O PREÇO DE UMA MULHER
Apesar de mulher não ser objeto, ela também pode ser comprada, assim como qualquer coisa material fungível. E isso se tem dado desde os tempos antigos.
Temos como exemplo o caso das mulheres de Jacó compradas ao seu pai pelo preço de sete anos de trabalho por cada uma delas.
As vezes o preço é simbólico. Mas em muitos casos ele pode chegar até a vida do seu adquirente.
Em pleno século vinte mulheres continuam sendo negociadas: compradas e traficadas. Umas para servirem de deleite sexual para uns, outras para serem esposas mesmo, e outras ainda, para serem serviçais. Neste particular, temos o caso de meninas indianas que têm sido vendidas para outros povos para servirem como serviçais. Também tem sido amplamente noticiado pela mídia o tráfico de mulheres para serem exploradas sexualmente.
Mesmo pessoas importantes se têm vendido. Temos notícia de uma mulher que foi esposa de um presidente de um país considerado de primeiro mundo, e considerado também a maior potência bélica do mundo, que casou-se com um homem bem mais velho que ela, e estando ele já em idade senil, apesar também de serem de nacionalidades, meios e culturas diferentes. Dizem aqueles que cuidam expeculativamente sobre isso, que movida por ambição de poder e riqueza.
Biblicamente, ainda temos outros exemplos.
Davi comprou uma filha de Saul por duzentos prepúcios de filisteus, I Sm. 18:27. Oséias comprou uma mulher por cinqüenta peças de prata e um ômer e meio de cevada. Os. 3:1 e 2.
Houve caso em que a filha foi oferecida como despojo de guerra. Ou melhor, como recompensa por ter um homem conquistado uma cidade pela espada dele. Foi o caso de Otniel, sobrinho de Calebe, que obteve sua sobrinha por mulher, por quinhão por ter conquistado Quiriate-Séfer. Js. 15:16 3 17.
O próprio Deus usou desse expediente e comprou a sua esposa. Só que o preço que ele pagou foi a sua própria vida, o seu sangue.
Falamos da Igreja, que Jesus comprou com o seu sangue, e a santificou com água pura, para que ela fosse unicamente sua. Ef. 5:26 a 29.
Mas os homens também têm sido negociados, comprados e vendidos. Haja vista que era prática corrente a bem pouco tempo atrás os pais darem dotes aos maridos por suas filhas que com eles casavam.
Outrossim, a igreja de Deus é também formada de homens, e que foram comprados com o precioso sangue de Cristo, dos quais eu sou um deles.
Mas quantos estão dispostos a pagarem um preço tão elevado por uma esposa? Ou quantos teriam o preço que vale aquela que desejam para esposa?
Muitos querem fazer parte do corpo dessa mulher, a Igreja de Cristo, mas poucos estão dispostos a pagar o preço que ela vale: dar a sua vida por ela.
Disse o Espírito Santo por Pedro: “ sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram, mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo,” conhecido, com efeito, antes da fundação do mundo, porém manifestado no fim dos tempos, por amor de vós” (1 Pedro 1:18-20 RA)
“Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.” I Pe. 5:2-4. “
Disse Jesus: Amai-vos uns aos outros como eu vos amei. Ninguém tem maior amor do que este: de alguém dar a sua vida pelo seu amigo Jo. 15:12 e 13.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/08/2007
Alterado em 15/03/2024