Textos

GANHO DE OPRESSÃO
Através do profeta Isaías revelou Deus parte do perfil daquele que habitará com Ele no monte Sião. Diz: "Ouvi, vós os que estais longe, o que tenho feito; e vós, que estais vizinhos, conhecei o meu poder. Os pecadores de Sião se assombraram, o temor surpreendeu os hipócritas. Quem dentre nós habitará com o fogo consumidor? Quem dentre nós habitará com as labaredas eternas? O que anda em justiça, e o que fala com retidão; o que arremessa para longe de si o ganho de opressões; o que sacode das suas mãos todo o presente; o que tapa os seus ouvidos para não ouvir falar de sangue, e fecha os seus olhos para não ver o mal. Este habitará nas alturas; as fortalezas das rochas serão o seu alto retiro, o seu pão lhe será dado, as suas águas serão certas." Is. 33:13-16.

No Salmo quinze outra vez o Senhor, por seu servo Davi, revela parte do perfil do justo, do verdadeiro cidadão dos céus. Diz: "Senhor, quem habitará no teu tabernáculo? Quem morará no teu santo monte? Aquele que anda em sinceridade, e pratica a justiça, e fala verazmente, segundo o seu coração; aquele que não difama com a sua língua, nem faz mal ao seu próximo, nem aceita nenhuma afronta contra o seu próximo; aquele a cujos olhos o réprobo é desprezado; mas honra os que temem ao Senhor; aquele que, mesmo que jure com dano seu, não muda. Aquele que não empresta o seu dinheiro com usura, nem recebe peitas contra o inocente; quem faz isto nunca será abalado." Sl. 15.

Quando o Senhor instruiu o povo de Israel e lhe deu estatutos e preceitos, leis, mandamentos e ordenanças, orientou-o a não emprestar dinheiro a juros a seus irmãos, veja:

"Se emprestardes dinheiro ao meu povo, ao pobre, que está contigo, não te haverás com ele como um usurário; não lhe imporás usura." Êx. 22:25. "A teu irmão não emprestarás à usura; nem à usura de dinheiro, nem à usura de comida, nem à usura de qualquer cousa que se empresta à usura. Ao estrangeiro emprestarás à usura, porém a teu irmão não emprestarás à usura; para que o Senhor teu Deus te abençoe em tudo o que puseres a tua mão, na terra a qual vais a possuir." Dt. 23:19 e 20.

Apesar dessas instruções, o povo de Israel ao tempo de Neemias, quando Jerusalém estava devastada, usou desse expediente exatamente por aqueles que deveriam conhecer a lei e o direito: seus magistrados. Emprestavam eles dinheiro à juros aos seus irmãos pobres para pagarem o tributo exigido pelos reis que dominavam sobre eles, devido as suas apostasias para com o Senhor Deus. Por essa razão Neemias contendeu com eles e admoestou-lhes a não procederem dessa maneira, veja:

"E considerei comigo mesmo no meu coração; depois pelejei com os nobres e com os magistrados, e disse-lhes: Usura tomais cada um de seu irmão. E ajuntei contra eles um grande ajuntamento. E disse-lhes: Nós resgatamos os judeus, nossos irmãos, que foram vendidos às gentes, segundo nossas posses; e vós outra vez venderíeis a vossos irmãos, ou vender-se-iam a nós? Então se calaram, e não acharam que responder. Disse mais: Não é bom o que fazeis; porventura não devíeis andar no temor do nosso Deus, por causa do opróbrio dos gentios, os nossos inimigos? Também eu, meus irmãos e meus moços, a juros lhes temos dado dinheiro e trigo. Deixemos esse ganho." Ne. 5:7-10.

Vemos pelas passagens acima as palavras juros e usura. Ainda que em determinado momento as duas tenham o mesmo significado, as duas são citadas para não serem praticadas entre o povo de Deus.
Pelo dicionário, juros é o rendimento calculado sobre um capital a uma determinada taxa, e usura é o abuso na cobrança dessa taxa, prática de agiotas.

Ainda que fosse permitida a cobrança de juros de empréstimos a estrangeiros, a usura, por ser contra o direito e a justiça é condenada de forma geral no Salmo 15, pois equivale ao ganho de opressão falado por Deus através do profeta Isaías.

Quando veio a palavra do Senhor ao profeta Ezequiel, o Senhor Deus eterno manifestou a Sua vontade para com os filhos dos homens. Veja:

"Sendo pois o homem justo, e fazendo juízo e justiça. Não dando o seu dinheiro à usura, e não recebendo demais, desviando a sua mão da injustiça, e fazendo verdadeiro juízo ente homem e homem. Andando nos meus estatutos, e guardando os meus juízos, para obrar segundo a verdade, o tal justo certamente viverá, diz o Senhor Jeová." Ez. 18:5, 7 e 8.

Quando Jesus esteve aqui, imprimiu um novo conceito à lei, quando disse: "E, se emprestardes de quem esperais tornar a receber, que recompensa tereis? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para tornarem a receber outro tanto. Amai pois a vossos inimigos, e fazei bem, e emprestai sem nada esperardes, e será grande o vosso galardão, e sereis filhos do altíssimo; porque Ele é benigno até para com os ingratos e maus. Sede pois misericordiosos, como também vosso Pai é misericordioso." Lc. 6:34 e 36.

A prática da usura exercida pelo sistema financeiro dominante no mundo, tem trazido corrupção de toda ordem. Não é sem razão que falou Paulo inspiradamente em sua epístola a Timóteo: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males, e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmo com muitas dores”. I Tm. 6:10.

A despeito de conter o consumo e a inflação, as taxas de juros são mantidas em patamares elevados pelos corruptores que manipulam os governos, incentivando a especulação financeira, a queda na produção de alimentos, e o consequente ganho de opressões.

Ainda como ganho de opressões existem os jogos: da sena, da loto, do bicho; loterias federal e estaduais; papa-tudo, revista olímpica, etc., etc.

Essa prática é também as benesses do caminho largo pelo qual muitos vão, deixando o estreito caminho da justiça e do juízo, razão pela qual não herdarão com os justos.

Não seja imediatista! Lembre-se de uma promessa feita por Deus e revelada ao salmista Davi: "Fui moço, e agora sou velho; mas nunca vi desamparado um justo, nem a sua descendência a mendigar pão." Sl. 37:25.

Oli Prestes
Missionário
oliprest
Enviado por oliprest em 02/08/2007
Alterado em 13/02/2018


Comentários


Imagem de cabeçalho: raneko/flickr