DE QUE TE QUEIXAS?
Dizes que “tá russo”, “tá ruim”, “a coisa tá preta”, “não tá fácil”, e atribuis a culpa a alguém: é o governo, são as autoridades, é o chefe, é fulano, é sicrano, ou: foi esse, ou aquele. Mas onde estás? Embaixo, em cima, no meio, onde? E você, não é culpado de nada?
Tá... A culpa da falta de bem estar social pode ser atribuída ao governo. Mas e a tua dor, a tua angústia, a tristeza, a solidão, a insatisfação, etc., qual a razão?
Você tem enxaquecas, dores lombares, problemas vários, físicos e psíquicos. Busca as soluções nos analgésicos, remédios da terapia curativa, mas não para e faz uma avaliação do teu comportamento.
Acaso você não sabe que a dor é uma conseqüência? Não conheces o funcionamento do teu sistema orgânico? Então busca conhecer e aplica a ti mesmo o conhecimento, a fim de teres uma vida saudável.
Tuas dores são avisos e sinais de que algo não vai bem no teu comportamento.
Comes tudo? Bebes o que queres e que satisfaz o teu paladar? Então observa diariamente como reage o teu organismo em função do que comes e/ou bebes. Mas você diz: comer eu como, mas beber eu não bebo. Estranho!
Não estamos falando especificamente de bebida alcóolica, mas de tudo o que é líquido e que serve, também, para alimentar, dessedentar, e satisfazer o paladar.
É fato sabido e notório que todo excesso é prejudicial, e que a carência também traz distúrbios se o elemento é essencial ou imprescindível ao bom funcionamento do corpo. Mas como saber a quantidade ideal? Sem falta e sem excessos?
Nisso, é bem provável que a culpa seja tua e não do governo.
E também até naquilo em que teu próximo te faz, a culpa pode ser tua. Ele pode estar sendo usado como verdugo ou justiceiro, para punir-te pelos teus pecados. Principalmente se você é filho. Pois diz-nos a Escritura: É para disciplina que sofreis; Deus vos trata como a filhos; pois qual é o filho a quem o pai não corrija? Mas, se estais sem disciplina, da qual todos se têm tornado participantes, sois então bastardos, e não filhos. Hb. 12:7 e 8. Pois o Senhor corrige ao que ama, e açoita a todo que recebe por filho. Versículo 6.
Mas existem os filhos sem lei, e, portanto, sem pai, e que por isso vivem sem correção, e não sofrem como os demais mortais. Comem tudo, bebem tudo, e ainda morrem em paz, com seus baldes cheios de leite e seus ossos cheios de tutano. Esses são néscios e não conhecem a Deus, e nem tem esperança em outra vida, como também não temem comparecer diante do tribunal de Cristo, para serem julgados pelos seus atos, e receberem a merecida recompensa. Jó 21:23 e 24.
Também o que parece ser culpa do governo, bem pode ser culpa tua. Você pode não estar fazendo a parte que te cabe no sistema social. Pois de que se queixa o homem? Queixe-se cada um do seu próprio pecado. Lm. 3:39.
oliprest
Enviado por oliprest em 04/08/2007