Textos

UMA FÉ DOS DIABOS
Falando de fé, é comum se ouvir, principalmente entre os evangélicos, a expressão “eu tenho fé em Deus”, ou: “eu tenho muita fé”. E acrescentam: eu faço todo dia a minha prece, leio a Bíblia, rezo meu terço, etc. Seria isso prova de fé? Seria essa fé suficiente para salvar tal pessoa?

Quando Jesus esteve neste mundo, ele teve a oportunidade de contactar com pessoas que recorriam a ele a fim de obterem benefícios, e aos quais Ele dizia: vai, seja feito conforme a tua fé; ou: vai, a tua fé te salvou.

É oportuno que façamos um esclarecimento sobre fé, dizendo que existem níveis de fé, assim como fé viva e fé morta.

O apóstolo Tiago nos fala sobre a fé, e exemplifica assim: se um irmão estiver carecente de roupa e alimentos, e nos procurar e lhe dissermos: Ide em paz, aquentai-vos, e fartai-vos; e não lhe dermos as coisas necessárias para o corpo, que proveito virá daí? Tg. 2:15 e 16. Não seria essa fé, uma fé infrutífera?

Outrossim, o apóstolo Paulo diz: se eu tivesse toda a fé, de maneira tal que transportasse os montes, e não tivesse o amor, nada seria. I Co. 13:2.

Fé sem o amor (ou caridade)? Como assim?

Nos diz o apóstolo João que o amor de Deus é este: que guardemos os seus mandamentos. I Jo. 5:2 e 3.

Fala-nos mais o apóstolo Tiago que a fé sem as obras é morta. Mas o apóstolo Paulo diz que nós somos salvos pela graça, por meio da fé e não das obras.

E agora, será que existe contradição nessas instruções bíblica? Claro que não. Isso é para se cumprir os desígnios de Deus, cuja presciência determinou que é um pouco aqui e um pouco ali; regra sobre regra, preceito sobre preceito. Is. 28:10.

Fazendo um exame cuidadoso, percebemos que no caso da salvação pela graça, está corretíssima a afirmação do apóstolo, com a ressalva de que a graça significa o favor imerecido de Deus; a concessão feita por Deus para salvação daquele que crer.

Deus manifestou a justiça, e Jesus a graça e a verdade.

Verdade é que nenhum homem tinha nenhuma obra que lhe propiciasse a sua salvação, mas a obra de Cristo, a sua oferta sacrificial, propicia a graça oferecida aos que a aceitarem,  podendo salvar o homem. Mas sé é por fé, então não é por obras. Isso não nos isenta de praticarmos as obras determinadas por Cristo. Porque libertos do pecado, fomos feitos servos da justiça. Mas agora libertos do pecado, e feitos servos de Deus, tendes o vosso fruto (que são obras) para santificação, e por fim a vida eterna. Rm. 6:18 e 22.

Existe quem insista em pretender a salvação apenas crendo na existência de Deus. Para estes fala o Senhor pelo apóstolo Tiago: Crês tu que Deus existe? fazes bem. Os demônios também crêem e estremecem. Tg. 1:19.

Se o apóstolo nos diz que fé sem as obras é morta, e que os demônios crêem em deus, ainda que dos céus eles tenham sido expulsos, aceite a condição para que, depois de ter até transportado montes, não chegue ao fim e encontre a porta fechada.
oliprest
Enviado por oliprest em 01/08/2007
Alterado em 18/12/2022


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr