é pouco, mais te acrescentaria tais e tais cousas. Por que, pois desprezaste a palavra do Senhor, fazendo o mal diante de seus olhos? A Urias, o heteu, feriste à espada, e a sua mulher tomaste por tua mulher; e a ele mataste com a espada dos filhos de Amon. Agora, pois, não se apartará a espada jamais da tua casa, porquanto me desprezaste, e tomaste a mulher de Urias, o heteu, para que te seja por mulher. Assim diz o Senhor: Eis que suscitarei da tua mesma casa o mal sobre ti, e tomarei tuas mulheres perante os teus olhos, e as darei a teu próximo, o qual se deitará com tuas mulheres perante este sol. Porque tu o fizeste em oculto, mas eu farei este negócio perante todo o Israel e perante o sol. Então disse Davi a Natã: Pequei contra o Senhor. E disse Natã a Davi: Também o Senhor traspassou o teu pecado; não morrerás. Todavia, porquanto com este feito deste lugar sobremaneira a que os inimigos do Senhor blasfemem, também o filho que te nasceu certamente morrerá.  II Sm. 12:1-14.

Vemos que a cobiça pode ter origem numa vontade da carne e do pensamento. Tanto é assim, que quando o povo de Israel ia no deserto em demanda da terra da promissão, alguns murmuraram devido à falta do alimento a que estavam acostumados. Cobiçaram comer carne, assim como estavam acostumados na terra do Egito. Deus lhes satisfez o apetite, mas puniu com morte setenta e cinco mil dos mais escolhidos dentre o povo. Diz-nos o apóstolo Paulo que nos deve ser suficiente o tempo em que vivíamos fazendo a vontade do corpo e dos pensamentos. Como vemos, a carne e ou corpo, e os pensamentos têm vontades, mas que devemos subjugá-los e até fazê-los morrer como diz o apóstolo em certa escritura: fazei morrer a vossa natureza carnal. E o apóstolo Tiago diz que a carne cobiça contra o espírito e o espírito contra a carne, para que não façamos o que queremos.

Principalmente para aqueles que vieram do mundo em idade adulta, e mal acostumados com toda sorte de cobiça que o mundo cultiva, pode parecer estranho e até ilógico os conceitos de moderação exigidos por Deus e por ele instruídos nas escrituras. Mas o apóstolo é enfático quando diz: Quer comais, quer bebais, ou façais qualquer outra coisa, façais tudo para honra e glória do nome de Deus. I Co. 10:31.

Aqueles que ainda não foram aperfeiçoados na palavra, e que, portanto, são quais crianças na fé, não entendem que coisas consideradas pequenas e sem aparente importância têm grande peso na corrida que corremos, e que podem causar tropeço a quem não atentar com diligência para as instruções e a voz do espírito.

Como exemplo, citamos os condimentos usados para tempero dos alimentos. Dizemos que todos eles são dispensáveis, já que excitantes. Além dos problemas que causam ao organismo, provoca polução noturna, notadamente a pimenta, que aumenta o apetite sexual, excitação e desejos irrefreáveis. Assim, se faz mister que aqueles que buscam a salvação façam o que diz o apóstolo, que deixe o apetite desordenado. Recomendamos leitura dos artigos “Amor de perdição”, e a ”Corrupção dos sentidos”.

Não obstante termos citado como exemplo de cobiça visual o caso havido no jardim do Éden, vamos pormenorizar ainda essa cobiça.

Muito do que a humanidade pratica hoje, e considerada como normal, está ligado à cobiça visual, ou concupiscência dos olhos. É o caso das novelas, filmes, etc.

Diz o Espírito pelo apostolo João que tudo o que há no mundo, a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo. E o mundo passa, e a sua concupiscência; mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre. I Jo. 2:16 e 17.

Alguém poderia dizer que só ver não é mal. Mas o que os olhos não vêem o coração não sente. O salmista Davi, que fora dado como príncipe dos povos, falou inspiradamente: Não porei cousa má diante dos meus olhos. Sl. 101:3. Disse Jesus: Ouvistes que foi dito aos antigos: Não cometerás adultério. Eu, porém, vos digo que qualquer que atentar numa mulher para a cobiçar, já em seu coração cometeu adultério com ela. Mt. 5:27 e 28.

