A VIDA ETERNA
A vida eterna é um desejo de todos, mas será um mérito de poucos. Por que, se Deus não quer que ninguém se perca, mas que todos cheguem ao conhecimento da verdade? Exatamente porque nem todos chegam a esse conhecimento. E Deus a ninguém força. Ele diz: Eis que te tenho proposto a vida e o bem, e a morte e o mal; porque esta palavra não vos é vã, antes é a vossa vida; e por esta mesma palavra prolongareis os dias na terra a qual, passando o Jordão, ides, a possuir. Dt. 32:47.
Que palavra seria essa da qual disse Moisés ser a vida daquele que a praticasse?
A palavra a qual disse Moisés que seria a vida, está em Dt. 30:10, que diz: Quando deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, guardando os seus mandamentos e os seus estatutos, escritos neste livro da lei, quando te converteres ao Senhor teu Deus com todo o teu coração, e com toda a tua alma. E: porquanto te ordeno hoje que ames o Senhor teu Deus, que andes nos seus caminhos, e que guardes os seus mandamentos, e os seus estatutos, e os seus juízos, para que vivas e te multipliques, e o Senhor teu Deus te abençoe na terra a qual entras a possuir. Dt. 30:16.
Muito tempo depois falou Deus por Salomão, e inspirou-o o seguinte: Guarda os meus mandamentos e vive; e a minha lei, como a menina dos teus olhos. Pv. 7:2.
Mas será que isso não foi apenas para o Israel da palestina, os judeus nominais?
Disse Jesus ao mancebo rico que o procurou, e o inquiriu sobre o que fazer para herdar a vida eterna: Se queres entrar na vida, guarda os mandamentos. Mt. 19:16 e 17. E em outra ocasião ele disse: E a vida eterna é esta: Que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo. 17:3.
E como se traduz esse conhecimento de Deus?
Naquilo que o Espírito Santo inspirou a João:
E nisto sabemos que o conhecemos: Se guardamos os seus mandamentos. I Jo. 2:3.
E o mesmo Espírito inspirou ao apóstolo Paulo, que escreveu:
O qual recompensará a cada um segundo as suas obras, a saber: a vida eterna aos que, com perseverança em fazer o bem, procuram glória e honra e incorrupção; mas a indignação e a ira aos que são contenciosos, e desobedientes à verdade e obedientes a iniquidade. Rm. 2:6-8.
Conforme já mostramos, a verdade de Deus são os Seus Mandamentos. Assim, a ira de Deus será sobre os transgressores dos seus mandamentos, os desobedientes à verdade.
Diz ainda o mesmo apóstolo na sua epístola aos Tessalonicenses:
E a vós que sois atribulados, descanso conosco quando se manifestar o Senhor Jesus desde o céu com os anjos do seu poder. Como labaredas de fogo, tomando vingança dos que não conhecem a Deus e dos que não obedecem ao evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo; os quais por castigo padecerão eterna perdição, ante a face do Senhor e a glória do seu poder. II Ts. 1:7-9.
Se conhecer a Deus significa guardar os seus mandamentos, então a vingança que o Senhor tomará contra os que não lhe conhecem, será contra os que não guardam os Seus Mandamentos. E isso está claro nas Escrituras quando diz: Aquele que diz: Eu o conheço, e não guarda os seus mandamentos, é mentiroso e não está com a verdade. I Jo. 2:3.
Disse Tiago em sua epístola: Bem aventurado o varão que sofre a tentação; porque, quando for provado, receberá a coroa da vida a qual o Senhor tem prometido aos que o amam. Tg. 1:12. E amar a Deus é guardar os Seus Mandamentos.
Afinal disse Jesus: Se me amardes, guardareis os meus mandamentos. Jo. 14:15. E o Espírito Santo a João: Porque o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3. E Jesus, que é um com o Pai, disse: E sei que o seu mandamento é a vida eterna. Jo. 12:50.
QUESTIONÁRIO - SINTESE
1) Que disse Jesus ser a vida eterna?
E a vida eterna é esta: que te conheçam, a ti só, por único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo, a quem enviaste. Jo. 17:3.
2) E como se faz isso?
E nisto sabemos que o conhecemos, se guardamos os seus mandamentos. I Jo. 2:3.
3) Que outra declaração de Jesus confirma isso?
E sei que os seus mandamentos são a vida eterna. Jo. 12:50.
4) Em quem está escondida a vida?
E o testemunho é este: que Deus nos deu a vida eterna; e esta vida está em seu Filho. I Jo. 5:11.
5) Como ter a vida eterna?
Quem tem o Filho tem a vida. I Jo. 5:12, p.parte.
6) Como podemos ter vida em nós mesmos?
Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais vida em seu nome. Jo. 20:31.
7) E como podemos alcançar isso?
E aquele que guarda os seus mandamentos está em Deus, e Deus nele. I Jo. 3:24, p.parte.
8) Que condição impôs Jesus para entrar na vida?
Guardar os mandamentos. Mt. 19:17.
9) Quem é a nossa vida?
Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então também vós vos manifestareis com ele em glória. Cl. 3:4.
10) E quem é Cristo?
O verbo ou palavra de Deus, que se fez carne e habitou entre nós? Jo. 1:1; Dt. 30:11 e 12; Rm. 10:7-10.
11) Que disse Jesus de como podemos ter a vida eterna?
Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. Jo. 5:24.
12) Como podemos nos conservar para a vida eterna?
Conservai-vos a vós mesmos no amor de Deus, esperando a misericórdia de nosso Senhor Jesus Cristo para a vida eterna. Jd. 1:21.
13) E que é o amor de Deus?
Por que o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:3, p.parte.
oliprest
Enviado por oliprest em 24/07/2007
Alterado em 24/07/2007