Mas não é suficiente saber que esse procedimento é pecado mortal, para se deixar de cometê-lo. Se o homem não fizer morrer a sua natureza carnal do velho homem, ele não terá forças para observar os mandamentos de Deus. Porque a carne cobiça contra o espírito e o espírito contra a carne para que não façamos o que queremos. E o homem natural não entende as coisas do Espírito de Deus, porque lhe parece loucura; e não pode entendê-las, porque elas se discernem espiritualmente. Mas o que é espiritual discerne bem tudo, e ele de ninguém é discernido. I Co. 2:14 e 15.

A Escritura diz que quem se dá a cobiça perturba a sua casa. Pv. 15:27.

Paulo, escrevendo a Timóteo diz que os que querem ser ricos caem em tentação e em laço, e em muitas concupiscências (cobiças) loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. I Tm. 6:9 e 10.

O Senhor, falando pelo profeta Jeremias, diz: Porque desde o menor deles até ao maior, cada um se dá a avareza; e desde o profeta até ao sacerdote, cada um usa de falsidade. Jr. 6:13; 8:10.

Para Deus é melhor o pobre do que o mentiroso; melhor é o liberal do que o cobiçoso. E Ele denuncia nas Escrituras que o seu povo amou mais o lucro e o ganho de opressão, do que a misericórdia e a justiça. Razão porque o Espírito disse por Tiago: Donde vêm as guerras e pelejas entre vós? Porventura não vêm disto, a saber, dos vossos deleites que nos vossos membros guerreiam? Cobiçais, e nada tendes: sois invejosos e cobiçosos, e não podeis alcançar; combateis guerreais, e nada tendes, porque não pedis. Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites. Adúlteros e adúlteras, não sabeis vós que a amizade do mundo é inimizade contra Deus? Portanto qualquer que quiser ser amigo do mundo constitui-se inimigo de Deus. Ou cuidais vós que em vão diz a Escritura: O Espírito que em vós habita tem ciúmes? Antes dá maior graça. Portanto diz: Deus resiste aos soberbos, dá, porém, graça aos humildes. Sujeitai-vos, pois a Deus, resisti ao diabo, e ele fugirá de vós. Chegai-vos a Deus, e ele se chegará a vós. Alimpai as mãos, pecadores; e, vós, de duplo ânimo, purificai os corações. Senti as vossas misérias, e lamentai e chorai; converta-se o vosso riso em pranto, e o vosso gozo em tristeza. Humilhai-vos perante o Senhor e ele vos exaltará. Tg. 4:1-10.

É importante que Deus está denunciando o que ocorre no meio do seu povo. E isso não se dá apenas com o povão, ambicionando riquezas e ganho ilícito. Pois, pelo apóstolo Pedro, diz o Espírito sobre aqueles que são líderes sobre o povo de Deus, veja:

E também houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita. II Pe. 2:1-3. Mas estes, como animais irracionais, que seguem a natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção. Recebendo o galardão da injustiça; pois que tais homens têm prazer nos deleites quotidianos; nódoas são eles e máculas, deleitando-se em seus enganos, quando se banqueteiam convosco; tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos da maldição; os quais deixando o caminho direito, erraram seguindo o caminho de Balaão, filho de Bosor, que amou o prêmio da injustiça. Estes são fontes sem água, nuvens levadas pela força do vento; para os quais a escuridão das trevas eternamente se reserva. Porque, falando coisas mui arrogantes de vaidade, engodam com dissoluções, aqueles que se estavam afastando dos que andam em erro; prometendo-lhes liberdade, sendo eles mesmos servos da corrupção. Vv. 12-19.

Concordemente, diz o Espírito por Judas:

Porque se introduziram alguns que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e Senhor nosso, Jesus Cristo. E, contudo, também estes, semelhantemente adormecidos, contaminam a sua carne, e rejeitam a dominação, e vituperam as dignidades. Estes porém dizem mal do que não sabem; e, naquilo que naturalmente conhecem, como animais irracionais se corrompem. Ai deles! Porque entraram pelo caminho de Caim, e foram levados pelo engano do prêmio de Balaão, e pereceram na contaminação de Coré. Estes são manchas em vossas festas de caridade, banqueteando-se convosco e apascentando-se a si mesmos sem temor; são nuvens sem água, levadas pelos ventos de uma para outra parte; são como árvores murchas, infrutíferas, duas vezes mortas, desarraigadas; ondas impetuosas do mar, que escumam as suas mesmas abominações; estrelas errantes, para as quais está eternamente reservada a negrura das trevas. E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos; para fazer juízo contra todos e condenar dentre eles todos os ímpios, por todas as suas obras de impiedade, que impiamente cometeram, e por todas as duras palavras que ímpios pecadores disseram contra ele. Estes são murmuradores, queixosos da sua sorte, andando segundo as suas concupiscências, e cuja boca diz coisas mui arrogantes, admirando as pessoas por causa do interesse. Mas vós, amados, lembrai-vos das palavras que vos foram preditas pelos apóstolos de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais vos diziam que no último tempo haveria escarnecedores que andariam segundo as suas ímpias concupiscências (cobiças). Estes são os que causam divisões, sensuais, que não têm o Espírito. Jd. 4-19.

Essa denúncia refere-se aos líderes de hoje, e aos pastores que estão preocupados em construir um império material, mas não estão cuidando corretamente das ovelhas, nem zelando pela doutrina que receberam pela revelação de Cristo Jesus, negando-o quando rejeitam os seus mandamentos. Por isso mesmo diz o Espírito pelo apóstolo: Porquanto se, depois de terem escapado das corrupções do mundo, pelo conhecimento do Senhor e Salvador Jesus Cristo, forem outra vez envolvidos nelas e vencidos, tornou-se-lhes o último estado pior do que o primeiro. Porque melhor lhes fora não conhecerem o caminho da justiça do que, conhecendo-o, desviarem-se do santo mandamento que lhes fora dado. II Pe. 2:20 e 21.

Mas o que vemos hoje é o que fora revelado pelo profeta Miquéias, veja:

Ai daqueles que nas suas camas intentam a iniquidade e maquinam o mal; à luz da alva o praticam, porque está no poder da sua mão! E cobiçam campos, e os arrebatam, e casas, e as tomam; assim fazem violência a um homem e à sua casa, a uma pessoa e à sua herança. Mq. 2:1 e 2.

E o apóstolo Paulo doutrinando os líderes pelo Espírito, diz:

Convém pois que o bispo seja irrepreensível, marido de uma mulher, vigilante, sóbrio, honesto, hospitaleiro, apto para ensinar; não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento. Da mesma sorte os diáconos sejam honestos, não de língua dobre, não dados a muito vinho, não cobiçosos de torpe ganância. I Tm. 3:2, 3 e 8.

Mas, não obstante alguns negarem os mandamentos de Deus, diz o apóstolo:

Que diremos pois? É a lei pecado? De modo nenhum; mas eu não conheci o pecado senão pela lei porque eu não conheceria a concupiscência (cobiça), se a lei não dissesse: Não cobiçarás. Mas o pecado, tomando ocasião pelo mandamento, obrou em mim toda a concupiscência; porquanto sem a lei estava morto o pecado. Rm. 7:7 e 8. E outra escritura ratifica a lei de Deus, pois diz nela o apóstolo:

Com efeito: Não adulterarás; não matarás, não furtarás, não darás falso testemunho; não cobiçarás. Rm. 13:9. O amor não faz mal ao próximo. De sorte que o cumprimento da lei é o amor. v. 10.

Mas muitos se têm agarrado em seus próprios entendimentos, e deixado de observar a lei ou mandamento, alegando que basta possuir um sentimento de querer  bem  ao  próximo,  chamando  a  isso  de  amor,  já  que se  medem   por conceitos mundanos, para ter cumprido a lei. Chegam a dizer que Jesus é o amor de Deus. Enquanto as Sagradas Escrituras dizem: Porque o amor de Deus é este: Que guardemos os seus mandamentos; e os seus mandamentos não são pesados. I Jo. 5:3. Ou: E o amor (ou caridade) é este: que guardemos segundo os seus mandamentos. Este é o mandamento, como já desde o princípio ouvistes; que andeis nele. II Jo. 6.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 20/07/2007
Alterado em 24/04/2020


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr